Fisioterapia & Saúde

Autonomia aos Profissionais de Saúde.

140 2

Nesses quinze anos como Fisioterapeuta  fico extremamente feliz por exercer minha profissão dignamente, mas principalmente de forma humana, busquei nessa pequena trajetória trabalhar de forma quase utópica em relação a verdadeira realidade dos profissionais de saúde quanto ao assunto multidisciplinaridade, desconheço qualquer paciente que por nossa equipe seja atendido que não tenha seu médico e confesso a grande maioria das pessoas que nos procuram não vem por encaminhamento médico e sim por conta dos resultados obtidos nessa trajetória como profissional de saúde, mas por entendermos que sozinhos não se faz saúde, nosso primeiro passo é encaminhar  nossos pacientes para que os mesmo tenham acompanhamento de outros profissionais , principalmente médicos, psicólogos, nutricionistas, educadores físicos e profissionais da odontologia por serem esses os diretamente ligados a nossa profissão. Nesse momento em que nós fisioterapeutas comemoramos 40 anos de regulamentação no Brasil, tenho certeza que todos os colegas acreditam que a vitória da medicina em regulamentar  sua profissão, foi mais que merecida e  já veio com um atraso histórico, o que nos deixa triste são algumas colocações que não fazem o menor  sentido de existir nos dias atuais, podemos citar como exemplo o médico prescrever a fisioterapia e ao mesmo tempo termos de ouvir dos parlamentares médicos que outras profissões da saúde não estão preparadas ou  capacitadas para prescrever seus próprios tratamentos, assim registro nesse espaço minhas dúvidas:equipePor que então existir essas profissões? Se o intuito é a hierarquia e não a autonomia para que tantos debates quanto à multidisciplinaridade? Porque a abertura de tantas faculdades de nível superior na área de saúde se os mesmos devem executar suas profissões como técnicos?  Qual o sentido da Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, enfermagem, terapia ocupacional… Se os médicos é quem vão determinar o que cada uma pode ou não realizar? Existem erros médicos? Ou a medicina e seus profissionais são incapazes de errar? Fazem-se necessários ou não profissionais de saúde? Srs. Parlamentares ao desprezar todas as profissões de saúde e prestigiar apenas uma, os Srs. Estão pisando sobre nossa constituição em que nos permite direito de igualdade. Pelo que tenho assistido os profissionais de Saúde em todas suas categorias querem autonomia inclusive para responder por seus  próprios erros, é chegado a hora de reconhecer o papel de cada um e oferecer condições para que todos esses profissionais possam trabalhar com dignidade.  

2 Comentários

  • Ewertom disse:

    Parece piada, mas recebi encaminhamentos de 10 sessões de Tênis… claro que perguntei a(s) marca(s), turbilhão cervical… claro que perguntei se seria usado em concomitância com balão de oxigênio, ondas-cursas para dor lombar em gestante… claro que perguntei se ela deseja abortar… Tantas histórias e escutar que médicos dizem que não estamos prontos para prescrever nossa terapia, é rídículo.

    Mas, histórias a parte eu vejo da seguinte forma:

    O texto do pl 7703 resguarda a competência das diversas profissões regulamentadas, no parágrafo 7 que diz: “São resguardadas as competências específicas das
    profissões de assistente social, biólogo, biomédico, enfermeiro, farmacêutico,
    fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, profissional de educação física,
    psicólogo, terapeuta ocupacional e técnico e tecnólogo de radiologia.”

    Dito isto, as especialidades e técnicas complementares estabelecidas e reconhecidas pelos respectivos conselhos dessas profissões estão completamente resguardadas.

    Não acredito que tenhamos qualquer modificação ou arquivamento do 7703. Ele vai passar no senado e na presidencia.

    No que concerce a Acupuntura, uma das maiores polêmicas da atualidade, a portaria 971 foi muito inteligente, porque retirou definitivamente a acupuntura das mãos dos médicos, pois para o governo e conselhos de classe de profissões já regulamentadas, os “especialistas” dariam conta da acupuntura.

    Poucos são os radicais na Medicina e muitos são os ignorantes na câmara dos deputados e senado, que pela sua ignomínia são ludribiados pelo lobby dos radicais e ludribiam a população leiga pelo interesse próprio.

    Eu, sinceramente, não vejo a aprovação do PL como uma ameça, mas como uma forma de garantir para a classe médica a atual realidade sem riscos de serem processados, por exemplo… Realidade nua e crua…

    Revejam seus votos! Acompanhe as ações dos seus políticos! Acompanhem os PL’s em tramitação que influenciam positiva ou negativamente a Fisioteapia.

    Saudações!

  • Dr. Rodrigo A Vasconcelos disse:

    Caros amigos, clinicos e pesquisadores :

    Estou indignado com a aprovação do ato medico do jeito que foi, é logico que nao sou contra a regulamentação da medicina , e até tambem o pl 77036 não estava catastrofico , pois excluia do médico, diagnostico cinetico funcional , e o resguardo das profissões da saude no artigo 7 , porem de ultima manobra , retiraram do artigo 4 o diagnostico cinetico funcional !!!!!!!!!!!!!! . Ninguem pode fazer nada para que o pl 7703/06 ,mantivesse o diagnostico cinetico funcional? todas as demais profissões não medicas mantiveram o seu diagnostico proprio do projeto de lei, somente o da fisioterapia foi retirado.

    Sinceramente foi um duro golpe , fiz de tudo mandei emails para deputados, senadores conversei com dep federal de campinas, porem que golpe na jugular da fisioterapia foi dado!! o diagnostico da psico, nutricção etc,,, foram resguardados porem da fisio foi retirado !!

    eu sei que eles tem mafia, lobby no congresso , afinal são muitos médicos deputados no congresso porem, tirar o diagnostico cinetico funcional ???.

    aFINAL ALGUEM AQUI NÃO SABE A DIFERENÇA ENTRE DIAGNOSTICO CINESIO FUNCIONAL E DIAGNOSTICO MÉDICO ?

    justo no aniversario de nossa profissão, ganhamos de presente algemas e mesmo depois de todo avanço cientifico , isto nao se traduziu em liberdade ou autonomia e sim escravidão.

    Quem vos escreve , é um fisioterapeuta, Doutor em ortopedia e traumatologia e reabilitação pela USP, que não podera mais realizar diagnostico cinetico funcional para tratar e ajudar pacientes. minha expertise acaba de ser tolida , e agora tenho que escolher ser um fora da lei ou saber que nada adiantou estudar tanto, so precisaria da graduação pois o diagnostico cinetico funcional outros me fornecerão!
    para que graduação, especialização , mestrado , doutorado se um medico supervisiona sua área especifica e voce não pode ser responsavel especificamente pelos seu atos técnicos.

    ninguem aqui está pedindo para receitar medicamento, operar, fazer punção, inlfiltração etc… FISIOTERAPEUTAS QUE FAZEM ISTO DEVEM SER PROCESSADOS! Sabemos do valor dos medicos , afinal viemos ao mundo e partiremos deste talvez através da mão de um deles , Medicos ajudaram no desenvolvimento de nossa profissão, isto é inegavel. Porem o PL 7703/06 evidentemente não estava perfeito , mas faltou estratégia politica aos nossos lideres , pois nossos direitos estavam resguardados atraves da exclusão da atividade dos medicos os diagnosticos funcional e cinesio funcional no artigo 4 , e o artigo 7 coloca que estavam resguardadas as competencias das profissões da area da saude, oras quem define minhas competencias é o conselho federal de fisioterapia atravez de lei federal e suas resoluções. Porem agora é melhor cada um procurar seu proprio advogado para entrar com liminares para garantir seus direitos individuais.

    concordo que nossa profissão é nova e nao tem representatividade em Brasilia afinal são dezenas de deputados medicos contra uma fisioterapeuta a Deputado Gorete, porem acredito que faltou estrategia, malandragem politica, acordos, manobras de inteligencia , sei lá qualquer coisa , porem na reta final deixar ser aprovado na camara dos deputados a emenda que apaga justamente o diagnostico cinetico funcional ??? esta foi demais, muita inocencia politica de nossos lideres. ONDE ESTÃO NOSSOS LIDERES ?????????

    Você que trabalha com pesquisa cientifica ou pratica clinica em fisioterapia serás um fora da lei pois avaliação de EMG, isocinetico, plataformas de forma, goniometria, questionarios, analise do movimento etc.. tudo isto fornece diagnostico cinetico fiuncional e isto não nos pertence mais, pois está incluido no ato medico como exclusividade deles….

    PARABENS PARA NÓS 40 ANOS DE PROFISSÃO , E NOSSO PRESENTE POR TODO ESFORÇO DE PRODUÇÃO CIENTIFICA É O RETROCESSO AOS ANOS 60 .

    DEUS NOS PROTEJA DAQUI POR DIANTE, POIS OS EFEITOS DESTA LEI REPERCUTIRÃO NO DIA A DIA DE TODOS NÓS DE MANEIRA LENTA, GRADUAL E O PIOR DE TUDO, CONTINUA

    aTT

    RODRIGO A. VASCONCELOS

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *