Estamos nos preparando para a grande festa do ano, o nascimento de Jesus, momento ímpar para o cristianismo. Momento importante no qual devíamos nos convidar a refletir sobre nossos atos e atitudes, isso possivelmente não seja alcançado, por que todos correm ansiosamente, prova disso é o trânsito maluco nos últimos tempos, sem falar nos shoppings e em tudo que envolva o consumismo, uma reação estimulada pela agressividade publicitária nessa época do ano.

Temos que comprar, talvez seja esse o termo mais usado nesses momentos de festas. Não consigo estar envolvido nesse processo eufórico, mesmo assim, estou sendo interrompido agora mesmo, para ser comunicado: “os nossos funcionários ficaram felizes com as lembrancinhas de natal”. Não posso criticar o sorriso dos meus colaboradores ou o rosto estampando pela alegria na criança diante do brinquedo novo, no pai de família ao receber cesta de alimentos.

Façam a festa, essa é de todos os que sonham com a roupa nova, o carro do ano. Temos de investir na alegria de sonhar e nos emocionarmos realizando sonhos outros. Ouço nesse momento o DVD do Chico Buarque, Chico e as Cidades, nesse DVD ele fala do sonho de infância, morar na casa do Oscar, referindo–se a um projeto de Oscar Niemeyer para a residência da família Buarque de Holanda, sonho frustrado. Chico não pôde morar na casa do Oscar.

Nesse ano de 2009, foi comemorado 80 anos de Adísia  Sá, o jornal O Povo publicou um caderno especial sobre a mulher e profissional, o marco na comunicação, perdi as contas de quantas vezes degustei do seu saber naquelas páginas em sua homenagem, frases fortes e identificadas em valores por mim admirados, posso citar: “Ninguém me toma de mim”, ao mesmo tempo lembro uma frase de Chico “Música do tom é casa do Oscar”. Na música ele encontrou a casa que um dia sonhou morar, no cuidar de pessoas busco encontrar a sabedoria da maestra Adísia.

Chico não realizou seu sonho em morar na casa de Oscar, quem sabe realizo o meu de ir bater um papo, tomar um café na casa da Adisia Sá.

E que todos em sua fé possam comemorar, cada um do seu jeito, com seus valores essa grande festa.

Feliz Natal.

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles