Consultora pedagógica da Dentro da História preparou 5 dicas fundamentais que devem ser levadas em conta para ao escolher um livro infantil para os pequenos.
Uma das melhores maneiras de incentivar a prática da leitura é oferecendo às crianças livros atrativos que divirtam e eduquem ao mesmo tempo. Mas, com tantas opções, essa tarefa pode acabar não sendo tão simples, afinal, é fundamental considerar a idade, gostos, habilidades e alguns outros fatores. Para auxiliar na escolha daqueles livros que se tornarão inesquecíveis, Cláudia Onofre, consultora pedagógica da Dentro da História, preparou 5 dicas valiosas. Confira!

O contato com livros ajuda a criança a desenvolver diferentes habilidades, dependendo da idade e da fase de desenvolvimento em que ela está. Um livro escolhido da maneira correta vai aguçar a curiosidade, o interesse e a imaginação. Além disso, o hábito da leitura fortalece o vínculo entre o pequeno e quem está com ele nesse momento, o que torna os livros ainda mais especiais durante a infância.

“Para que a mensagem presente na narrativa seja transmitida da melhor maneira, os adultos precisam sempre considerar alguns detalhes como estruturação das páginas, tipo e tamanho das fontes, quantidade de páginas, composição visual e muito mais, tudo em prol de prender a atenção desses pequenos leitores”, ressalta Cláudia Onofre, consultora pedagógica da plataforma de livros infantis personalizados. Dá uma olhada nas dicas da especialista!

Analise a complexidade do texto

De acordo com Cláudia, para entender se a história de um livro é adequada para a criança, é preciso conhecer o seu nível de desenvolvimento da linguagem e da leitura. Aqui, segundo ela, as indicações por faixas-etárias ajudam a fazer melhores escolhas.

“Para crianças de até 3 anos de idade, é recomendado dar preferência a livros com frases curtas, linguagem simples e com pouco texto em cada página. Passando pela alfabetização, os pequenos podem ser apresentados a histórias maiores, com blocos de textos mais longos e linguagem mais complexa”, diz.

Observe as ilustrações

Até os 2 anos de idade, desenhos em cores vibrantes e contrastantes ajudam a criança a focar a visão enquanto ela ainda está se desenvolvendo. Para isso, é fundamental verificar se as ilustrações estão coordenadas com o texto, para que a criança crie associações durante a leitura.

“Um livro infantil bem ilustrado oferece à criança uma experiência estética, que enriquece seu repertório e estimula o prazer da leitura”, destaca a pedagoga.

Observe o material

O material do livro infantil também é um fator importante para a experiência de leitura, segundo Cláudia. “Livros com capa dura são mais valorizados como presentes, e duram tanto que podem se tornar lembranças para a vida toda. Para leitores mais novinhos, há opções com os cantos arredondados para evitar cortes e acidentes. Folhas de papéis mais grossos são boas para que a criança possa manusear o livro sozinha sem rasgar. Os pequenos também ficam encantados com os livros de plástico almofadado e de pano, que são praticamente indestrutíveis”.

Verifique a autoria ou editora

Cláudia chama a atenção para um ponto muito importante de ser verificado, que é a presença do nome de um autor ou editora. “Isso ajuda a garantir que aquele livro seja uma edição de qualidade literária, criado por especialistas e seguindo todas as recomendações para produtos voltados ao público infantil”, destaca.

Procure um tema de interesse

É fundamental apresentar um tema que desperte a curiosidade e imaginação, gerando interesse e identificação. “Por volta dos 4 anos de idade, os pequenos se interessam pelo alfabeto e pelos números, que estão aprendendo na escola. A partir dos 6 anos, tendem a gostar de ação e aventura, preferindo ler histórias emocionantes e de super-heróis. É importante diversificar os temas e começar a apresentar diferentes gêneros para o pequeno leitor”, diz a especialista.

Cláudia ainda reforça que para ser ainda mais certeiro, é essencial conhecer e considerar os gostos da criança. “Procure saber se ela está na fase de gostar de dinossauros, de um personagem específico, de aprender sobre o espaço. Um livro que trate do tema de interesse em cada fase com certeza será um presente especial. Na Dentro da História, por exemplo, o grande diferencial que aumenta a conexão do pequeno com a narrativa é o fato dele se reconhecer junto aos personagens por conta da personalização”.

De 0 a 12 anos, explorando diferentes fases do desenvolvimento!

De 0 a 2 anos, a pedagoga indica livros com:

– Desenhos e cores vibrantes, estimulando a visão;
– Texturas e volumes, estimulando o tato;
– Poucos objetos por página e frases curtas, de preferência em caixa alta, auxiliando na associação entre texto e imagens;
– Presença de textos que podem ser cantados, rimas e ritmo.

Galinha Pintadinha – Hora dos Sentidos Mundo Bita – Animais da Fazendinha

De 3 a 5 anos, a pedagoga indica livros com:

– Situações cotidianas, pois reforçam a importância de alguns hábitos da rotina e a compreensão das crianças quanto a isso;
– Informações simples, claras e objetivas;
– Narrativas que falem sobre amizade e diferenças, ensinando de forma lúdica sobre respeito e empatia;
– Conceitos básicos de letras e números, criando uma identificação com que está sendo ensinado na escola.

Aprendendo o bê-a-bá – Rua das Vogais Turma da Mônica – Uma Aventura no Limoeiro

De 0 a 8 anos, a pedagoga indica:

– Histórias mais complexas, pois nessa fase as crianças já compreendem o significado de começo, meio e fim;
– Ação e aventura, pois geralmente nessa fase histórias emocionantes são muito atrativas.

Liga da Justiça Contra os Supervilões Universo Encantado – Uma História Dorminhoca

De 9 a 12 anos, a pedagoga indica livros com:

– Ficção científica e relatos históricos, principalmente por já conseguirem separar fantasia da realidade;
– Assuntos mais complexos que facilitem a compreensão de sentimentos, ajudando a enfrentar dificuldades da pré-adolescência;
– Protagonistas que geram sentimento de pertencimento;

Discovery Kids – No Corpo Humano Barbie – Você Pode ser Atleta

About the Author

Eduardo Siqueira

Um jornalista que ama Educação. Minhas experiências me fizeram imergir no universo da Educação, sentindo todo o seu poder transformador e percebendo o quanto ela ainda precisa de apoio. Aqui, busco fazer minha parte e ajudar as pessoas a compreendê-la nem que seja um cadinho.

View All Articles