07/04/2010 – 19:11:04 – por FS – AI CBB

A seleção brasileira sub-18 feminina, patrocinada pela Eletrobras, segue na preparação rumo a Copa América / Pré-Mundial da categoria, que será disputada em Colorado Springs, em junho, e classificará quatro seleções para o Mundial sub-19 do ano que vem. Dessa vez, a equipe dirigida pelo técnico Luiz Cláudio Tarallo está participando de um programa de treinamento desde o dia 3 até o próximo sábado, na cidade americana de Las Vegas. Os treinamentos estão sendo passados para as atletas pelos técnicos e profissionais da IMPACT Basketball de Las Vegas. O objetivo de a seleção estar nos Estados Unidos é vivenciar a preparação das atletas americanas. A equipe inteira está conhecendo novas técnicas.

“Estamos conhecendo uma forma diferente de fazer a preparação com profissionais de alto gabarito. Está sendo muito proveitoso e a nossa pretensão é aproveitar ao máximo a oportunidade de estar aqui para aprimorar nossa forma de treinamento. Todas as aulas são muito ricas em detalhes e podem fazer a diferença na hora do jogo. Tudo que está sendo passado é muito específico para a modalidade do basquete e complementam nosso trabalho multidisciplinar dentro da CBB através do Departamento de Ciências e Performance”, disse o preparador físico da seleção sub-18 feminina Paulo Martignago.

Ainda na parte física, Paulo destaca que o trabalho preventivo de lesões acontece dentro de cada exercício. Por isso a importância do trabalho integrado entre preparação física e fisioterapia. As atletas também estão passando por testes de agilidade e força, que são aplicados nas jogadoras da WNBA.

“Na prevenção de lesões, trabalhado pela IMPACT, o preparador físico e o fisioterapeuta trabalham juntos dentro da academia. Nós já começamos a aplicar esse procedimento nas seleções brasileiras. As meninas estão treinando junto com atletas que atuam na WNBA. Inclusive fizeram à mesma bateria de testes de agilidade e força que são realizadas na WNBA”, finalizou o preparador da equipe.

 “As meninas estão treinando forte aqui nos Estados Unidos. Estamos participando de um programa integrado entre parte física, fisioterápica e técnica. Na parte física podemos ver uma grande importância na parte de prevenção e ‘CORE TRAINING’ (músculos de sustentação e equilíbrio). Estamos com um trabalho intenso e tenho certeza que estaremos bem preparados quando chegar a Copa América”, afirmou o técnico Luiz Cláudio Tarallo.

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles