Fisioterapia & Saúde

Carta Aberta dos Fisioterapeutas Brasileiros

161 7

Coffito normatiza RNHF e RNHTO
Publicado/Atualizado em 10/7/2009 18:01:19 

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – Coffito publicou as Resoluções nº 367/09 e nº 368/09 – que adotam respectivamente o Referencial Nacional de Honorários da Fisioterapia – RNHF e da Terapia Ocupacional – RNHTO.

 

Autarquia responsável por “normatizar e exercer o controle ético, científico e social” de ambas as profissões, o Coffito oficializa o RNHF e o RNHTO como referências mínimas de remuneração profissional em serviços e procedimentos de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional, seja em atendimento particular ou por intermédio de convênios.

 

De acordo com o presidente da autarquia, Dr. Roberto Cepeda, a Comissão Mista de Honorários do Coffito – instituída para avaliar os parâmetros científicos utilizados na elaboração dos referenciais – terá caráter permanente e os ajustes decorrentes da evolução tecnológica e científica das profissões serão acolhidas de forma natural e legítima.

 

Em defesa da dignidade profissional, o Coffito então convoca profissionais e usuários dos serviços de Fisioterapia a participarem do abaixo-assinado em apoio à implantação imediata do referencial nacional de honorários tanto no Sistema Único de Saúde – SUS quanto no sistema suplementar.

 

A comissão de honorários permanece trabalhando na elaboração de documentos referentes à implantação do Referencial Nacional de Honorários da Terapia Ocupacional e, em breve, os disponibilizará para que todos participem deste momento de conquista da dignidade e da valorização profissional.

http://www.coffito.org.br/carta_aos_fisioterapeutas.asp

7 Comentários

  • eduardo mederdrut disse:

    Caro Colega jorge, acredito que normatizar e exercer o controle ético, científico e social, nao sao funcoes do coffito, ele tem que fiscalizar que tenha um fisioterapeuta em cada clinica e que eles sejam devidamente inscritos no sistema, sao fiscais da profissao, acontece que pela falta de representacao tanto na area cientifica atraves das associacoes de especialistas como na area administrativa, atraves do sindicato, os sistema opta por ter novas funcoes nao inherentes a ela e comeca a “legislar sobre tudo” pode ser que nos achemos que o coffito tem essas atribuicoes mas nenhum de nos tem o direito de nao participar desse sistema, ele e obrigatorio e nos os sustentamos atraves dos repasses que fazem os crefitos para o coffito, como orgao adminstrador dos regionais, somente isso, o resto e.. como sempre foi, uma forma de tampar os buracos da falta de participacao dos nossos profissionais.
    Gostei do seu blog, muito interessante, mas seja mais generalista, promova a fisioterapia e nao as subespecialidades da fisitoerapia, o girotonics e uma tecnica carissima que pode ser feita com equipamentos muito mais simples, hoje ela e usada muito mais pelos professores de educacao fisica, que o fizeram desde o comeco no rio e em sampa, derivado do Pilates, se nao erro o inventor e um bailarino romeno.. bem acredito que podemos promover a cinesioterapia tradicional que poderia dar aos leitores uma visao mais realista sobre a nossa profissao ja que poucos podem pagar miles de dolares pra usar os equipamentos do girotonics ou fazer os cursos, alias interminaveis.. bom foi uma critica construtiva a sua iniciativa e exelente continue assim. Eduardo Mederdrut fisitoerapeuta

  • cristinasilveira disse:

    Precisamos nos unir aos profissionais de fisioterapia do Parana para atualizar as tabelas vergonhosas dos convenios.

  • Thaís Bichara e Vivaldo Mercês disse:

    Entrem na comunidade do orkut que fizemos para ajudar na divulgação!!!

    http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=93126965

  • SINFITO/BA disse:

    JÁ PASSOU DA HORA DE MOSTRARMOS NOSSA UNIÃO E NOSSA FORÇA, CONSCIENTIZANDO A COMUNIDADE, OS COLEGAS, OS PARLAMENTARES E GESTORES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA E DA TERAPIA OCUPACIONAL PARA A SAÚDE PÚBLICA. VALORIZAÇÃO, DIGNIDADE E RESPEITO JÁ !!!!

  • Carol disse:

    Ola sou academica de fisio no RS, e apoioo isso mt! pois as tableas estão vergonhosas mesmo..
    aki na minha cidade axo q naum vai ter mobilizações! mas apoioo!! abraço a todos!

  • Angela Rios disse:

    Prezados colegas
    A manifestação não havida sido adiada para 25 de novembro, dia da Conferência Nacional?
    Att.
    Angela Rios
    Presidente AFIDOR

  • Grazielle Custódio David disse:

    Prezado Jorge,
    o movimento que nasceu no meio da classe da fisioterapia hoje ganhou apoio do Sistema Coffito/Crefitos. Juntos somos muito mais fortes. Visando um alcance maior da classe e dos objetivos do movimento, não faremos mais uma paralisação em Brasília no dia 13/10/09; faremos uma mobilização no dia 25/11/09 em Brasília. A mesma iniciará as 09:00 com uma concentração em frente ao Congresso Nacional onde ocorrerá entrega de um abaixo assinado aos senadores e deputados federais, seguirá para uma caminhada até a sede da OAB onde ocorrerá uma conferência organizada pelo Coffito com diversas orgãos competentes para solucionar nossos problemas. Na sede da OAB teremos toda uma infra-estrutura para receber os diversos fisioterapeutas lá estiverem. Este será um marco na história da Fisioterapia.
    Gostaria que vc nos ajudasse divulgando esta nova data e eventos. Continuar divulgando a paralisação do dia 13/10 bagunça toda a estrutura do movimento e faz com que ele perca força e credibilidade.
    Mais informações:
    http://www.paralisacaofisio.gratix.com.br
    http://www.fisioterapiadigna.com.br
    http://www.coffito.org.br
    Conto com vc,
    Grazielle Custódio David
    Membro da Comissão Nacional Organizadora do Movimento Nacional pela Dignidade da Fisioterapia.

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *