Foto: Luiz Alves

O Programa de Fotopoéticas do Porto Iracema recebe as atividades formativas do festival

Com o objetivo de trazer novo fôlego ao panorama da arte e da cultura contemporânea, Fortaleza vai receber de 5 a 9 de dezembro o Fotofestival SOLAR, plataforma experimental que busca o diálogo entre a fotografia e outras expressões, com destaque para a pintura, a literatura, o cinema, o teatro e a música. Abrindo os trabalhos, nesta semana foram lançadas três convocatórias de projetos fotográficos que integrarão a programação: MIRAGEM (para autores cearenses), PROJEÇÕES e PORTFÓLIOS (ambos para autores nacionais e internacionais). O regulamento completo está disponível no site do festival. O projeto, conduzido pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult) e pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), acontecerá no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e no Porto Iracema das Artes. Estão previstas exposições, atividades formativas, feira de livros, projeções, ciclo de cinema, entre outras ações.

O Fotofestival reunirá centenas de artistas do Brasil e do Mundo com o intuito de refletir sobre a diversidade da fotografia contemporânea e criar um ambiente de troca de ideias, de expressão artística e de conexão internacional. Além de fotógrafos, serão convidados escritores, músicos e artistas que refletem sobre a natureza experimental da fotografia nas artes.

Convocatória Exposição MIRAGEM

A primeira convocatória é para a exposição MIRAGEM, que é exclusivamente voltada para autores cearenses ou residentes no Ceará há pelo menos dois anos. A exposição reunirá as interpretações dos fotógrafos sobre fenômenos sociais da atualidade. Esta convocatória mapeará a produção contemporânea local, tanto nas abordagens documentais da fotografia como nos discursos experimentais.

Serão escolhidos projetos que refletem sobre questões políticas e poéticas, trabalhos que revelem as relações humanas em diferentes cenários sociais, culturais e tecnológicos. Os autores podem participar de forma individual ou reunidos em um coletivo artístico. As inscrições seguem até o dia 31 de outubro.

Convocatória PROJEÇÕES

Autores nacionais e internacionais podem enviar seus projetos para a NOITE SOLAR- PROJEÇÕES, uma convocatória para projeções de ensaios fotográficos. Nesta chamada, o festival propõe uma experiência imagética e musical ao conectar diversos autores que refletem sobre o momento atual de abismo e vertigem, ou seja, procura-se evidenciar a importância estética e política da imagem na sociedade, entrelaçando diversos públicos e linguagens, buscando a interseção da fotografia com o som. A convocatória fica aberta até o dia 12 de novembro.

Convocatória PORTFÓLIOS

O festival organizará uma mostra com a leitura de portfólios, a partir de uma convocatória internacional, possibilitando assim aos artistas apresentarem seus trabalhos a curadores, fotógrafos, editores e críticos de fotografia e artes visuais, estabelecendo contatos importantes para que sua obra seja reconhecida no circuito fotográfico e artístico. O SOLAR vai selecionar até 25 autores que participarão desta mostra. O autor do melhor portfólio será vencedor do Prêmio Portfólio SOLAR 2018 e receberá R$ 5.000,00 (cinco mil reais). Os artistas interessados podem enviar os seus trabalhos até o dia 05 de novembro.

FOTOPOÉTICAS NO SOLAR

O Programa de Fotopoéticas do Porto Iracema das Artes vai integrar a programação do festival com a realização de uma série de palestras, rodas de conversas e workshops que terão a participação de pesquisadores, curadores, críticos e artistas. Os encontros acontecerão na Escola e a agenda de formações será divulgada em breve.

SERVIÇO
O quê: “Fotofestival SOLAR lança convocatórias para projetos fotográficos”
Quando: 5 a 9 de dezembro
Onde: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Porto Iracema das Artes
Período das convocatórias:
– Miragem: até 31 de outubro
– Noite Solar: até 12 de novembro
– Portfólios: até 05 de novembro
Mais informações AQUI
GRATUITO

 

 

 

Texto: Eduardo Sousa com informações da assessoria | Imagem: Luiz Alves