“Posturologia – Uma nova abordagem

Meudo Filho e Bernard Bricot

Meudo Filho e Bernard Bricot

 Em dezembro ultimo tivemos a oportunidade de participar em São Paulo, do curso de formação em Posturologia, com o Prof. Dr.Bernard Bricot (França). Na oportunidade realizamos entrevista, que pode ser conferida a seguir. Ainda hoje, observamos na medicina o tratamento dos sintomas da doença, porém na maioria das vezes a importância da causa que gerou aquela patologia é passada despercebida pelos profissionais.

 Blog Fisioterapia e Saúde – O que é Posturologia?

Bernard Bricot – A Posturologia é o estudo do sistema postural, é o sistema que permite a pessoa de se equilibrar e de se situar no espaço e também de ter equilíbrio no movimento. Até hoje esse sistema nunca foi estudado conjuntamente. A Posturologia não é uma nova medicina, é uma forma nova de abordar algumas partes da medicina, para tentar tratar muito mais as causas do que os sintomas tanto na patologia do sistema locomotor, quanto aos problemas ligados ao equilíbrio, como problemas de aprendizado e problemas cognitivos, que estão todos concernidos pela Posturologia.

Blog Fisioterapia e Saúde – Qual o campo de atuação? E as indicações?

Bricot – O campo de atuação da Posturologia abrange todas as patologias do sistema locomotor (musculares e articulares), assimetrias da motricidade ocular, disfunções craniomandibulares, problemas ligados ao aprendizado tanto esportivo quanto escolar, patologia ligada ao esportista (locomotora e cognitiva), problemas de cefaléias, enxaquecas e vertigens, desequilíbrio psíquico que também pode estar correlacionado ao problema corporal. As indicações principais são as patologias dolorosas e que provocam deformidades no aparelho locomotor.

Blog Fisioterapia e Saúde – Como ocorre o diagnóstico?

Bricot – É o olho e o contraponto dos pés que nos permite nos situarmos no espaço. Esses captores dos pés, dos olhos, da pele, dos dentes, dão informações em permanência a esse sistema, que vai permitir o equilíbrio corporal, mas esses captores, esses sistemas de entrada, eles se desregulam muito facilmente. Por exemplo, 85% dos pacientes têm um problema ligado ao desequilíbrio do olho, mas isto quase nunca é diagnosticado, porque não perturba a visão, é somente um pequeno desequilíbrio dos músculos dos olhos. Esse pequeno desequilíbrio vai trazer grandes conseqüências sobre a postura, inclinações e rotações, sobretudo em nível de cintura, e o desequilíbrio dessas cadeias musculares vão até o pé. O pé é a interface entre o indivíduo e o solo, portanto, sempre que houver um desequilíbrio na parte alta do corpo, o pé vai se adaptar a este desequilíbrio, então o pé e os olhos são os principais captores que vão estar correlacionados com o equilíbrio do corpo e que estão correlacionados com a estabilização do corpo no espaço. Esses dois captores são as duas extremidades do sistema, onde constatamos que esses captores estão desregulados, então quando esses captores estão desequilibrados e desregulados, provocando o desequilíbrio do corpo no espaço, ou seja, uma assimetria das cadeias musculares, básculas e rotações dos ombros, bloqueios vertebrais em diferentes estágios, resumindo uma solicitação anormal e assimétrica do corpo e do sistema locomotor. Essas solicitações anormais levam ao longo do tempo o aparecimento de patologias dolorosas e também patologias deformativas, como a escoliose, uma cifose, bloqueio do quadril, bloqueio cervical e patologias que vão evoluir de forma crônica.

 Blog Fisioterapia e Saude – No que se baseia o tratamento?

Bricot – No nível do pé utilizamos palmilhas especiais, que são fundamentadas nos trabalhos de pesquisas do Centro Nacional de Pesquisa Científica na França. Essas palmilhas funcionam a partir de vários princípios: no interior das palmilhas existe uma freqüência que é um microprocessador que vai equilibrar as cadeias musculares em permanência, onde são colocados pequenos relevos para agir sobre alguns componentes a partir dos pés, por exemplo, um tipo de apoio particular interno ou externo. Nessas palmilhas, vão ter estruturas específicas que vão agir fazendo uma retropulsão ou uma propulsão dos ombros a partir de elementos específicos como a colocação de uma pequena superfície de espuma no apoio dessas palmilhas que vão levar o corpo mais para frente ou para trás. O desequilíbrio anterior do corpo representa a postura de 72% das pessoas que sofrem do problema, ocasionando dores nas panturrilhas, tendinites, dores em faixa lombar, então a palmilha dá um efeito imediato de desaparecimento dessa sintomatologia. Em nível do captor ocular existem três modos de correção, que podem estar associados ou independentes. O 1ª são tratamentos com magnéticos que vão agir modificando a tensão do músculo do olho; 2ª técnica, um colírio especial que cria uma hiper acomodação (estamos tentando trazer este colírio para o Brasil, pois ainda não existe) e a 3ª técnica são exercícios especiais que permitem corrigir os músculos dos olhos. Para o tratamento do captor do aparelho mastigatório (inclui o sistema estomatognático com suas funções), contamos com a colaboração dos dentistas que vão trabalhar com o equilíbrio morfológico e funcional facial.

Blog Fisioterapia e Saúde – Então este é um trabalho multidisciplinar?

Bricot – A Posturologia reúne diversas especialidades, como oftalmologia, fisioterapia, odontologia, podologia, clínica geral, fonoaudiologia, ortóptica.

 Blog Fisioterapia e Saúde – Qual o tempo estimado no tratamento?

Bricot – Geralmente o tempo de reprogramação é entre 10 meses a um ano. Este é o tempo que precisamos pra reprogramar um novo e um bom esquema corporal. Porém em algumas outras patologias, precisamos de um tempo mais longo.

 Blog Fisioterapia e Saúde – Como é a relação com os pacientes em tratamento?

Bricot – Existe uma psicologia bastante positiva do paciente nessa forma de tratamento, porque mostramos ao paciente o seu desequilíbrio, diferença na rotação, na báscula do corpo, nos apoios, o paciente participa neste trabalho de reprogramação.

 Blog Fisioterapia e Saúde – Quais países já adotaram este método?

Bricot – Itália, França, Espanha, Portugal, Suíça e agora aqui no Brasil.

BERNARD BRICOT

BERNARD BRICOT

Informações e Inscrições sobre o curso de Formação em Posturologia procure:

OCLUSIVOTel: 11-5549.3207, 5083.3009, 5572.3966 e 0800-774.2070 (exceto celulares)  www.oclusivo.com.br

 Por Meudo Filho.

meudofilho@yahoo.com.br

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles