Fisioterapia & Saúde

Cursar Fisioterapia Tem Futuro?

2727 42

Fui procurado por alunos da primeira turma do curso de fisioterapia da Universidade Federal do Ceará,  eles me entrevistaram sobre os  meus quinze anos de atuação na fisioterapia, achei bem interessante por que reviver faz parte desse processo da vida, mesmo  eu não sendo nada saudosista.  Algumas perguntas foram bem interessantes e a que me tocou a curiosidade foi: “Quando o Senhor fazia faculdade tinha expectativas quanto a  Fisioterapia, elas foram alcançadas?” De imediato não tive resposta, depois sorri bastante, momento de descontração, aqueles jovens tinham despertado em mim uma resposta que a muito tempo procurava,  quando fazia faculdade não lembro dessas expectativas, estava tão envolvido com o curso, com as políticas da profissão junto ao centro acadêmico, participava não de forma efetiva mas tinha um certo envolvimento com a UNE, lembro bem de ser ativo politicamente e participar intensamente dos congressos e simpósios, inclusive da organização dos mesmos, tinham nossas farras ou traduzido para os dias atuais nossas baladas, mas expectativas não lembro, muito pelo contrário, tinha sempre alguém para jogar um balde de gelo com relação a profissão de fisioterapia, como posso esquecer algo do tipo “você tá só queimando o dinheiro do seu pai, o curso de fisioterapia  não tem nenhuma oportunidade de trabalho”, teria de passar dias e dias escrevendo sobre tantas opiniões desmotivadoras, mesmo recém formado quando inaugurei meu primeiro consultório, uma colega  me falou: “ consultórios iguais aos seus já vi muitos, sendo que fecham logo, essa profissão não tem futuro não Jorge”,  além de ser conhecido como utópico e chamado de sonhador,  essas pessoas acreditavam mesmo no que falavam e elas ainda estão na mesma, reclamando da vida e falando mal da fisioterapia. Assim como na época da faculdade ainda não tive tempo para fazer expectativas sobre nada na vida, mergulho de cara no que acredito e hoje depois dessa entrevista suponho que as expectativas dos nossos jovens estudantes de fisioterapia sejam o entrave  em suas vidas, muitos me procuram para saber o quanto vão ganhar, se vão alcançar  coisas materiais, não tenho nada para reclamar da vida, mesmo não tendo feito expectativas acredito, elas foram superadas, nunca passou pela minha mente, um dia ter a felicidade de fazer parte da vida de tantas pessoas, de ser um instrumento para  as mesmas superarem seus desafios e muitas vezes tragédias, dessa forma só tenho a agradecer e manifestar a felicidade de ter acreditado nos meus sonhos.

42 Comentários

  • Robson disse:

    Estamos precisando do curso de Especialização para fisioterapeutas em nossa cidade(Bom Jesus da Lapa-BA)
    O curso é valioso para que sai da teoria para a prática.
    qualquer novidade visite http://www.fisioeste.com.br

  • daiane disse:

    por favor poderia me responda essas perguntas a seguir por que é de traba lho para faculdade?

  • Pergunta que não quer calar, ninguém tem uma resposta objetiva. Minha previsão (baseado nos fenômenos contemporâneos): tempo nublado com pancadas de chuva isoladas.

    E detalhe: esse espaço de comentários das notícias do blog estão sendo utilizados com textos bem impertinentes (vide o primeiro e segundo)

  • Alessandro Façanha disse:

