pilatesMuito se tem falado em técnicas de exercícios para prevencão, promocão, reabilitacão e condicionamento fisico. Atualmente temos várias técnicas, e gostariamos de definir, identificar semelhancas e diferencas, especialmente em duas delas : Pilates x Gyrotonic®.

Pilates  é um método composto por um sistema de exercícios físicos, que objetivam fortalecer os músculos e melhorar a flexibilidade do corpo, promovendo equilíbrio entre corpo e mente, proporcionando bem-estar, saúde e uma melhor qualidade de vida.

GYROTONIC®  é um método de condicionamento físico que possibilita ao corpo ir além de seus limites, aumentando a capacidade funcional de todo o organismo de uma maneira harmoniosa. Os exercícios do sistema permitem aos praticantes se alongarem e fortalecerem os músculos, enquanto simultaneamente estimulam e fortalecem os tecidos conjuntivos em volta das articulações do corpo.

Semelhanças :Têem o foco na força do núcleo abdominal ; Ambos aumentam a flexibilidade, coordenação e equilíbrio ;
têm a possibilidade de  serem ensinados, com ou sem equipamentos.

Diferenças:

Pilates é uma técnica de movimento com predomínio de exercícios em dimensão linear que aborda a globalidade do ser. Gyrotonic® é predominantemente uma técnica de exercícios em três dimensões e trabalha o corpo todo em todos os momentos. Concentra-se em ensinar o corpo a funcionar de forma eficiente, solicitando todos os músculos, mesmo os que não tendemos a usar em nossa vida, para trabalhar em conjunto. O Pilates é um sistema que tem maior direcionamento para os músculos. O Gyrotonic® é um sistema voltado para os músculos, fáscia muscular, o sistema esquelético, incluindo as suas articulações e a coluna, seu sistema nervoso e o bio-energético. Os equipamentos de Pilates utilizam um sistema de molas onde o individuo está trabalhando constantemente contra uma direção. Os equipamentos de Gyrotonic utilizam pesos e um sistema de roldanas que dá ao corpo, tanto apoio e resistência em toda uma série de exercícios, que promove com sucesso a fluidez e alongamento dos músculos e articulações.GYRO

Meudo Filho

Fisioterapeuta

meudofilho@yahoo.com.br

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles