E-book sobre análise de dados educacionais contempla conteúdo de curso realizado pela Escola de Dados, programa educacional da Open Knowledge Brasil, com apoio da Fundação Lemann e do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede).

O conteúdo do curso “Análise de Dados Educacionais”, realizado pela Escola de Dados, programa educacional da Open Knowledge Brasil, está agora disponível como e-book. A formação ocorreu com apoio da Fundação Lemann e do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) no segundo semestre de 2021, e buscou ampliar a capacidade de obtenção e análise de dados de gestores públicos da área de educação, competência essencial para a melhoria das políticas públicas educacionais, sobretudo aquelas de caráter pedagógico que podem ser desenvolvidas a partir dos dados de avaliação.

Para lançar o conteúdo compilado, será realizado um debate online no dia 01 de fevereiro, às 19h, no YouTube da Escola de Dados. Participam da discussão Daniel de Bonis, diretor de políticas educacionais da Fundação Lemann; Ernesto Faria, diretor executivo e fundador do Iede; Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da Open Knowledge Brasil; e Maria Helena Bravo, coordenadora do curso oferecido pela Escola de Dados.

“Hoje temos uma quantidade muito grande de dados educacionais públicos no Brasil, mas o seu uso e entendimento está muito aquém do que poderia. Ter mais gestores capazes de trabalhar com esses dados é essencial para termos boas decisões governamentais. No contexto da pandemia, isso se torna ainda mais urgente, pois precisamos de políticas públicas para a diminuição das defasagens no aprendizado e a evasão escolar, por exemplo, e elas só poderão ser efetivas se forem construídas com base em evidências”, afirma Daniel de Bonis, diretor de políticas educacionais da Fundação Lemann.

Ernesto Martins Faria, diretor executivo e fundador do Iede, ressalta que “hoje, os dados já fazem parte do cotidiano dos gestores, o desafio é a apropriação desses números para orientar a tomada de decisão”. Segundo ele, é nesse sentido que essa iniciativa surge: “É preciso se aprofundar sobre o que os dados dizem, o que é necessário para melhorar os indicadores e promover equidade. A pandemia trouxe vários desafios para a Educação, que exigem um olhar atento às necessidades de todos e cada um dos alunos. Assim, saber fazer diagnósticos para auxiliar nas tomadas de decisão é fundamental”.

Para Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da Open Knowledge Brasil, “não podemos negar a importância da coleta e divulgação de dados para auxiliar gestores e atores escolares na tomada de decisão. Apesar da grande quantidade de indicadores já existentes, ainda temos o desafio de analisar e interpretar estes dados, fazendo com que o “letramento em dados” seja uma ação de formação urgente. O curso e ebook respondem a essa demanda, fortalecendo o trabalho de profissionais da educação de todo o país”.

“Análise de Dados Educacionais – Aplicando evidências na gestão pública”

Voltado para gestores públicos municipais e estaduais no Brasil, o documento sistematiza um amplo repertório de fontes de dados, metodologias e tecnologias para formular, monitorar e avaliar políticas educacionais baseadas em evidências. O objetivo é dar subsídios para melhores tomadas de decisões na gestão pública no enfrentamento das desigualdades sociais na educação.

O e-book conta com quatro seções:

  1. Dados educacionais: fundamentos e fontes;
  2. Avaliação educacional como ferramenta de análise de desigualdades;
  3. Visualização de dados e análise georreferenciada; e
  4. Políticas públicas e uso de evidências.

Pode ser baixado gratuitamente usando a URL.

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Eduardo Siqueira

Um jornalista que ama Educação. Minhas experiências me fizeram imergir no universo da Educação, sentindo todo o seu poder transformador e percebendo o quanto ela ainda precisa de apoio. Aqui, busco fazer minha parte e ajudar as pessoas a compreendê-la nem que seja um cadinho.

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