    Lendo o assunto, confesso que com algumas semanas de atraso, pois nos últimos dias só respiro e penso em minha dissertação, fiquei com uma vontade enorme de dar uma contribuição, ou mesmo um pitaco acerca da pergunta que achei bastante inusitada para a ocasião. Cursar Fisioterapia tem futuro? Ora diria que o que falta a Fisioterapia não é se preocupar com o futuro, pelo contrário, partindo de uma concepção mais filisófica, não há futuro sem presente, e este não se faz sem pensarmos no passado. Ora o que quero dizer com isso? Nascemos, historicamente, vinculados a uma concepção de subserviência ao médico e com caráter de um curso técnico, entretanto, para minimizar os equívocos do tempo e da história fomos elevados a condição de profissionais de nível superior, galgamos postos, espaços, reconhecimento, porém não alcançamos a autonomia política e a maturidade intelectual que merecemos. Por que? Talvez porque estejamos pensando somente no futuro sem tentarmos construir nosso presente, ora, justamente porque a maioria dos nossos profissionais ainda tenham uma concepção de subserviência arraigada ao modelo tecnicista e segregador dos primórdios de nossa profissão, é preciso dar um basta nessas concepções arcaicas e viciadas e bradarmos aos quatro cantos que temos futuro sim! desde que tenhamos presente! desde que nos façamos presente nas vidas de nossos pacientes, alunos e instituições. Jorge Brandão terá futuro porque teve passado e constrói seu presente pautado em uma Fisioterapia digna e autônoma, porém de nada adianta se não nos contaminarmos com seu trabalho e seus preceitos éticos e profissionais. Não quero aqui fazer ode ou propaganda. porém não posso deixar de homenagear quem merece, portanto, meus jovens, antes de nos preocuparmos se temos ou teremos futuro, pensemos em construir nosso presente, respondamos a pergunta da Profª Cristhina Brasil: O que eu faço pela Fisioterapia?
    Com certeza fazendo nossa parte e construindo nosso presente, teremos futuro e um futuro digno. Enquanto professor, trocando idéias no sentido de tornar a profissão menos técnica e mais científica, como profissional, prestando um serviço ético e de qualidade, sem submissão e com ciência e enquanto aluno, reinvidicando melhores aulas, mais críticas e estudando três vezes mais. Dessa forma acredito que seremos o presente e teremos um futuro.

    Um Abraço,

    Alessandro Façanha

  • Rejeane santos disse:

    Sou uma aluna no ultimo período de faculdade, quase profissional e muitas vezes me pegunto sobre meu futuro, sobre a construção da minha carreira, sobre viver somente da Fisioterapia. Confesso como uma aluna que ainda sou que sinto muito medo, mas lembro de todo conhecimento que conquistei e pratiquei durante meus anos na faculdade, lembro da postura correta dos meus mestres e do amor que eles têm por reabilitar e propagar o “futuro da fisioterapia”.
    “a maioria dos nossos profissionais ainda tenham uma concepção de subserviência arraigada ao modelo tecnicista e segregador dos primórdios de nossa profissão[…]”(Façanha 2010). Infelizmente é assim que ainda acontece, mas sem querer filosofar, eu aprendi com os meus professores a buscar pelo DIFERENCIAL, e é este que vai garantir meu futuro, o da fisioterapia infelizmente já não sei.
    O meu presente esta sendo construido pelo conhecimento cientifico, e aplicar a função do movimento baseado na ciência somente o fisioterapeuta é capaz. Com autonomia, maturidade e sem subserviência.

    Abraço

  • Fernanda disse:

    Bom Dia! me chamo Fernanda tenho 23 anos e faço fisio, sei que a fisioterapia e magica, e meu sonho ser fisioterapeuta! e eu vou conseguir passando por varias barreiras eu vou realizar meu sonho! sei que vou.

  • debora disse:

    olha quero ser fisioterapeuta,tenho muitas duvidas, mais sei que essa profisao que quero.vou em busca do meu sonho,e vou fazer o possivel para o mesmo se tornar em realidade. um abraço debora

  • Katia disse:

    Gostaria mesmo de ver muitas vagas sendo ofertadas para o fisiterapeuta poder trabalhar. A ciência que se aprende é linda, promissora,o trabalho responsável dar resultados muitas vezes gratificantes, mas os salários, quando acha um trabalho, são míseros. Acho que precisa a população conhecer nosso trabalho, trabalharmos com seriedade e esperar por dias melhores, correndo atrás da ciência sempre mais.

  • Marcelo idalgo disse:

    Jorge brandão,
    Sou Técnico de Segurança do trabalho, e tecnologo em gestão ambiental, estou começando a cursar Fisio aqui emm SP, minha intenção é me especializar em fisioterapia do tabalho e ergonomia, pois muitos muitas empresas auinda não tem postos de trabalho adequados enem querem dar tempo para ginastica laboral.Em sua opinião qual outra especialização se aplica bem à ergonomia /
    Grato

  • Natan disse:

    Uma porcaria, o mercado de trabalho é super saturado; fiz essa porra mais sai já do curso, agora tou em ciências da computação, é bem mais fácil cuidar de computadores do que cuidar de pessoas!

  • Luiz Aldenir disse:

    Oi, sou aluno do ultimo semestre de fisioterapia. Confesso que estou muito preocupado com meu futuro, assim com o senhor, já varias pessoas falaram para troca de profissão até meu próprio pai disse: “você vai fica nesta profissão somente 2 anos e depois vai para medicina, por que como fisioterapeuta acho que você não vai conseguir muita coisa”. Sou um pessoa muito dedicado a profissão, realmente confesso que nunca tinha passado pela minha mente de em fazer fisioterapia. Mas, hoje sinto-me muito bem tratando varias pessoas e ver seu sorriso no rosto quando consigo um excelente evolução. Isso que faz com que goste mais desta profissão. Não sou como muito que não dedica ao tratamento do seu paciente, ainda como estudante muitos dos meus pacientes pergunta aonde vai ser minha clinica, por que eles gostaram tanto do meu tratamento que quer indicar a outros. Apesar de tudo isso ainda sairmos da faculdade com este medo “ser que vai ter emprego para me?”. Jorge sempre leio seu blog e já recomendo para meus colegas de profissão, além de seguir você nas redes sociais. Gostaria de uma opinião sua que tem mais experiência nesta profissão. O que você acha de uma pessoa recém formado coloca um clinica junto com pilates.

  • vania disse:

    Boa tarde tenhu 17 anos e estou querendo cursar fisioterapia e gostaria de saber de vcs q estudaram se é uma boa tipo apesar de gostar mto da area tenhu q pensar no meu futuro pois sera dela q vai sair meu ganho para minha vida por favor quem puder me ajudar ficarei grata tenhu mtos receios qnto a area por isso rpeciso de conselhos de qm ja cursou…obrigada quem puder me mande um email

    vania_pontes.f@hotmail.com

    Desde de ja agradeço

    att,

  • Vanderson Fávaro disse:

    Olá à todos, li praticamente tudo que escreveram aqui. Sou acadêmico de fisioterapia, apresentei minha monografia agora dia 23 e colo grau dia 25 de julho. Gostaria de abordar uma visão tanto preocupante de todos, o retorno do investimento (tempo, dinheiro e abdicações), o mercado de fisioterapia infelizmente é um pouco complicado, mas satisfatório ao mesmo tempo. Tenho discutido isto pela redes sociais, junto com vários profissionais, acadêmicos e presidentes de crefito. Não somos médicos que já se formam e tem emprego garantido pelo SUS, quantos acadêmicos de medicina vocês ouviram falar que não conseguiram emprego? Difícil né!? Mas a culpa esta no sistema. Não temos valores garantidos, tanto profissional quando pessoa e salarial. Quando nos formamos temos que ficar de porta em porta se humilhando e aceitando migalhas que donos de clinicas oferecem. Quando tem concurso apenas 1 vaga com salário de R$ 1;290,00 bem abaixo do piso de R$ 2.300,00 mas isto é culpa de nós mesmo, quando digo nós quero dizer de um passado que não soube se valorizar. Mas hoje tenho certeza que muitos de vocês tem outro conceito e isto vai fazer a diferença daqui pra frente como já esta fazendo. Muitos dizem que o mercado é saturado, sim o mercado cresceu, mas todo mercado é saturado, não existe somente faculdade de fisioterapia, quando advogados, engenheiros, administradores e outros se formam a cada 6meses? Pensou, então meu amigo e amiga que fica preocupado, com quanto vai ganhar, com bens matérias, digo só uma coisa, o que faz a diferença é você ser diferente. Estamos no mundo globalizado, não temos somos mais um mercado que faz somente massagem como muitos pesam e pensaram um dia, não fazemos somente aplicação de termoterapia e crioterapia, porque era isto que pensavam da gente, fisioterapeuta coloca gelo, coloca o quente, faz choquinho e manda embora. Se é isto que você pensa, vocês esta sendo engolido. MEU NOME É VANDERSON, SOU DE CAMPO GRANDE-MS, desde do inicio de minha faculdade sabia que tinha que fazer a diferença, fiz cursos e mais curso durante toda minha graduação, e estou partindo para a Unifesp fazer minha residência, e logo depois meu mestrado. Não pare de estudar, não pare de se especializar, não pare no tempo, você vai ser engolido por aqueles que estão sempre se atualizando. Não tenha medo, faça fisioterapia e seja o (a) melhor. a ultima observação para todos vocês que estão iniciando ou finalizando o curso, o sucesso vem com o tempo, mas para que se haja sucesso você tem que estar preparado. Conheço fisioterapeuta que ganha mais de 7 mil por mês, como tem aqueles que ganham 800 reais por mês. Conheço médico que anda de fusca, e conheço médico que anda de Hilux SW4 e outros. Boa sorte pare de se preocupar e vai estudar.

  • Laryane disse:

    ‘- Oi . Tenho 17 Anoos e estou Atrasada nos meus estudos , era p. mim termina meus estudos esse Ano 2012 – Maais eu repiti a quinta serie duas vezes , Quero Cursa Fisio.. Maais não seei como começa .. Oque devo fazer para realizar meu sonho ? entra num curso ? etc.. ? Gostaria de saber . Muito Obg desde Já 😀

  • Neyla Suyanne disse:

    Sou apaixonada pela Fisioterapia, desde q pensei em cursar um curso superior fisio estava ali na primeira opção, minhas amigas sempre falavam q eu tinha cara de saúde de cuidar das pessoas, pelo meu jeito de ser e levar a vida. Infelismente desistir desse sonho exatamente por esses vários motivos e preocupações q a maioria tem. Mercado saturado, e um péssimo salário, sem contar q na minha cidade Barreiras-BA, o curso é integral e custa muito caro a mensalidade, em torno de uns R$900,00. Por tanto decidi cursar Direito, péssimo negocio. O curso é mais barato, é noturno daria até p eu trabalhar. Mas não existe o tempero, o amor a essa profissão, fiquei no máximo um ano nesse curso, desistir. E hj fazem quatro anos q terminei meu 2° grau, e estou sem nenhum curso superior, fiquei envolvida nessa história de q Direito q é o curso do futuro, q fisio é uma decepção. olha só como me encontro, tempo e dinheiro perdido. Mas como tudo na vida a seu tempo. Já vou me matricular no curso de fisio, pq sinto q é esse o meu caminho. Por tanto aos q se preocupam tanto com o futuro, ele é incerto. Vamos viver o presente e realizármos com amor aquilo q temos vontade. Boa Sorte a todos!!

  • Nayane disse:

    oi olha é que estou quase terminando a minha escolaridade e n sei que devo fazer a minha opçao é fazer Fisioterapia mais eu n sei é uma profissao bem procurada no meio de trabalho ,pq eu n quero mim formar numa Profissão e quando terminar a faculdade nao estivera como trabalhar ou um meio de trabalho mais eu tb amo a parte de medicina e piscologia sabe eu n sei minha cabeça chega doi de tanta coisa srsrsrs!!!

  • Sou formado em educação física e estou cursando fisioterapia. O futuro profissional tanto do fisio ou de um personal ou educador na área de educação física depende do hoje, da proposta de trabalho oferecida aos pacientes. Um grande profissional do futuro é aquele que faz o seu melhor hoje, pois sucesso é a capacidade de ajudar as pessoas.

  • sheila disse:

    se vc quizer ganhar mal a vida toda e não ter reconhecimento faça

  • Nanda disse:

    Só deveria dar opiniao quem esta na area, bom sou formada a anos, essa area nao é reconhecida, infelizmente ela so anda para tras, se vc quiser cursar tudo bem!Agora depois nao reclame dos baixos salario e da falta de oportunidades, porque é uma porcaria!Sejamos honestos!

  • Fernanda disse:

    A profissão é linda!
    Mas isso não vai te sustentar.
    Sou formada e trabalhei numa uti pediátrica para ganhar 1.50 por atendimento e o primeiro pagamento veio depois de 6 meses ate la não recebi nada, trabalho num consultório para ganhar 4 rs por atendimento dependendo do plano de saúde do cliente. tbm numa clinica de pilates pra ganhar 5 rs por aluno e são no máximo 4 por aulas.
    Não aconselho fazer fisioterapia a nao ser que vc tenha dinheiro para colocar um consultório e explorar os fisioterapeutas que não tem. Porque é isso que esta acontecendo hoje em dia!
    Um dia vou envelhecer e não vou conseguir viver so com isso.

  • paulo disse:

    FISIOTERAPIA NÂO TEM FUTURO,FUJAM ENQUANTO PODEM.ESTOU FORMADO A VÀRIOS ANOS E É SÒ DECEPÇÂO.NÂO TEM MERCADO DE TRABALHO,VÃO VENDER CACHORRO QUENTE NA RUA Q DA MAIS DINHEIRO.FISIOTERAPIA NÃO TA COM NADA

  • Thomas disse:

    Jorge Brandão, li o seu texto e mais alguns textos de outras pessoas nos comentários e a principal mensagem que entendi no fim foi a seguinte: Que nos devemos sempre estar se especializando e estudando. Tudo bem, acho que isso é básico para qualquer curso que se preze, seja para engenharia civil ou para licenciatura em matemática. Claro que o retorno tanto profissional como pessoal para qualquer uma dessas profissões sejam bem distintas. O fato é que tenho a seguinte dúvida… Qual curso na sua opinião tem um melhor retorno financeiro? Psicologia ou Fisioterapia? Sempre estive em dúvida entre esses dois cursos, porém decidi fazer fisioterapia, acredito que é mais gratificante ver seu paciente recuperado de um problema físico do que psicológico com o meu trabalho, pode parecer bobagem, mas me parece bem mais “consistente” se é que você poderia me entender…
    Porém temo que o retorno financeiro da psicologia seja melhor do que o da fisioterapia…
    Se puder sanar minha dúvida ou apenas dar uma opinião mais inteligente que a minha ficarei lisonjeado. Afinal o qual profissão tem um melhor retorno financeiro? Psicologia ou Fisioterapia?
    Agradeço a paciência.

    Thomas

    Att.

    • Jorge Brandão disse:

      Não vejo como mensurar qual curso pode ser melhor financeiramente, mas acredito que esse diferencial está no profissional, obrigado pelo contato.

  • carlos disse:

    eu tenho 12 de formado, pós graduado e tudo quanto é curso de atualização já fiz na minha vida…..fisioterapia foi o maior arrependimento da minha vida… vc não acha emprego, e quando acha é pra ganhar menos que um salário mínimo, isso com tda a experiencia e cursos que eu tenho, não dá pra vc sustentar uma família e filhos dignamente, vc tem que fikar se humilhando pros outros pra te dar uma força ali ou lá pra arrumar alguma coisa…não tem prestígio nenhum perante a sociedade, é como um zé ninguém qualquer….. vc nunca será bem de vida…. nunca será rico…. quem quiser sofrer e se fuder o resto da vida, faça fisioterapia…. que vai ficar na merda pra sempre….. perdoe o desabafo, mas é a realidade nua e crua.. e deixem esse blá blá blá de merda de amor a profissão que amor não enche prato,não enche barriga e também não vai pagar as contas do mes… vamos deixar de hipocresia e cair na real galera… to partindo pra medicina…. devia ter feito isto a muito tempo…..isso sim que é profissão….abrass

  • emille disse:

    Carlos eu faço fisioterapia e nem por um momento eu tenho medo do meu futuro e eu sei que terá emprego para mim porque hoje a cada dia que passa a fisioterapia ta sendo mais reconhecida e outra .. você ja ouviu falar de concurso publico ?? acredito que tem lugar pra todos basta ter competencia e mostrar no que você é bom ..!! mais vai la boa sorte na medicina ..!!

  • Sávio Andrade disse:

    Carlos voce está com toda razão, sou formado há menos tempo que tu, apenas 4 anos, e só levei fumo, tenho Pós em UTI, e alguns cursos de aperfeiçoamento, e olhe ´so aqui na minha cidade estão pagando 2000 na UTI e é uma briga GALÁCTICA pra ver quem entra na UTI , todos consideram um excelente salário , pois a maioria ganha aqui nas clínicas 800 a 1200 mensais, logo esses 2000 vira uma mega sena rss.

