Fisioterapia & Saúde

Pilates X GYROTONIC® Por Dr. Meudo Filho

520 4

pilatesMuito se tem falado em técnicas de exercícios para prevencão, promocão, reabilitacão e condicionamento fisico. Atualmente temos várias técnicas, e gostariamos de definir, identificar semelhancas e diferencas, especialmente em duas delas : Pilates x Gyrotonic®.

Pilates  é um método composto por um sistema de exercícios físicos, que objetivam fortalecer os músculos e melhorar a flexibilidade do corpo, promovendo equilíbrio entre corpo e mente, proporcionando bem-estar, saúde e uma melhor qualidade de vida.

GYROTONIC®  é um método de condicionamento físico que possibilita ao corpo ir além de seus limites, aumentando a capacidade funcional de todo o organismo de uma maneira harmoniosa. Os exercícios do sistema permitem aos praticantes se alongarem e fortalecerem os músculos, enquanto simultaneamente estimulam e fortalecem os tecidos conjuntivos em volta das articulações do corpo.

Semelhanças :Têem o foco na força do núcleo abdominal ; Ambos aumentam a flexibilidade, coordenação e equilíbrio ;
têm a possibilidade de  serem ensinados, com ou sem equipamentos.

Diferenças:

Pilates é uma técnica de movimento com predomínio de exercícios em dimensão linear que aborda a globalidade do ser. Gyrotonic® é predominantemente uma técnica de exercícios em três dimensões e trabalha o corpo todo em todos os momentos. Concentra-se em ensinar o corpo a funcionar de forma eficiente, solicitando todos os músculos, mesmo os que não tendemos a usar em nossa vida, para trabalhar em conjunto. O Pilates é um sistema que tem maior direcionamento para os músculos. O Gyrotonic® é um sistema voltado para os músculos, fáscia muscular, o sistema esquelético, incluindo as suas articulações e a coluna, seu sistema nervoso e o bio-energético. Os equipamentos de Pilates utilizam um sistema de molas onde o individuo está trabalhando constantemente contra uma direção. Os equipamentos de Gyrotonic utilizam pesos e um sistema de roldanas que dá ao corpo, tanto apoio e resistência em toda uma série de exercícios, que promove com sucesso a fluidez e alongamento dos músculos e articulações.GYRO

Meudo Filho

Fisioterapeuta

meudofilho@yahoo.com.br

4 Comentários

  • Marina Werneck disse:

    Parabens Meudo!!!
    Simplesmente adorei a materia. Ja imprimi, e estara no mural do meu studio amanha mesmo!!!
    De facil compreensao e muito bem explicado. Bjo grande

  • Meudo Filho disse:

    Olá Marina,

    obrigado por ajudar a divulgar os métodos Pilates e GYROTONIC®.
    Parabéns pelo excelente trabalho que voce desenvolve com as duas metodologias em Curitiba-PR.
    Abraço,

    Meudo Filho
    Fisioterapeuta
    meudofilho@yahoo.com.br
    http://www.fisiovidacomvoce.com.br

  • Adriane Moura disse:

    “Gyro” foi bastante interessante para meu tratamento que abrange lesões decorrente de um ambiente de trabalho não adequado (DORT/LER). A princípio, fortes dores impediam-me de realizar atividades simples, mas com o tempo, verifiquei a melhoria na força e amplitude dos movimentos do membro superior direito. A fluidez também foi uma consequência natural da prática semanal dos exercícios. Em suma, não apenas o braço, mas o corpo tiveram uma sensível desenvolvimento. Recomendo veementemente!

  • Felipe Cajazeiras disse:

    Boa matéria. Um texto objetivo e de extrema ultilidade para os que buscam conhecimento.

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *