#CCBBeducativoEmCasa apresenta, a partir desta semana, atividades on-line de arte-educação para crianças, famílias e comunidades escolares e artísticas

 

O Centro Cultural Banco do Brasil lançou o #CCBBeducativoEmCasa, iniciativa 100% digital que estimula a experiência, a criação e a reflexão por meio de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. A partir da primeira semana de junho, o público acompanhará, no site www.ccbbeducativo.com e nas redes sociais dos CCBBs,, uma programação inédita com atividades gratuitas, que poderão ser experimentadas de dentro de casa e compartilhadas com toda a família.

O objetivo do Centro Cultural Banco do Brasil é continuar proporcionando cultura, arte e educação, agora por meio de conteúdos digitais. Isso porque o Centro suspendeu temporariamente as atividades presenciais em suas quatro unidades (Belo Horizonte – MG, Brasília – DF, Rio de Janeiro – RJ e São Paulo – SP).

Projetos 

Historietas“: contação de histórias e criação colaborativa de enredos com jogos e desenhos, por meio de leitura de livros, animações e narrativas criativas. Um dos títulos escolhidos para essa atividade é o “Família Mobília”, de Tatiana Blass, que conta a história de uma família formada por móveis de uma residência.

Outra leitura será do livro “Espia das Montanhas”, da autora Ana Carolina Neves. Nele, Zinho perde a visão e passa a enxergar a partir dos outros sentidos – olfato, paladar, audição, e tato. Com isso, parte com sua irmã em busca de um milagreiro.

O “Historietas” conta com artistas convidados como Denilson Baniwa, Gisela Motta, Guilherme Teixeira, Gustavo Gaivota, Leo Ladeira, Lia Chia, Tatiana Blass, o grupo Giramundo, entre outros.

Lugar de Criação“: ação propõe, semanalmente, atividades que visam engajar crianças e suas famílias em processos e experiências de pesquisa e criação, a partir de materiais disponíveis em casa e do estímulo ao diálogo com procedimentos artísticos. As atividades são conduzidas pela equipe do JA.CA Centro de Arte e Tecnologia.

Transversalidades“: Já para educadores e artistas, o #CCBBeducativoEmCasa apresenta um recorte especial do curso que tem entre seus temas as práticas artísticas e sociais, a memória, a produção de subjetividades, de territórios e de patrimônios. A seleção resgata a ação “Arte indígena contemporânea “, sob a batuta do artista Denilson Baniwa – pertencente ao povo indígena Baniwa da região noroeste da Amazônia.

“Questão de Gosto”: realizada por Carolina Figueira, ação reflete sobre como os elementos culturais se constroem a partir de repertórios do ponto de vista alimentar. Os cursos são aplicados por profissionais convidados de diversas áreas e contam com intérprete de Libras.

Outras ações

Além de todos os conteúdos listados, o #CCBBeducativoEmCasa promoverá uma série de webinários e disponibilizará artigos sobre arte-educação, elaborados por convidados e especialistas da área. As agendas de atividades serão divulgadas semanalmente e terão transmissão pelas redes sociais de cada unidade do CCBB.

Vale ressaltar que várias atividades da programação do #CCBBeducativoEmCasa estará acessível em Libras. Você pode conferir mais informações sobre esses e outros conteúdos em http://www.ccbbeducativo.com.

 

Acesse a página inicial do blog e confira outros materiais!

About the Author

Eduardo Siqueira

Um jornalista que ama Educação. Minhas experiências me fizeram imergir no universo da Educação, sentindo todo o seu poder transformador e percebendo o quanto ela ainda precisa de apoio. Aqui, busco fazer minha parte e ajudar as pessoas a compreendê-la nem que seja um cadinho.

View All Articles