Julie BonerEntrevista exclusiva  para blog Fisioterapia & Saúde com o Professor Jules Boones fisioterapeuta  pela I’ISCAM – Bélgica, uma das maiores escolas de fisioterapia da Europa. Osteopata com diversas formações na área de Terapia manual, foi professor adjunto de ATMS até 1999. Diretor do centro de Terapia manual Dinant – Bélgica ( www.kineformation.com ), ministra cursos de formação em Cinesiologia Aplicada, Terapia Manual Analítica, Crochetagem Mio-Aponeurótica, Anatomia palpatória, e Equipostura, em diversos países tais como: Bélgica, França Luxemburgo, Espanha, Portugal e Brasil.

 

CROCHETAGEM MIO-APONEURÓTICA

1-      Como têm sido as respostas dos pacientes à técnica de Crochetagem  Mio-Aponeurótica na Europa?

    Aqui, primeira sensação quando o paciente ouve a palavra “gancho”, ele pensa em “dor”; quando olha o gancho, ele pensa em “brinquedo” (lindo,colorido…), depois quando utiliso o gancho sobre a pele, ele não sente nada, porque esta técnica é suave, mas completamente eficaz.

 2-      É possível utilizar a técnica em pacientes com atrofia muscular independente da idade?

  Sem problemas, porque essa técnica quebra a aderência sem dor – a idade não tem contra indicação, é uma técnica que você pode utilizar com jovens ou com velhos. O Gancho vai melhorar circulação de sangue, fluxo nervoso e drenagem venosa.

 3-      É indicado o uso da crochetagem mio-aponeurótica em caso de insuficiência vascular?

 Com certeza, porque essa técnica abre espaços – conclusão: melhora o fluxo vascular.

 4-      Quais são os diferentes tipos de aplicação da técnica?

 Durante nosso curso, estes tipos de aplicação serão explicados.

 5-      A crochetagem mio-aponeurótica é utilizada em conjunto com outro tipo de técnica?

Sim porque esta técnica é utilizada só para tecidos moles, não para um trabalho articular, ou visceral, ou cranial, ou postural. Crochetagem é uma técnica como outra técnica manual, mas só para estruturas moles (músculos, tendãos, ligamentos….).  Por exemplo, eu utilizo o gancho junto com manipulações articulares.

As entrevistas exclusivas com fisioterapeutas internacionais está sendo possível por conta da OCLUSIVO instituição responsável pela realização de cursos intenacionais nas áreas de Fisioterapia, Odontologia e Medicina.

www.oclusivo.com.br

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles