O que a empatia tem a ver com o dia a dia nas escolas? Qual a relação da empatia com a educação contemporânea? Por quê, cada vez mais, ela vem se tornando tão importante quanto os conteúdos curriculares, na escola, como elemento fundamental na construção de uma cultura da paz e da solidariedade?

O Programa Turma Legal, realizado pela ONG Comunicação e Cultura, promete responder todas essas questões e levar professores do 1º ao 5º ano de todo o país a pôr em prática iniciativas simples, lúdicas e envolventes em busca de uma rotina escolar que preze pela cooperação, pelo diálogo e respeito ao outro. As inscrições para participar do Programa seguem abertas até o dia 17 de março, pelo site www.empatianaescola.org.br. É gratuito!

O Programa ocorre durante todo o ano letivo. Todos os inscritos terão acesso a conteúdo teórico, videoaulas, atividades para se trabalhar com as crianças e acompanhamento do tutor. De acordo com o coordenador do Programa, Daniel Raviolo, a violência nas escolas é reflexo de contextos de valores e atitudes que podem ser trabalhados para a paz. “À medida que você desenvolve a capacidade das pessoas de serem empáticas você está construindo um alicerce ali para a paz social. Nosso desejo é que a empatia possa um dia se transformar em um conteúdo da grade curricular de todas as escolas brasileiras”, vislumbra Daniel.

Ele explica que a empatia é a sintonia de sentimentos e pensamentos com outras pessoas, o que nos faz querer mudar o mundo e fundamenta a cultura da paz. “No contexto escolar, é o caminho para erradicar o bullying. A empatia também aumenta a coesão das turmas e a aprendizagem”, defende Daniel.

Histórico do Programa
O Programa Turma Legal foi implementado pela primeira vez como projeto piloto em escolas de Horizonte, em 2014, com o apoio da embaixada da Finlândia, com uma proposta baseada no programa finlandês de combate ao bullying: KiVa. Em 2016, uma proposta do Programa, mais adaptada à realidade brasileira, foi oferecida a distância para todos os professores/as do Ceará.

A ONG Comunicação e Cultura é uma organização educativa sem fins lucrativos com atuação em todo o Brasil, com destaque na área de jornal escolar.

About the Author

Sara Rebeca

Jornalista e professora. Coordenadora pedagógica do Programa O POVO Educação.

View All Articles