Foto: Celso Oliveira

 

Atenção fotógrafos! O Festival Verbo Ver Festival de Fotografia vai acontecer de 14 a 18 de novembro aqui em Fortaleza, numa realização da Imagem Brasil, com apoio do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria da Cultura – Lei de Incentivo Estadual – Edital Mecenas, por meio da Enel Distribuição Ceará. Conta com a parceria do Festival de Fotografia de Porto Alegre – FESTFOTO Poa, Museu da Fotografia de Fortaleza, IFOTO – Instituto da Fotografia, Mulheres da Imagem Ceará e da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil. O festival prioriza ações formativas, como leituras de portfólios, oficinas e palestras. Para a primeira edição desta nova fase, traz como temática: “Por que fotografar?”

O Festival está com inscrições abertas para duas ações: Leituras de Portfólios, até o dia 30 de outubro, e Coletiva de Cearenses: Mostra e Catálogo, até 10 de novembro. As informações detalhadas sobre as duas convocatórias e as fichas de inscrição estão disponíveis no SITE do festival e pela página do Facebook: Verbo Ver Festival de Fotografia. Para as Leituras de Portfólios serão selecionados até 25 fotógrafos dentre os inscritos de todo o país. As leituras serão feitas por convidados brasileiros e estrangeiros. A Plataforma de Leituras de Portfólios FestFoto – Verbo Ver foi criada especialmente para ampliar a visibilidade da fotografia produzida no Nordeste, e busca se inserir na rede de Leituras de Portfólios existentes no Brasil e no exterior.

Por meio deste programa, os fotógrafos têm a oportunidade de entrar em contato com curadores, editores e profissionais especializados em fotografia. Durante estes encontros, os fotógrafos recebem sugestões, comentários construtivos sobre seu trabalho e conselhos sobre possíveis encaminhamentos.

A coletiva de Cearenses tem como tema “Por que fotografar?”. Serão selecionados 25 autores, cujos trabalhos serão exibidos durante o evento e vão compor o Catálogo impresso e virtual do Festival. As obras selecionadas também serão projetadas em telão em espaços públicos nas cidades de Fortaleza e Sobral.

Desta coletiva, todos os participantes receberão cachê. Os autores dos dois melhores trabalhos indicados pela comissão serão contemplados com passagens para a Colômbia onde poderão participar da programação da Bienal de Fotografia de Bogotá, em 2019. Será também concedida ajuda de custos para cada premiado.

O FESTIVAL

O fotógrafo Celso Oliveira é homenageado no festival com uma exposição que marca a abertura oficial do evento, no dia 15 de novembro, às 19h, na Imagem Brasil Galeria. Ao longo dos cinco dias o festival terá também: três palestras no Museu da Fotografia; sete workshops, sendo cinco na escola Porto Iracema das Artes, um na Imagem Brasil Galeria e um no Cuca Mondubim; três Rodas de Conversa, duas na Imagem Brasil e uma no Hotel Sonata de Iracema; uma Feira Fotográfica no Shopping Jardins Open Mall e uma Foto Festa na Praça dos Leões.

CONVIDADOS

Para participar das atividades, o festival recebe 15 convidados nacionais e internacionais que desenvolvem trabalhos importantes nesse segmento, possibilitando o compartilhamento de temas atuais e inovadores para ampliar os conhecimentos e a troca de experiências.

Para esta edição o festival recebe Carlos Carvalho (RS), Cristiane de Almeida (SP), Eduardo Queiroga (PE), Francesca Nocivelli (Itália), Gilma Suárez (Colômbia), Isabel Gouvêa (BA), Isabella Lanave (PR), João Kulcsár (SP), José Diniz (RJ), Lucas Lenci (SP), Luiz Baltar (RJ), Márcia Mello (RJ), Ronaldo Entler (SP) e Tiago Coelho (RS). Do Ceará, os convidados são: Beto Skeff, Coletivo Mulheres da Imagem, Marília Oliveira, Osmar Gonçalves, Silas de Paula e Yan Belém.

Serviço
O quê: Verbo Ver Festival de Fotografia
Quando: 14 a 18 de novembro
Onde:
Inscrições para Leitura de Portfólio: abertas para fotógrafos de todo o Brasil até o dia 30 de outubro
Para Coletiva de Cearenses: Mostra e Catálogo: inscrições até o dia 10 de novembro.
Convocatórias e fichas disponíveis no site (www.verboverfestival.com.br)
Gratuito

Texto: Eduardo Sousa com informações da assessoria | Imagem: Celso Oliveira (divulgação)