    Não sou nenhum garoto tenho 32 anos, e estou estudando pra tudo que vir na minha fente concurso dos correios, tre, ibge, etc, mas tb estudo na parte da tarde, todos os dias pra o ENEM pois quero entrar pra Medicina sim, não é mil maravilhas mas nem tem como comparara Fisio pois como disse uma vez na frente de minha colega e na minha também, uma senhora, nos chamando de seres INVISIVEIS, depois disso essa minha colega entrou em depressão, ficou uns 10 meses pra melhorar e depois passou a estudar pra concursos públicos e passou no do INSS pra 2 grau e hoje ganha 5000 reais trabalhando apenas um TURNO.

    Ela não era que nem eu, que entrei enganado e numa época que eu tava meio pra baixo rss, ela ao contrário era uma FERVOROSA protetora da classe mas após 2 anos de trabalho e so levar FUMO , como nesse episodio com a senhora lá no plantão da enfermaria, ela largou de vez como disse, e ME FALA QUE FOI a melhor coisa ela ter passado nesse concurso e que de Fisio ela só terá o diploma mesmo pois a carteira ela RASGOU assim que foi admitida no trabalho no INSS.

    Resumindo, na minha visão claro, respeitando as demais opiniões aqui, É UM LIXO TOTAL, se voltasse no tempo faria até curso técnico em radiologia, ou em outra a´rea de saude, mas NUNCA fisioterapia que aqui na minha cidade a gente chama de fisioteraNADA. É triste ? sim é, é revoltante ? sim é, MAS É A REALIDADE, infelizmente em nosso país não só os fisio, como também nutriionistas, fonoaud, psicólogos, são tidas como SUB CURSOS.

  • carlos disse:

    Vc tem toda a razão meu Amigo Sávio !!! eu tenho 12 anos de profissão, jogados no lixo….ralei 5 anos numa faculdade caríssima no rio de janeiro, particular, meus pais sofrendo pra pagar e eu sofrendo lá pra estudar e comendo o pão que o diabo amassou,pisou e cuspiu.Na esperança de que quando formar as coisas iam melhorar…. kkkkkk que nda!!! piorou!!! aí que o verdadeiro pesadelo começou!!! primeiro, não arruma emprego em lugar nenhum, e quando acha que é raríssimo, mais fácil ganhar na loteria, o dono ou o empregador e lhe fala olha um fisio ganha menos que um salário mínimo e ainda por cima pra trabalhar em convênio que paga 7 reais a sessão e que vc tem que dividir com a clínica os 50% , aí cai pra 3,50 isso sem descontar os impostos que eles cobram ainda…. mais um 4 meses em média pra receber este bendito dinheiro… agora eu falo pra tds vcs , acadêmicos, profissionais… vale a pena cursar uma porcaria dessas???? e meus filhos vão comer e beber o que??? como eu vou pagar as minhas contas???? como eu vou sobreviver com um merda de um salário destes…. resposta:::NUNCAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!! se arrependimento matasse eu jamais nesta vida eu tinha feito este curso….. hj estou vivendo na casa da minha sogra , porque não da pra viver com uma merda de salário destes….Olhem sou formado a 12 anos , na faculdade mais cara e mais conceituada do rio de janeiro, pós graduado em ortopedia e traumatologia … cursos em rpg , dentre outros… pra que??? pra nda… porque pra sociedade não vale nda!!! como o fisio… não vale merda nenhuma!!! e nunca vai valer!!! não tenho o famoso Q.I pra me indicar uma boca em prefeitura , nem nda… então o que me restou fazer… aos 38 anos de idade eu voltei fazer cursinho pro enem pra tentar medicina e pra concursos públicos em qualquer área.. pra me poder dar uma vida digna pra minha família…. galera conselho na moral…. quer se da bem na vida….. vc que é da área de saúde, tente medicina, isto sim que é profissão… nunca vai faltar emprego e sempre terá respeito e um salário digno. e pra terminar, quem faz emfermagem,biomedicina,fonoaudiologia,terapia ocupacional, psicologia,nutrição, pelo amor de Deus gente acorde… vcs vão se fuder bem fudido…pois não tem campo galera.. tá tudo inchado!!!! não gastem o seu tempo e dinheiro com sub cursos… façam um coisa voltada pra seu futuro… que lhe de uma vida confortável pra vc e sua família… não dor de kbça….

