Programa reuniu cerca de 150 alunos de 11 cidades para uma formação digital em cultura empreendedora.

cultura empreendedora

Alunos da Maple Bear desenvolverem projetos com foco na cultura digital e empreendedora

Rede social para adoção de animais, plataforma para troca de experiências na decisão de carreira e vida, marketplace que conecta fornecedores com consumidores eco-friendly foram as startups destaque do programa de cultura empreendedora e inovação desenvolvido pela Maple Bear, em parceria com a JA Brasil e a escola de negócios StartSe.

Ao todo, 150 alunos de 11 cidades participaram da jornada de formação totalmente digital, que contou com aulas, mentoria e a criação de um projeto de startup real ao fim do ciclo. Uma banca formada por profissionais de mercado selecionou nove como as mais promissoras e a Maple Bear estuda como auxiliar a aceleração das primeiras colocadas no futuro.

As startups não ficaram apenas na ideia, mas avançaram para um plano de negócios inicial que incluiu definir um problema/dor a ser resolvido, público-alvo, MVP (produto mínimo viável), modelo de negócios e estratégias para atacar o mercado.

Ao final, precisavam definir os próximos passos e simularam a apresentação do seu pitch para possíveis investidores. As equipes se organizaram como um time de uma startup, onde cada aluno assumiu uma responsabilidade de forma que todos pudessem se complementar e trabalhar em conjunto. Os grupos realizaram, inclusive, pesquisas de mercado, entrevistas com clientes, análise da concorrência e até projeções financeiras.

Para Maria Teresa, aluna do 9° ano da Maple Bear Aracaju, “participar desse projeto foi uma longa e divertida jornada de aprendizagem. A oportunidade de poder tirar nossas ideias do papel e de conhecer pessoas do Brasil inteiro tornou essa experiência incrível!”.

Destaques do programa de cultura empreededora

Helpet - cultura empreendedora

App Helpet

A primeira colocada foi a startup Helpet, cuja proposta é transformar o abandono de animais em cuidado e paixão por meio de uma rede social que conecta ONGs e abrigos com potenciais adotantes de pets.

Em seguida veio a Ourversity, plataforma de troca de experiências e serviços para jovens em diferentes fases de desenvolvimento: busca de intercâmbio, vestibular, independência financeira, morar sozinho etc. A plataforma, justamente, seria um agregador de conteúdo e rede social para troca de experiência com a possibilidade de serviços como aconselhamento e pesquisas sobre opções de universidade, intercâmbio e vagas de empregos para jovens.

Interface do Nearby

A terceira colocada foi a startup Nearby que conecta fornecedores especializados com consumidores eco-friendly. A proposta é unir as duas pontas por meio de um aplicativo móvel de marketplace especializado, cuja remuneração se dará com base em uma porcentagem das transações realizadas.

 

 

Descubra outros projetos desenvolvidos por estudantes com foco no seu desenvolvimento social.

About the Author

Eduardo Siqueira

Um jornalista que ama Educação. Minhas experiências me fizeram imergir no universo da Educação, sentindo todo o seu poder transformador e percebendo o quanto ela ainda precisa de apoio. Aqui, busco fazer minha parte e ajudar as pessoas a compreendê-la nem que seja um cadinho.

View All Articles