Dados dos Resultados Preliminares do Censo Demográfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que, em todo o Brasil, há 599.204 pessoas com até 10 anos sem registro de nascimento.

Espírito Santo tem o melhor número, onde 2.478 crianças não foram registradas.

A pior situação é em São Paulo, onde 81.352 estão sem documento. Na região Centro-Oeste, Mato Grosso é o estado com o menor número de crianças sem registros.

Para a secretária adjunta de Cidadania da Secretaria de Trabalho e Assistência Social do Mato Grosso (Setas), Vanessa Rosin Figueiredo, a facilidade de ter um cartório dentro das maternidades e o fato das certidões serem gratuitas são fatores fundamentais para combater a falta de registro de nascimento.

Fonte: A Gazeta (MT)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles