No dia 20 de novembro, celebra-se o Dia Nacional da Consciência Negra. Marcada pela morte de Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra contra a escravidão, a data ressalta a importância da luta contra a discriminação racial e da reflexão sobre os lugares ocupados pelas pessoas negras em nossa sociedade.
Diante da relevância desse dia, o programa Criativos da Escola, idealizado pelo Instituto Alana, apresenta cinco projetos transformadores de estudantes do ensino fundamental e médio que promoveram não só a valorização da cultura negra, mas formas de combate ao racismo.
Radar Opalma: a comunidade quilombola Opalma em Pauta
Alunos do município de Cachoeira (BA) se incomodam com a falta de notícias voltadas à realidade dos estudantes de Quilombo de Opalma e criam uma ferramenta online para compartilhar com a população acontecimentos que acontecem na região em que vivem.
Potere: O lugar da mulher negra no Colégio Pedro II
Estudantes da cidade do Rio de Janeiro (RJ) registram o dia a dia de mulheres negras, por meio de processos artísticos audiovisuais. Iniciativa teve início após uma série de debates sobre racismo estrutural e as desigualdades de gênero na escola
Afroativos: solte o cabelo, prenda o preconceito
Alunos da cidade de Porto Alegre (RS), ao perceberem o desconforto de crianças negras com o seu cabelo, passam a refletir sobre a intolerância, o preconceito e o racismo das pessoas. Para mudar este cenário, eles decidem promover oficinas, formações e palestras sobre educação antirracista. Larisse Moares levou o projeto para uma apresentação no TEDx Talks.
Mais Amor Menos Guerra
Estudantes de São Bernardo do Campo (SP) realizam atividades de contação de histórias em creches e oficinas de criação de bonecas negras Abayomi para abordar a diversidade racial e a importância do respeito. Iniciativa tem como objetivo combater a violência e propagar o amor no território em que vivem.
Aproveite o Dia da Consciência Negra e confira também projetos também desenvolvidos por estudantes que enaltecem o poder e a identidade da mulher negra.