Escolas do mundo inteiro passaram a se relacionar com seus alunos de uma forma diferente. Confira aqui 5 aprendizados com o ensino remoto.
Com a pandemia, escolas do Brasil e do mundo tiveram de se adaptar a uma nova realidade, e a tecnologia foi a saída. Por meio de ferramentas digitais, alunos e educadores ressignificaram o contato entre si, o que, claro, trouxe uma série de mudanças na forma de ensinar e aprender. Como era de se esperar, vieram muitos aprendizados com o ensino remoto, que servirão como legado da experiência até mesmo após o retorno das aulas presenciais. Vamos citar alguns!
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Exercícios e atuação também podem ser feitos on-line:
Disciplinas que exploram a expressão corporal como principal viés de aprendizagem ganharam um novo formato. Nas aulas de educação física, por exemplo, além da parte teórica, por meio de conteúdo em vídeo, passaram a trabalhar ginástica laboral, ioga e atividades práticas em casa.
“Conseguimos incentivá-los a se movimentar e isso melhora o bem-estar durante a quarentena. Uma das aulas on-line ensinou-os a montar uma raquete de tênis com materiais de suas casas e possibilitou-os praticar um pouco do esporte mesmo a distância“, comenta Renato Laurato, diretor do Colégio São Luís, de São Paulo, que passou a usar a plataforma Microsoft Teams para realizar essas atividades.
Outras aulas que estão sendo ministradas via plataforma são as de teatro e artes. Nelas, alunos e professores entram em cena na câmera para realizar atividades teóricas e expressionais.
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Troca de experiências e ideias de inovação entre os professores
De acordo com Renato Laurato, desde o início do isolamento social, os docentes vêm partilhando conhecimentos em reuniões regulares on-line que, inclusive, ficaram mais ágeis em comparação às que eram feitas presencialmente. “Nossas relações começaram a se estreitar ainda mais. Conseguimos, a partir do compartilhamento de experiências, identificar como algumas aulas estão sendo realizadas e aplicar em outras disciplinas os mesmos conceitos. Estamos todos em um processo de transformação e o aprendizado mútuo é muito mais rico”, comenta.
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A importância de trabalhar o psicológico dos alunos
Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental da escola, Sandra Vaiteka, a aproximação da equipe docente com seus estudantes também está no apoio espiritual e emocional. “Neste momento de crise, nosso objetivo é auxiliar os alunos em seu crescimento, tanto nas aulas, quanto na parte psicológica. Fazemos isso incentivando-os a mandarem vídeos compartilhando suas histórias e com materiais que chamados de ‘pílulas emocionais’.
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Alunos cada vez mais independentes
Na sala, as aulas são dadas, mas, nas plataformas on-line, cada um possui suas próprias responsabilidades. “É preciso driblar as distrações em casa, manter o foco, compartilhar aprendizado, aprender novas formas de finalizar suas atividades e trabalhar em equipe. Percebemos que os estudantes estão mais participativos e acreditamos que essa é uma consequência de um senso maior de responsabilidade pelo próprio aprendizado”, diz Sandra Vaiteka.
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Professores e turmas integrados
De acordo com o colégio, desde o início das aulas remotas, outros formatos puderam ser explorados. Tanto as disciplinas normais quanto as preparatórias para o vestibular estão recebendo um reforço. “Estamos com turmas com duas disciplinas sendo ministradas ao mesmo tempo e dois ou mais docentes auxiliando-os em suas dúvidas via chat. Simulados do ENEM e outros também são feitos com as ferramentas disponíveis no Teams”, comenta Rafael Araújo, coordenador do Ensino Médio.
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