Pouco antes da morte de Mercedes Sosa, a Sony Music lançou o álbum Cantora, com mais de 30 duetos da diva argentina ao lado de estrelas da música internacional. Passados 12 anos, a gravadora lança no Youtube os registros em vídeo desses encontros. Produzido por Popi Spatocco, Cantora foi lançado em CD duplo e num hoje raro box especial, que imitava o formato de LP. Os vídeos incluem duetos com Shakira, Fito Páez, Jorge Drexler, Joan Manuel Serrat, Pedro Aznar, René Pérez (de Calle 13), Lila Downs, Julieta Venegas, Gustavo Cerati, Charly García, Diego Torres, León Gieco e Caetano Veloso.

Além de celebrar uma das vozes mais fortes e importantes da música mundial, Cantora mostra a amplitude do canto de Mercedes Sosa, uma artista que nasceu em meio a um movimento de renovação do canto popular e folclórico latino. Ao lado de Violeta Parra, Victor Jarra e outros, ela fez um traçado artístico e político que se conectou com compositores do mundo todo. Essa movimentação, aconteceu numa época em que a América Latina estava imersa em ditaduras e Mercedes acabou exilada na Europa.

Entre os duetos presentes em Cantora está Coração Vagabundo, ao lado de seu compositor, Caetano Veloso. “É uma honra para mim que isso tenha acontecido. A primeira vez que vi Mercedes cantar, num palco carioca, foi reveladora para mim. Eu a conhecia de gravações e a respeitava. Mas ao ouvi-la ao vivo fiquei maravilhado. Depois de vê-la cantar no Rio, procurei falar com ela e a partir dali tivemos poucos, mas intensos encontros, inclusive uma visita a sua casa em Buenos Aires, sempre ouvindo com atenção aquela entonação bondosa de sua fala”, lembra o baiano em material enviado à imprensa.

A conexão de Mercedes Sosa com o Brasil foi intensa. Além de Caetano, ela gravou com Milton Nascimento, Kleiton&Kledir, Beth Carvalho e Fagner – na antológica faixa Años. E tem Daniela Mercury, outra convidada do álbum Cantora. Nos anos 1980, La Negra – como ela foi apelidada – fez uma participação histórica no programa Chico&Caetano, cantando Volver a Los 17 ao lado de Chico Buarque, Caetano Veloso, Gal Costa e Milton Nascimento. Deste último, ela chegou a gravar Maria, Maria, Coração de Estudante e Nos bailes da vida.

Nascida em São Miguel de Tucumã, no dia 9 de julho de 1935, Mercedes Sosa nunca separou sua música de sua militância política e social. Sua voz, apesar de doce e confortante, era dura e amarga contra injustiças. Ao longo dos anos, teve muitos reconhecimentos e recebeu todos os tipos de prêmios e menções honrosas, como o Prêmio Unifem das Nações Unidas e a nomeação como Embaixadora da Unicef. Foi vencedora de quatro Grammys Latinos e um Grammy à Excelência Musical. Admirada por artistas do erudito ao popular, ela faleceu aos 74 em 4 de outubro de 2009.

Confira o set list completo do álbum Cantora:

1. Aquellas Pequeñas Cosas com Joan Manuel Serrat
2. Barro Tal Vez com Luis Alberto Spinetta
3. Sea com Jorge Drexler
4. Coração Vagabundo com Caetano Veloso
5. La Maza com Shakira
6. Zamba para Olvidarte com Diego Torres e Facundo Ramirez
7. Agua, Fuego, Tierra y Viento com Soledad Pastorutti
8. Celador de Sueños com Gustavo Santaolalla
9. Sabiendose de los Descalzos com Julieta Venegas
10. Himno de mi Corazón com León Gieco
11. Novicia com Víctor Heredia
12. Zamba de los Adioses com Dúo Nuevo Cuyo
13. Nada com Maria Graña e Leopoldo Federico
14. Esa Musiquita com Teresa Parodi
15. Romance de la Luna Tucumana com Luna Monti e Juan Quintero
16. Deja la Vida Volar com Pedro Aznar
17. Pájaro de Rodillas com Nacha Roldan
18. Zona de Promesas com Gustavo Cerati
19. Desarma y Sangra com Charly García
20. Canción Para un Niño en la Calle com Calle 13
21. Parao com Vicentico
22. Zamba del Cielo com Fito Páez e Liliana Herrero
23. Razón de Vivir com Lila Downs
24. El Ángel de la Bicicleta com Gustavo Cordera
25. Violetas para Violeta com Joaquín Sabina
26. Jamás te Olvidaré com Marcela Morelo
27. O Que Será? com Daniela Mercury
28. Cántame com Franco De Vita
29. La Luna Llena com Rubén Rada e La Chilinga
30. Canción de las Cantinas com Alberto Rojo
31. Donde Termina el Asfalto com Coqui Sosa
32. Insensatez com Luis Salinas
33. Misionera com Luiz Carlos Borges
34. Y Así, y Así com Luciano Pereyra
35. Himno Nacional Argentino com vários artistas

 

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles