Ao iniciarmos os estudos é comum nos depararmos com certas inseguranças, medo de falhar ou até mesmo não dá conta das diversas disciplinas que serão abordadas em sala de aula.
Ser estudante é isso. É ter medo e enfrentá-lo. É ser esforçado para obter vitória. É lutar pelos seus sonhos. É a busca eterna pelo conhecimento. É planejar e executar. É conseguir driblar os obstáculos.
Portanto, é importante e necessário buscarmos o aprendizado, pois este nunca é demais quando se tem o objetivo de ser um bom profissional, que aprende a lidar com os problemas, sabendo enfrentá-los de maneira leal e honesta.
O texto desta postagem é de Margarida Maria Costa do Nascimento, aluna do curso Pré – Vestibular da E. E. F. M. General Eudoro Corrêa, que escreveu em homenagem a todos os estudantes do Brasil. O POVO na Educação agradece tamanha gentileza.
Gostaria que fosse divulgado este projeto que é voltado para escolas e comunidades
PROJETO EM CENA SE ENSINA
1. Justificativa
Nos dias de hoje é importante que se busquem metodologias diversificadas para promover consciência, conhecimento e reflexão sobre os problemas que estão relacionados com a história de vida dos educandos e que possam promover seu engajamento na luta por um futuro melhor para todos. Dentro desta perspectiva ganha importância o uso da linguagem teatral no sentido de envolvimento, participação e formação de idéias, visões de mundo e relações cotidianas.
O PROJETO EM CENA SE ENSINA procura entender que há múltiplas linguagens no processo educativo e tem muita relação com a formação da consciência dos alunos participantes e com a possibilidade de um processo educacional que promova na prática o aprendizado do processo teórico. Desse modo as ações desenvolvidas nesse projeto procuram ser uma opção de análise e conhecimento dos problemas de hoje em busca de uma nova visão do conhecimento e da formação.
O PROJETO EM CENA SE ENSINA tem como premissa a busca de situações que possam promover debates, discussões e reflexões sobre aspectos da realidade vida e análise de problemas relacionados com o cotidiano dos educandos. A atividade em questão vai buscar temas do cotidiano e através da dramatização procura envolver os educandos no reconhecimento de seus problemas e na análise de seu papel diante da sociedade.
2. Objetivos
GERAL – PROMOVER A DISCUSSÃO ATRAVÉS DA LINGUAGEM TEATRAL DOS PROBLEMAS QUE HOJE TEM A VER COM A VIDA DOS EDUCANDOS.
ESPECÍFICOS
• Utilizar a linguagem teatral no processo de ensino – aprendizagem
• Promover a discussão sobre aspectos do cotidiano das pessoas
• Analisar e debater temas do cotidiano
• Criar mecanismos diversificados de entendimento da realidade
• Divulgar a importância do Teatro e seu papel no processo de ensino – aprendizagem
• Promover a formação de platéias e melhorar o nível cultural dos educandos
3. Estratégias
a) Formação de um grupo teatral para discussão e análise de situações do cotidiano;
b) Levantamento de temas a serem discutidos e trabalhados de acordo com as necessidades da escola;
c) Dramatização de situações de acordo o temário escolhido;
d) Produção textual dos assuntos discutidos;
e) Avaliação dos processos discutidos e debatidos nas peças teatrais
4. PÚBLICO – ALVO
• Alunos de Escolas Públicas e Privadas dos Ensinos Fundamental e Médio
• Professores de Escolas Públicas e privadas dos Ensinos Fundamental e Médio
• Sociedade em Geral
• Comunidades , Sindicatos e Faculdades em Geral
5. Cronograma de Atividades
Atividades/Mês – Ano 2011
Jan Fev Mar Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Dez
Apresentação do Projeto para análise x x x x x x x x x x
Formação do Grupo Teatral x x x x x x x x x x
Oficina de Teatro com o grupo escolhido e/ou proposto
x x x x x x x
Realização da Peça Teatral x x
Avaliação das atividades x x
6. Sugestão de Temas
– Os temas trabalhados serão desenvolvidos de acordo com as necessidades da Escola e suas perspectivas.
– Para efeito de sugestão poderão ser utilizados os Parâmetros Curriculares Nacionais através dos temas transversais.
MAIS INFORMAÇÕES PELO TELEFONE 99799611/ 2936748