Série “Destino: Educação – Políticas Públicas” reúne experiências inovadoras em escolas do Brasil, América Latina e Europa. A Educação no Ceará é destaque no primeiro episódio.

Educação no Ceará

A semana da educação, de 25 e 29 de abril, ganha programação especial no Canal Futura com o tema “políticas públicas”, trazendo ao debate iniciativas fundamentais para o avanço dos resultados da educação no Brasil. Comprometidos com esse avanço, o Futura e o Serviço Social da Indústria (SESI) lançam a quinta temporada de “Destino: Educação – Políticas Públicas”, série documental em 13 episódios que apresenta resultados de políticas bem-sucedidas em escolas nacionais e internacionais. A estreia será na próxima segunda-feira (dia 25), às 22h30.

O primeiro episódio da temporada vai mostrar o trabalho feito no Ceará e no Uruguai para falar do desenvolvimento de políticas públicas a longo prazo, gerando impacto na educação.

A iniciativa traz ainda uma websérie especial no Youtube do canal sobre “Políticas públicas na prática” e um minicurso online e gratuito sobre “Tecnologias Digitais na Educação Básica”. O principal objetivo da parceria é mostrar como as instituições educacionais se reinventaram recentemente, e suas iniciativas criativas. Além de revelar exemplos relevantes de políticas públicas e práticas pedagógicas que focam em resultados a médio e longo prazo e que transformam o futuro de um país.

Destino: Educação estreia com episódio no Uruguai e Ceará

A série reúne experiências de escolas do Brasil, América Latina (passando por países como Uruguai, Chile, Argentina e Colômbia) e Europa (em cidades da Itália e Portugal), que constroem uma narrativa da importância das políticas públicas para o desenvolvimento da educação local e mostram, inclusive, como as escolas atuaram no contexto da pandemia.

A nova temporada de Destino Educação teve seu argumento concebido em parceria com o movimento Todos pela Educação, que atuou na seleção dos temas junto com a consultora Alice Ribeiro, diretora de articulação do Movimento pela Base. Os episódios foram divididos em assuntos como: alfabetização; educação infantil; ensino fundamental; ensino médio; formação de professores; competências socioemocionais; redes que não deixam nenhum aluno para trás; mundo do trabalho; o papel da escola no combate ao preconceito étnico-racial; tecnologia na educação; educação indígena; e políticas públicas da educação infantil ao ensino médio.

Websérie – Políticas públicas na prática

Com cinco episódios curtos, a websérie vai ao ar no dia 26 de abril, no canal do Youtube do Futura, a partir das 20h. A proposta é mostrar, de maneira objetiva, alguns exemplos de atuações das escolas, correlacionados a cinco políticas públicas. Deste modo, cada episódio é dedicado a apresentar o passo-a-passo para se colocar em prática uma política pública que visa apoiar os gestores em assuntos como o racismo na escola; o enfrentamento do baixo desempenho escolar; o fortalecimento da escola por meio do Ensino Integral; a preparação dos estudantes para o mundo do trabalho; e a formação professores com base na realidade dos estudantes.

A websérie ilustra como essas escolas inovaram em suas práticas pedagógicas, indicando os melhores caminhos para se fazer políticas públicas na educação, a partir de uma linguagem visual com infográficos e animação, por exemplo.

Curso – Tecnologias Digitais na Educação Básica

Para encerrar o projeto com uma ação mais efetiva, o Futura e o SESI disponibilizam o minicurso online e gratuito “Tecnologias Digitais na Educação Básica”, que tem como público-alvo agentes da educação e interessados no assunto. A ideia é ampliar ainda mais o alcance do assunto debatido, além de ofertar recursos pedagógicos e de comunicação sobre a temática.

O curso tem quatro módulos de 16 trilhas cada um. O conteúdo estará disponível na plataforma de cursos do Futura a partir do dia 25 de abril. Para participar, basta se inscrever no site.

Wisley Pereira, gerente-executivo de Educação do SESI, acredita que as três iniciativas são fundamentais para o momento de retomada da aprendizagem, tão impactada pela pandemia. “O Destino Educação vem para somar às escolas e aos educadores, além de provocar reflexões sobre o atual cenário educacional, que se encontra em recuperação após a reabertura das escolas em decorrência da pandemia. A formação dos professores, assim como a implementação de novas metodologias e da tecnologia em sala de aula, devem ser valorizadas para garantir a qualidade educacional”, afirma.

Para Deca Farroco, Gerente de Produção do Canal Futura, o assunto “políticas públicas na educação” precisa ter mais destaque na agenda do país, porque esse é o ponto de partida para uma educação transformadora, efetiva, e que gera melhores resultados para a sociedade “estamos em um momento importante de reflexão no Brasil e esperamos que a quinta temporada do Destino: Educação provoque debates para influenciar escolhas que possam garantir o acesso à Educação de qualidade para todos”, afirma.

Os lançamentos do Destino Educação – Políticas Públicas estão dentro de um contexto de ações que a Fundação Roberto Marinho promove em prol do Dia da Educação, que acontece em 28 de abril. Nesta data, haverá ainda um evento online chamado Classes Abertas, no Youtube do Futura, às 17h, que vai debater o que é prioridade na educação no Brasil, por meio de um painel de escuta com foco nas eleições, no avanço das políticas públicas e investimentos na educação. A ideia é despertar uma reflexão sobre os diagnósticos e as soluções concretas em temas estruturantes para as agendas do setor. Para conferir a programação completa do Dia da Educação, acesse o site.

| Leia mais notícias sobre Educação em nosso blog.

Tagged in:

, ,

About the Author

Eduardo Siqueira

Um jornalista que ama Educação. Minhas experiências me fizeram imergir no universo da Educação, sentindo todo o seu poder transformador e percebendo o quanto ela ainda precisa de apoio. Aqui, busco fazer minha parte e ajudar as pessoas a compreendê-la nem que seja um cadinho.

View All Articles