Olá, Dr. Jorge!
Venho acompanhando o blog Fisioterapia  & Saúde, no entanto sinto falta de um assunto que considero de extrema importância, a terceira idade (velhice) um tema atual e de bastante relevância.

envelhecer

FALANDO ABERTAMENTE SOBRE A VELHICE.
Para falarmos de velhice podemos começar discutindo sobre envelhecimento, que embora sejam palavras parecidas, têm  conotações  diferentes, a velhice é o ápice do envelhecimento e o envelhecimento é um processo natural e fisiológico que ocorre em todo e qualquer ser vivente,  tal processo inicia-se a partir do momento da concepção, no momento em que o espermatozóide uniu-se ao óvulo, o ser já inicia sua caminhada rumo ao envelhecimento.
Nesta mesma linha de pensamento muitas vezes nos perguntamos, mas como evitar o envelhecimento até chegarmos à velhice?  Então muito claramente vos respondo, não tem jeito. Muitas fórmulas mágicas nos são apresentadas, no entanto até o presente momento nenhuma destas fez efeito, só paliativos. Mesmo assim nos indagamos, e as plásticas? E os tratamentos estéticos revolucionários? Segundo estudos podemos afirmar que esses recursos, disfarçam a aparência, mas não faz com que o envelhecimento pare de agir, deve ser lembrado  também dos nossos órgãos internos que envelhecem tanto quanto nossos órgãos externos. Dessa forma o que fazer? Começar do começo da juventude, comer bem, praticar exercício, beber água e muitas outras coisas que nos são ditas diariamente.
Mais já não sou tão jovem e agora o que posso fazer? Somos uma maquina perfeita e termos uma capacidade chamada de adaptativa, e faz com que nos moldemos à atual situação vivida, e daí surge uma nova chance de nos prepararmos para a dita velhice e faz com que nosso organismo  se adapte  a  sua capacidade funcional, que é a capacidade  do indivíduo de exercer as atividades de vida diária, das mais simples como o ato de comer, como o mais complexo, sendo um exemplo, preparar sua própria refeição, sendo assim a capacidade adaptativa faz com que nosso corpo e nossa mente se molde perfeitamente a nossa vida. Foram essas as palavras e rabisquei rapidamente buscando fazer com que você compreenda minha necessidade de alertar e prevenir as pessoas que precisamos nos cuidar, pois podemos escapar de muitas coisas se seguirmos o curso natural da vida, menos da velhice, e a grande parte das pessoas esquecem esse detalhe.

Dra. AUGUSTA GRAZIELLI CINTRA DE ANDRADE FALCÃO

Fisioterapeuta

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles