Analise a complexidade do texto
De acordo com Cláudia, para entender se a história de um livro é adequada para a criança, é preciso conhecer o seu nível de desenvolvimento da linguagem e da leitura. Aqui, segundo ela, as indicações por faixas-etárias ajudam a fazer melhores escolhas.
“Para crianças de até 3 anos de idade, é recomendado dar preferência a livros com frases curtas, linguagem simples e com pouco texto em cada página. Passando pela alfabetização, os pequenos podem ser apresentados a histórias maiores, com blocos de textos mais longos e linguagem mais complexa”, diz.
Observe as ilustrações
Até os 2 anos de idade, desenhos em cores vibrantes e contrastantes ajudam a criança a focar a visão enquanto ela ainda está se desenvolvendo. Para isso, é fundamental verificar se as ilustrações estão coordenadas com o texto, para que a criança crie associações durante a leitura.
“Um livro infantil bem ilustrado oferece à criança uma experiência estética, que enriquece seu repertório e estimula o prazer da leitura”, destaca a pedagoga.
Observe o material
O material do livro infantil também é um fator importante para a experiência de leitura, segundo Cláudia. “Livros com capa dura são mais valorizados como presentes, e duram tanto que podem se tornar lembranças para a vida toda. Para leitores mais novinhos, há opções com os cantos arredondados para evitar cortes e acidentes. Folhas de papéis mais grossos são boas para que a criança possa manusear o livro sozinha sem rasgar. Os pequenos também ficam encantados com os livros de plástico almofadado e de pano, que são praticamente indestrutíveis”.
Verifique a autoria ou editora
Cláudia chama a atenção para um ponto muito importante de ser verificado, que é a presença do nome de um autor ou editora. “Isso ajuda a garantir que aquele livro seja uma edição de qualidade literária, criado por especialistas e seguindo todas as recomendações para produtos voltados ao público infantil”, destaca.
Procure um tema de interesse
É fundamental apresentar um tema que desperte a curiosidade e imaginação, gerando interesse e identificação. “Por volta dos 4 anos de idade, os pequenos se interessam pelo alfabeto e pelos números, que estão aprendendo na escola. A partir dos 6 anos, tendem a gostar de ação e aventura, preferindo ler histórias emocionantes e de super-heróis. É importante diversificar os temas e começar a apresentar diferentes gêneros para o pequeno leitor”, diz a especialista.
Cláudia ainda reforça que para ser ainda mais certeiro, é essencial conhecer e considerar os gostos da criança. “Procure saber se ela está na fase de gostar de dinossauros, de um personagem específico, de aprender sobre o espaço. Um livro que trate do tema de interesse em cada fase com certeza será um presente especial. Na Dentro da História, por exemplo, o grande diferencial que aumenta a conexão do pequeno com a narrativa é o fato dele se reconhecer junto aos personagens por conta da personalização”.
De 0 a 12 anos, explorando diferentes fases do desenvolvimento!
De 0 a 2 anos, a pedagoga indica livros com:
– Desenhos e cores vibrantes, estimulando a visão;
– Texturas e volumes, estimulando o tato;
– Poucos objetos por página e frases curtas, de preferência em caixa alta, auxiliando na associação entre texto e imagens;
– Presença de textos que podem ser cantados, rimas e ritmo.
De 3 a 5 anos, a pedagoga indica livros com:
– Situações cotidianas, pois reforçam a importância de alguns hábitos da rotina e a compreensão das crianças quanto a isso;
– Informações simples, claras e objetivas;
– Narrativas que falem sobre amizade e diferenças, ensinando de forma lúdica sobre respeito e empatia;
– Conceitos básicos de letras e números, criando uma identificação com que está sendo ensinado na escola.
De 0 a 8 anos, a pedagoga indica:
– Ação e aventura, pois geralmente nessa fase histórias emocionantes são muito atrativas.
De 9 a 12 anos, a pedagoga indica livros com:
– Ficção científica e relatos históricos, principalmente por já conseguirem separar fantasia da realidade;
– Assuntos mais complexos que facilitem a compreensão de sentimentos, ajudando a enfrentar dificuldades da pré-adolescência;
– Protagonistas que geram sentimento de pertencimento;