Por Renato Abê (renatoabe@opovo.com.br)

Ao longo do último ano, o público cearense teve a oportunidade de experimentar outra forma de fruir um show de jazz. No projeto encabeçado pelo violonista Marcos Maia e pela cantora Paula Tesser, fica um pouco de lado o protagonismo dos grandes músicos norte-americanos e entra em cena uma batida mais suingada que ganhou o mundo a partir da França. Destaque no cenário musical cearense nos últimos meses, o show Jazz Cigano – Tributo a Django Reinhardt chega amanhã, às 20 horas, no Espaço O POVO de Cultura & Arte, integrando a programação do Palco Mucuripe.

“Esse jazz é mais festivo, tem uma pulsação mais vibrante, não tem como ficar parado. É uma sonoridade que faz mexer o pé, todo mundo acaba dançando”, aponta Paula, destacando ainda a força cênica que o estilo evoca. No palco, a cantora enaltece a multiplicidade da cultura cigana a partir do figurino, dos gestos e dos passos. A banda é formada pelos músicos Paulo Leniuson (violino), Claudio Miranda (contrabaixo acústico), Lucas Araújo (violão) e Marcelo Holanda (bateria).

Homenageado pelos artistas cearenses, o guitarrista Django Reinhardt (1910 – 1953) é precursor desse estilo musical que agora ganha os palcos na Capital. De ascendência cigana, o músico belga viveu em Paris, de onde o estilo gypsy começou a ser difundido. “O trabalho do Django era instrumental, mas, ao longo dos anos, muitos autores colocaram letras nas músicas dele. Por isso, a gente divide o show em duas partes: uma instrumental e outra com a Paula”, explica Marcos.

Idealizador do projeto, Marcos detalha as especificidades dessa maneira de tocar. “O primeiro diferencial é a formação instrumental, que inclui também uma batida acústica e uma bateria. Claro que tem influência do jazz americano, mas tem elementos ciganos na maneira de improvisar, tem uma maneira alegre de tocar típica dos ciganos”. Ele ressalta ainda a batida “contagiante” do violão, chamada “La pompe” (“a bomba”), que, juntamente com o som da bateria e do baixo acústico, convidam a plateia a dançar.

O time que forma o Jazz Cigano: Paulo Leniuson (violino), Lucas Araújo (violão), Marcelo Holanda (bateria), Marcos Maia (violão) e Claudio Miranda (contrabaixo acústico)

Trajetórias
Ao longo do ano, o tributo foi apresentado em palcos como o Cineteatro São Luiz e a Praça Verde do Centro Dragão do Mar. “Fizemos doze apresentações em um ano, está sendo um sucesso. O show surpreende quem já acompanha shows de jazz e quem não conhece”, afirma o violonista.

A apresentação de amanhã, porém, é especial: a última antes da mudança de Paula de Fortaleza para São Paulo. “Mas não é uma despedida, viu?”, avisa a cantora. Segundo a artista, a ideia é que o projeto possa encontrar novas plateias a partir das incursões dela pelo Sudeste. “O show tem ficado cada vez mais maduro, fizemos nos palcos mais diversos e pegamos públicos bem distintos, conseguimos circular e agora temos uma informante em São Paulo”, brinca.

Com carreira consolidada na Capital, Paula mantém outros projetos na Cidade como o bloco de Carnaval As Gata Pira e o espetáculo infantil Doidice que dá. Ela agora quer alçar novos voos em sua trajetória. “Eu já passei 15 anos longe de Fortaleza, na França, mas sempre volto para cá. É minha cidade e a gente nunca estranha a própria casa. Eu não me desconecto daqui”, completa.

Para a noite desta quinta-feira, Paula e a banda preparam repertório com diferentes músicas que fazem parte da obra de Django Reinhardt. Minor Swing, Djangology, Anouman, Nuages, Django’s Tiger e Les yeux noirs, considerada o “hino dos ciganos”, compõem a lista, além de releituras como Brasil, de Ary Barroso, e de Limehouse Blues (P. Braham& D. Furber).

Ingressos
Para participar do Palco Mucuripe com Paula Tesser, Marcos Maia e grupo, basta entrar no Instagram da Mucuripe FM (@mucuripefm) e seguir as regras para concorrer a ingressos. Se preferir, pode adicionar o contato da 106.5 no WhatsApp (9 9112 2829) e enviar o nome completo com as palavras “Palco Mucuripe”, ou basta preencher o formulário no link.

Serviço:
Show Jazz Cigano
Quando: amanhã, às 20 horas
Onde: Espaço O POVO de Cultura & Arte (Av. Aguanambi, 282 – José Bonifácio)
Transmissão ao vivo pelo Facebook da Mucuripe FM (facebook.com/mucuripefm)

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles