O fechamento das escolas em 2020 impactou diretamente a rotina de professores e alunos, causando uma perda significativa no aprendizado. Nesse contexto, a organização sem fins lucrativos Khan Academy, com o objetivo de reduzir os déficits de aprendizagem, disponibiliza o “Prepare-se”, cursos gratuitos preparatórios na disciplina de matemática e alinhados à BNCC para alunos do Ensino Fundamental e 1° ano do Ensino Médio. Além do suporte aos estudantes, a Khan vai oferecer um curso de formação para professores com dicas de implementação para 2021.

Os cursos gratuitos objetivam preparar os alunos para o ano escolar que irão ingressar, permitindo que desenvolvam e revisem as habilidades necessárias para o novo ano letivo.

Com todos os conteúdos atrelados ao Mapa de Foco da BNCC disponibilizado pelo Instituto Reúna e Itaú Social, as competências foram traduzidas em objetos de aprendizagem para guiar o desenvolvimento integral dos estudantes.

Para o Country Manager da Khan Academy Brasil, Sidnei Shibata,

“é parte da nossa missão propor soluções que diminuam as defasagens de aprendizagem que foram ampliadas pelo fechamento das escolas. Esperamos que os novos cursos continuem ajudando os professores no uso de recursos digitais, principalmente num momento em que a personalização de ensino se torna ainda mais necessária”.

Os cursos “Prepare-se” vão cobrir o Ensino Fundamental 1 (3° ao 5°ano), com cursos concentrados para cada um dos anos letivos, o Ensino Fundamental 2 (6° ao 9° ano), com cursos divididos em até quatro partes por ano letivo, e o Ensino Médio, com conteúdos, cobrindo o Ensino Fundamental 2 para alunos do 1°ano.

Cursos gratuitos como apoio aos professores

Seguindo um de seus pilares básicos de atuação, a Khan vai continuar dando suporte aos professores na implementação e utilização dos cursos “Prepare-se”. A formação será inteiramente gratuita e contará com vídeos, artigos e materiais de apoio que capacitam os educadores com estratégias de ensino em 2021. “Os professores podem usar a Khan como uma ferramenta para facilitar a rotina com os alunos”, completa Sidnei.

Os modelos de implantação dos cursos são simples e garantem que as necessidades individuais dos estudantes sejam identificadas para atuação do professor. A sugestão de uso pela Khan é de que os professores analisem o desempenho de cada aluno pelo relatório de progresso dos exercícios e avaliações formativas, e façam recomendações personalizadas para permitir que todas as habilidades e pré-requisitos presentes no curso sejam estudados pelos alunos.

O curso Prepare-se já está disponível para o ensino fundamental e 1°ano do ensino médio, e podem ser acessados pelo menu de cursos no site da Khan Academy. A formação de professores estará disponível ainda em dezembro também pela plataforma.

Leia também: Educador também precisa de acolhimento, escuta e diálogo

About the Author

Eduardo Siqueira

Um jornalista que ama Educação. Minhas experiências me fizeram imergir no universo da Educação, sentindo todo o seu poder transformador e percebendo o quanto ela ainda precisa de apoio. Aqui, busco fazer minha parte e ajudar as pessoas a compreendê-la nem que seja um cadinho.

View All Articles