Educação

Viva Luiz Lua Gonzaga!

856 3

luiz-gonzagadia 13 de Dezembro de 1912, uma sexta-feira, nasce, na fazenda Caiçara, terras do barão de Exu, o segundo de nove filhos do casal Januário José dos Santos e Ana Batista de Jesus, que na pia batismal da matriz de Exu recebe o nome de Luiz (por ser o dia de Santa Luzia) Gonzaga (por sugestão do vigário) Nascimento (por ter nascido em dezembro, também mês de nascimento de Jesus Cristo.

Daí para o mundo foi um pulo. Luiz Gonzaga é patrimônio mundial! São eternas suas canções, seu jeito de ser, sua voz e sua sanfona. Ele mudou toda a cultura nordestina com sua música, influenciou outras e, junto com Humberto Teixeira, João de Barros, Hervê Codovil, Zé Dantas, Emilinha Borba, Haroldo Lobo, Milton de Oliveira e tantos outros gênios compositores, mudou para sempre a música brasileira.

Visite o site www.luizluagonzaga.mus.br e conheça um pouco mais dessa obra prima brasileira. Trabalhe com o tema na sua escola, em suas aulas. Não vamos deixar o Rei do Baião morrer. E, nesse São João, vamos referenciar mais uma vez Seu Lua!

E viva Luiz Lua Gonzaga! Viva São João!

Recomendado para você

3 Comentários

  • Isabelle Rocha disse:

    Belíssimo post,Valeska!
    Com certeza ele para sempre será um dos mestres da música brasileira.É um belo patrimônio para ser lembrado nas escolas, desde da música à história.
    Parabéns!
    Abraços!

  • TANÚRIO DE BRITO RAMOS disse:

    OLá Valeska
    Sou radialista e seu trabalho me inspira a fazer um quadro em nosso programa diário pela Rádio Sociedade de Feira de Santana sôbre a obra de Luiz Gonzaga.
    Toda colaboração será bem vinda.

    Tanúrio Brito

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *