Em meio a muita polêmica por conta da epidemia da covid-19, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começará a ser aplicado amanhã, 17. Além da tensão natural por conta da avaliação sobre o domínio dos conteúdos, neste ano há ainda a preocupação com a segurança e saúde dos participantes e seus familiares. Por isso, é necessário lembrar aos candidatos que a preparação emocional para o Enem 2020 é primordial, mais do que em todos os outros anos.

Neste primeiro dia de aplicação, serão realizadas as provas de Linguagens e Ciências Humanas, bem como a Redação. Já no domingo seguinte, 24, será a vez das provas de Ciências da Natureza e Matemática.

Em ambas as datas, é preciso ter foco e se preparar bem. Para ajudar os estudantes, o gerente de projetos pedagógicos da MindLab, Thiago Zola, elencou algumas dicas relacionadas ao socioemocional. Afinal, neste momento, eles precisam lidar com as emoções, ter clareza na expressão dos sentimentos, desenvolver o pensamento analítico e a capacidade de tomar decisões.

5 Dicas para enfrentar o Enem 2020

 

#1 Aumente seu poder de concentração

O ano de 2020 trouxe desafios como o aprendizado à distância, preocupação e questionamentos sobre o futuro e o distanciamento social. Por isso, talvez os candidatos tenham mais dificuldade de concentração no momento das provas. É importante investir na meditação, em exercícios de relaxamento e de respiração para retomar o foco. Há diversos aplicativos de celulares que podem direcionar estes esforços.

#2 Acostume-se a usar a máscara por longos períodos

A obrigatoriedade do uso de máscara durante horas seguidas pode causar um certo desconforto. Por isso, é importante se preparar para isso. Além de adquirir um modelo que proporcione a melhor proteção, treine o uso da máscara em casa por horas a fio, tanto para estudar quanto para realizar outras atividades. Assim, você mitiga a possibilidade de incômodo.

Para o Enem 2020, a recomendação de especialistas é que os candidatos levem duas máscaras e realizem a troca de uma pela outra no meio do exame. Uma dica extra de médicos: se puder, traga um canudo para a garrafa de água para que não seja necessário expor nariz e boca durante o exame, já que é possível ingerir líquidos apenas deslocando a máscara. Depois é só ajustar a vedação e seguir fazendo a prova.

#3 Afaste-se dos negativistas

Você pode ter aquele amigo ou parente muito gente boa, mas que tem um quê de negativismo, mesmo que sem más intenções. Este é um momento no qual você precisa acreditar em seu potencial e, mesmo com todo o conhecimento nos conteúdos, a baixa autoestima e insegurança podem atrapalhar seu desempenho, por isso, procure conviver com quem incentive e ajude nesse momento tão importante.

#4 Evite aglomerações

Para algumas pessoas, aglomerações se tornaram gatilhos para sensações de ansiedade e até crise de pânico. A organização dos exames vai coibir as aglomerações em locais de prova, mas caso você se depare com pequenos grupos, tome uma decisão: mantenha-se o mais afastado possível. Além de se proteger contra o vírus, você protege o seu emocional.

#5 Mantenha foco em todo o Enem 2020

É muito provável que, passado o primeiro dia do Enem 2020, você comece a se preocupar com seu desempenho na prova anterior. Esta não é mais uma questão que está sob seu controle, por isso, procure se concentrar em melhorar sua performance nos próximos exames e naquilo que pode ser melhorado. Revise todas as dicas e analise o que você consegue trabalhar melhor em uma semana, o que realmente vai contribuir para que a segunda etapa seja ainda mais proveitosa do que a primeira.

E lembre-se: você é muito mais do que uma prova, questões socioemocionais são fatores de extrema relevância e devem sim ser muito considerados. Leve todas essas dicas como lição de vida, não só para o Enem.

About the Author

Eduardo Siqueira

Um jornalista que ama Educação. Minhas experiências me fizeram imergir no universo da Educação, sentindo todo o seu poder transformador e percebendo o quanto ela ainda precisa de apoio. Aqui, busco fazer minha parte e ajudar as pessoas a compreendê-la nem que seja um cadinho.

View All Articles