Atividades de acolhimento e preparação de alunos e profissionais contribuem para trabalhar os aspectos socioemocionais e gerar melhor engajamento ao longo do ano.

A volta às aulas é um marco importante na vida dos estudantes. A movimentação de pais e de profissionais das escolas começa muito antes do primeiro dia de aula. No âmbito familiar, os pais precisam lidar com a compra de materiais e a ansiedade das crianças, que ficam na expectativa de rever os amigos, conhecer os novos colegas, os professores e a sala. A escola realiza reformas, melhorias e higieniza os espaços para receber os funcionários e alunos da melhor forma possível. Todavia, isso só se concretiza quando todo o ecossistema escolar é cuidado com carinho e a preocupação em criar ambientes acolhedores e de respeito é genuína.

Este é o caso do Colégio Novo Tempo, localizado na baixada santista e associado a Inspira Rede de Educadores. Seguindo a linha sociointeracionista, a instituição realiza, com os professores, duas semanas de atividades voltadas ao desenvolvimento de aspectos socioemocionais, em que são abordados temas como empatia, escuta ativa, propósitos e estratégias de autorregulação de aprendizagem.

“A educação vive um período de intensas mudanças e exige constante desenvolvimento, reflexão e aperfeiçoamento dos nossos educadores. Por isso, dedicamos os primeiros dias para o fortalecimento das relações sociais e emocionais deles. Somente depois dessa etapa passamos a discutir o planejamento escolar e as novas diretrizes”, explica Giovanna Marcondes Francini, coordenadora geral pedagógica do Colégio Novo Tempo. 

Para a pedagoga, a recepção especial dos professores é essencial para gerar mais engajamento, resiliência emocional e amabilidade. “Esse é um momento excepcional para integrarmos os horistas e apoiarmos os docentes na transição de paradigma que as escolas e educadores vivem”, completa.

O reconhecimento do papel dos demais funcionários que colaboram para o bom funcionamento da escola também é destacado durante o período de acolhimento dos alunos do Colégio Montessori Santa Terezinha, em São Paulo. Segundo a Diretora Geral, Adriana Cristina Gobbo, ao apresentar os colaboradores pelo nome, mostrando o valor da função desempenhada por cada um, as crianças compreendem a importância da colaboração de todos e apreciam mais o trabalho realizado.

“O respeito ao outro faz parte da nossa filosofia e a consciência coletiva é trabalhada desde o primeiro dia de integração dos alunos, porque acreditamos que parte da nossa função é prepará-los para viver em sociedade”, reforça a dirigente.

Ambas instituições de ensino usam recursos lúdicos e dinâmicas para ajudar os estudantes a estreitarem os laços e a conhecerem mais a si mesmos. “Com a proposta, os alunos se mostram mais confiantes e seguros para colaborarem uns com os outros e para expor seus pensamentos. Isso ajuda no andamento das atividades em classe e no desenvolvimento de valores importantes como o respeito, a tolerância e a responsabilidade”, afirma Gobbo.

Dinâmicas que envolvem aspectos socioemocionais

De acordo com Adriana, uma das atividades preferidas por professores e alunos é o passa o novelo. Nessa dinâmica, os participantes fazem um grande círculo e quem estiver de posse do rolo de linha precisa se apresentar e falar algo sobre si. Depois a pessoa segura a linha e joga o novelo para alguém. Ao final, as idas e vindas mostram as diversas conexões formadas e criam uma trama que simboliza a rede de apoio que pode ser formada a partir da interação com o outro. “Esse exercício é ótimo porque os alunos descobrem afinidades comuns com outros colegas e com os professores e todos ficam no mesmo patamar, não existe certo ou errado. É um momento de escuta e interação”, relata.

Com foco nos educadores, o Colégio Novo Tempo ressaltou a importância da ressignificação do papel do educador. Para essa atividade, cada participante escreveu em um papel o nome de um professor que marcou sua vida. Ao final, os profissionais compartilharam com o grupo porque escolheram essa pessoa. “Ficou claro que os professores mais lembrados foram aqueles que trataram com carinho, que demonstraram empatia e que acolheram a pessoa de forma gentil e respeitosa. Todos gostam de ser bem tratados, por isso, para nós, é tão importante que os educadores também se sintam acolhidos”, expõe Giovanna.

About the Author

Eduardo Siqueira

Um jornalista que ama Educação. Minhas experiências me fizeram imergir no universo da Educação, sentindo todo o seu poder transformador e percebendo o quanto ela ainda precisa de apoio. Aqui, busco fazer minha parte e ajudar as pessoas a compreendê-la nem que seja um cadinho.

View All Articles