  • paulo disse:

    Profissão de merda

  • Caroline Sallon disse:

    é uma pena que a fisioterapia não tenha uma remuneração digna. Pois não adianta vc apenas ter amor a profissão mas não conseguir pagar as contas. E não significa que não fui uma excelente aluna na faculdade, tenho minha agenda cheia mas infelizmente nosso país não valoriza nossa carreira. Depois de muito desapontamento estou fazendo outra faculdade e da fisioterapia não me sobra muitas lembranças boas.

  • Thaís disse:

    Gostaria muito de saber como faço para tirar minha carteira de fisioterapeuta .. porém só fiz curso e não tenho pós graduação será que alguém pode me ajudar ?
    Quero saber se é possivel tirar ou não e onde posso tirar.

  • Iludido disse:

    Fisioterapia é uma merda. Sou fisioterapeuta formado desde 2007. Cursei outra faculdade, Engenharia Mecanica, e hoje sou Engenheiro e ganho por mes, o que eu ganhava por ANO na fisio.. Não caiam nessa cilada!! Fica a dica!

  • daqui 10 anos a fisioterapia esta em alta sera uma profissão boua ainda?

  • Muitas opiniões diferentes... muita gente que faz fisio, se forma e segue a profissão por amor, e muitos que se formam apenas pensando no retorno financeiro (não estou julgando ninguém, afinal todos precisam de dinheiro para suprir suas necessidades), disse:

    .

  • André Vargas Neto disse:

    Gabrielli Martins, a fisioterapia nunca foi boa á 10 anos atrás, está uma merda e sombrio no presente e no futuro já bem próximo caixão e vela preta pra fisio!!! Nada contra esses profissionais,tdo o trabalho é digno, mas um faxineira e a moça que faz as unhas da minha esposa gama mais que a gente por dia…. vergonha fisioterapia.. não façam nunca!!! façam outro curso!!!

  • Camila Álvares Miranda disse:

    Tem futuro nenhum!!! é uma BOSTA !!!… Nada contra, mas ser um Lixeiro tem uma vida melhor do que um fisioterapeuta!!!

  • Puxe a Descarga dessa merda disse:

    Profissão mal remunerada, não existe amor que faça a fisioterapia crescer, sinto pena dessas pessoas que sonham com a fisioterapia, só ilusão! Fujam dessa porcaria, leiam sobre a profissão antes e salvem-se! E não deixem mais ninguém cursar esse lixo. Arrependimento futuro e fisioterapia caminham juntos.

  • Geziele disse:

    Nossa que dó dos que fizeram ou faz,tem gente que demora tanto pra fazer um curso e acaba escolhendo fisioterapia,,,pra nada,ah gente deveria ser valorizado não? tanto sofrimento p nada,o duro que as pessoas fazem pra dar um conforto melhor a família,e bem no fim decepção.Então eu como técnica de segurança ganho bem mais que um fisio,,,meu piso é de 2.700RS.por aí.Noooossa que pena mesmo.Meu marido fez bem ta se formando em engenheiro civil,ele sempre falou que a fisio ganha mallll,mas não imaginei q tanto.vixiii.

  • willow disse:

    multi ferramentas de marketing digital
    trabalhe com email marketing,sms,whatsapp
    marketing,facebook marketing,twitter marketing,sistemas
    visitas para seu site, promover sites marketing, youtube
    marketing,Linkedin Marketing,Instagram Marketing
    publicidades sem barreiras marketing digital aqui acesse!!
    otima oportunidade de negócios não percam !!
    Site : https://bit.ly/3kymIxR
    Contato Receber Material
    Telegram: MktMidia
    Skype: MktMidia
    alcance seu publico negocios marketing de sucesso

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *