Rogério e Régis Soares em show no Dragão do Mar (Acervo Pessoal)

Texto de Hamilton Nogueira, jornalista

Nascidos em Fortaleza, mas criados no “ôco do mundo”, Régis e Rogério enxergam os sonhos subindo ladeira há 40 anos.  No alto dela, apresentações históricas, ao longo de setembro, em Canoa Quebrada.

Local inspirador, mês representativo. Porque nasceram em setembro, porque em setembro os ventos ficam fortes e levam longe os 40 anos de lirismo dos irmãos.

Filhos da poesia conjunta de Oscar Souza e Maria Ester Soares. Irmãos de Ednardo – referência melódica, estética e textual do Ceará -, músico que cantou o “abestalhamento” de um cearense vendo São Paulo pela primeira vez.

Na música, em parceria com Augusto Pontes, quando a água grande despencou era março e abril, e junto com o aviso de chuva era hora de conferir o “está chovendo pras bandas de lá”.

Nas bandas de cá, em Canoa Quebrada, um amor de brisa de beira de mar não será mero passatempo, mas sim novos capítulos dessa saga comovente que é celebrar os frutos do brilhantismo de uma geração de ouro cujos méritos vão de obras consistentes à referência para os novos talentos que têm essa água para beber.

Régis & Rogério gravaram suas primeiras músicas durante a Massafeira – um dos mais relevantes movimentos de arte e cultura no Ceará. Essa história pode ser facilmente encontrada. Há muitos registros, livros e vídeos. E eu sugiro que você conheça.

A Massafeira reuniu cerca de 40 músicos, intérpretes, produtores, arranjadores, numa grande movimentação cultural do Ceará. Entre eles, Ednardo, Belchior, Amelinha, Augusto Pontes, Patativa do Assaré, Raimundo Fagner, Zé Ramalho, Rogério Soares, Lúcio Ricardo, Mona Gadelha, Régis Soares, Rodger Rogério, Teti, Chico Pio, Calé Alencar, Fausto Nilo… É muita joia rara.

Regis e Rogério são uma fração fundamental da forma como esse Ceará se vê. Os modismos passam, os fundamentos ficam. Ednardo, Regis, Rogério continuarão sendo alicerce. Como cantores, compositores, intérpretes, produtores musicais ou símbolos de uma época dentro da qual a qualidade de um despertava a vontade de produzir mais qualidade em outro.

Voltando aos quarenta anos de trabalho Régis e Rogério, irmãos gêmeos, eles nos presenteiam com a apresentação de “Forró Com Baião dos Dois”. O baião, o forró, a alegria é dos dois. O presente é nosso.

Forró Com Baião dos Dois
Local: Canoa Quebrada
Quando: ao longo do mês de setembro
– Sextas e Sábados: 22h, na barraca Meu Xodó
– Sextas e Sábados: 12h, no Antônio do Côco
– Domingos: 19h, na pousada do Toby

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles