AprendiZAP permite que estudantes e docentes interajam com assistente virtual e recebam conteúdos adaptados para o Novo Ensino Médio, que será implementado em 2022.

AprendiZap

Após mais de um ano de pandemia, aprender e retomar as aulas presenciais continua sendo um desafio para muitos estudantes e professores no Brasil. Em busca de auxiliar a direcionar os estudos no Novo Ensino Médio, a Fundação 1Bi – instituição apoiada pelo Grupo Movile cujo propósito é que a tecnologia promova oportunidades para todos os jovens brasileiros em parceria com iFood, Fundação Lemann e Imaginable Futures, lançaram no último dia 15 de outubro, quando se comemora o Dia do Professor o AprendiZAP Ensino Médio. A expectativa é que a plataforma impacte mais de 100 mil pessoas, entre alunos e professores, até março de 2022.

Disponível para todo o Brasil, a ferramenta é gratuita e pode ser acessada pelo WhatsApp. Para alunos, o AprendiZAP vai distribuir conteúdo fundamentado na Base Nacional Comum Curricular e no Novo Ensino Médio, modelo educacional que entrará em vigor no próximo ano. Para utilizar, basta o estudante enviar um “oi” para o número (11) 97450-6763 ou clicar neste link . A partir daí, poderá selecionar a etapa que está cursando e escolher o assunto que deseja estudar dentre as principais áreas do conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza e humanas).

“Mantemos esse modelo por WhatsApp, já testado em versões anteriores do AprendiZAP, como para Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano), por ser acessível e de fácil uso para os alunos. Embora muitos não possuam internet em casa, a maior parte dos planos básicos de operadoras concede acesso ilimitado ao aplicativo”, explica Débora Nunes, analista de produtos e soluções da Fundação 1Bi e responsável pelo AprendiZAP.

Por meio do AprendiZAP Professores, a ferramenta também servirá como apoio para a implementação dos conteúdos do Novo Ensino Médio e auxiliará os docentes a compartilharem materiais para reforço fora da sala de aula, além de acompanhar a frequência em que os estudantes cadastrados no AprendiZAP Alunos acessam a plataforma. Para utilizar, basta o professor(a) seguir o mesmo modelo de acesso do aluno, pelo número (11) 94394-7201 ou clicar neste link .

“Sabemos que a pandemia impactou tanto alunos quanto professores, gerando um déficit de aprendizagem para muitos que tiveram dificuldades para acompanhar as aulas remotamente. Dessa forma, esperamos que a nova função do AprendiZAP seja um guia para que os professores implementem conteúdos de acordo com o Novo Ensino Médio em sala de aula e ajude a minimizar os impactos do coronavírus na educação”, complementa Débora.

About the Author

Eduardo Siqueira

Um jornalista que ama Educação. Minhas experiências me fizeram imergir no universo da Educação, sentindo todo o seu poder transformador e percebendo o quanto ela ainda precisa de apoio. Aqui, busco fazer minha parte e ajudar as pessoas a compreendê-la nem que seja um cadinho.

View All Articles