Primeiro programa do podcast Escolas do Agora recebeu o educador e neurocientista Júlio César Luchamann, que falou sobre as marcas do confinamento na educação.

Novos hábitos e costumes foram adotados com a pandemia, entre eles o de ouvir podcast. Práticos, os programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar são uma excelente opção para se divertir, aprender ou se informar e agora são mais uma opção de conteúdo do Educacional. O Ecossistema de Tecnologia e Inovação que já conecta pais, alunos, escolas, edtechs, editoras e empresas nacionais e internacionais acaba de lançar o podcast quinzenal Escolas do Agora e abrir mais um canal de comunicação e reflexão sobre tecnologia, inovação e outros temas sobre educação.

Disponível no Spotify, o novo podcast abre a programação com o tema “As marcas do confinamento na educação“. Para dialogar sobre o assunto, os convidados do episódio foram Alvaro Cruz, apaixonado por inovação e vice-presidente do Educacional, e Júlio César Luchamann, mestre em educação e doutorando em emoção e cognição. A conversa foi mediada pelo professor Edson Santos, teve a participação da jornalista Raphaella Caçapava e provocou reflexões sobre a importância do desenvolvimento socioemocional nas escolas, o funcionamento do cérebro para melhorar a aprendizagem e geração P.

Para Luchmann, os professores precisam entender como o cérebro do aluno funciona e como ele está relacionado ao processo de aprendizagem. Segundo ele, emoção, motivação, atenção, plasticidade cerebral e memória são aspectos emocionais que devem ser trabalhados pelo educador que deseja melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Na conversa, Alvaro lembra também que diante de todas as experiências vividas na pandemia, os alunos voltam para a sala de aula muito mais questionadores com a forma de aprender e com um grande desejo de estar com o outro.

“As instituições precisam repensar e colocar em prática o desenvolvimento socioemocional de maneira transversal e não mais apenas numa aula isolada, tornando a escola muito mais próxima dos estudantes e aproveitando a tecnologia para intermediar e potencializar esse aprendizado”, disse o vice-presidente durante a conversa.

A íntegra do primeiro programa do podcast Escolas do Agora pode ser ouvida no Spotify ou assistido no canal do Educacional no YouTube .

About the Author

Eduardo Siqueira

Um jornalista que ama Educação. Minhas experiências me fizeram imergir no universo da Educação, sentindo todo o seu poder transformador e percebendo o quanto ela ainda precisa de apoio. Aqui, busco fazer minha parte e ajudar as pessoas a compreendê-la nem que seja um cadinho.

View All Articles