Marisa Monte aproveitou o período de isolamento para lançar um novo álbum virtual. Batizado como Cinephonia, o projeto será dividido em três partes e consiste num apanhado de canções que foram registradas apenas nos DVDs da cantora carioca. A proposta soa curiosa por que, desde o início da carreira, Marisa pensou seus registros audiovisuais como um produto que serve para mais do que mostrar as canções do disco mais recente em um formato ao vivo. Assim, ela expandia ideias, mudava arranjos, acrescentava músicas inéditas, recebia amigos e criava momentos históricos. Por exemplo, foi no DVD Barulhinho Bom – Uma viagem musical que ela reuniu os Novos Baianos pela primeira vez depois de décadas afastados – a repercussão foi tão boa que eles retomaram o encontro num novo disco juntos, o excelente Infinito Circular.

A primeira parte de Cinephonia foi liberada hoje com o as canções apresentadas na turnê Memórias, Crônicas e Declarações de Amor, de 2001. Fortaleza viu essa turnê em grande estilo, num show gratuito, dentro do projeto Pão Music (da rede de supermercados Pão de Açúcar), na Praia de Iracema. A multidão (mesmo!) que esteve lá aprovou desde a primeira canção até o encerramento, com um Bem que se quis à capella. Entre as curiosidades da turnê, que agora chegam às plataformas digitais, estão um dueto com Arnaldo Antunes em Paradeiro (música lançada no álbum de mesmo nome do compositor) e a participação virtual de Laurie Anderson em Enquanto isso. Também no repertório Ontem ao Luar, de Catulo da Paixão Cearense (que era maranhense, na verdade) e Pedro Alcântara, e a lindíssima A sua, de Marisa, até saíram na época em um CD single que hoje é bem raro.

Eu te amo, eu te amo, eu te amo, de Roberto e Erasmo, não saíram no single, mas ganhou registro no DVD. Logo, o destaque mesmo fica para Acontecimento, canção do soulman Hyldon que entrou para o repertório do show, mas não foi registrada em canto nenhum. Inteligente como poucos e certa do valor do que faz, Marisa Monte guardou esse registro que agora ganha sua versão oficial.

“Durante mais de 30 anos de atividade produzi e acumulei uma quantidade colossal de arquivos e informações nos diversos tipos de formatos e suportes existentes. Arquivos de áudio (de K7 a 2 polegadas), de audiovisual (de VHS a película), fotografias (papel, contatos e slides), partituras, clipping de imprensa, documentos, projetos gráficos, registros de ensaios, áudios de canções sendo compostas, manuscritos, projetos gráficos etc. Nestes últimos quatro anos passei horas envolvida em um tipo de trabalho que é completamente invisível aos olhos do público, mas que foi fundamental para que eu tivesse acesso em um só lugar a todos os dados produzidos durante minha trajetória. Para isso fui em busca de um novo tipo de parceria, desta vez com arquivistas, biblioteconomistas, pesquisadores, restauradores de áudio e vídeo, técnicos em informática”, conta Marisa em material enviado à imprensa.

As próximas partes de Cinephonia estão agendadas para serem lançadas nas próximas duas sextas-feiras, dias 19 e 26. O trabalho conta ainda com uma visita virtual ao estúdio de Marisa Monte, com direito a conhecer cantinhos, instrumentos e deixar recados num mural (clique aqui). Vale agora torcer por um super box comemorativo com fotos, livro, discos físicos, informações e mais dessas raridades. Será que sai?

Confira as faixas de Cinephonia:
1. Eu Te Amo, Eu Te Amo, Eu Te Amo (Erasmo Carlos/ Roberto Carlos)
2. Arrepio (Carlinhos Brown)
3. Perdão Você (Alain Tavares/ Carlinhos Brown)
4. O Que Me Importa (Cury)
5. Para Ver as Meninas (Paulinho da Viola)
6. Água Também é Mar (Marisa Monte/ Arnaldo Antunes/ Carlinhos Brown)
7. Enquanto Isso (Marisa Monte/ Nando Reis)
8. Ontem Ao Luar (Catulo da Paixão Cearense/ Pedro Alcântara)
9. Paradeiro (Marisa Monte/ Arnaldo Antunes/ Carlinhos Brown)
10. A Sua (Marisa Monte)
11. Acontecimento (Hyldon)
12. Gentileza (Marisa Monte)
13. Não é Fácil (Marisa Monte/ Arnaldo Antunes/ Carlinhos Brown)
14. Eu Sei (Na Mira) (Marisa Monte)
15. Tema de Amor (Carlinhos Brown/ Marisa Monte)
16. Não Vá Embora (Arnaldo Antunes/ Marisa Monte)
17. Amor I Love You (Marisa Monte/ Carlinhos Brown)

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles