Por Leandro Paiva, colaborador especial do blog e autor do livro Pronto Pra Guerra: Sempre sou questionado sobre esse assunto: alongamento previne de lesões? Alongamento antes do treino de luta ou antes da competição melhora o desempenho? Segundo uma revisão abrangente do tema na literatura científica a resposta é não para as duas perguntas. Nesse artigo, os autores verificaram no total 43 estudos sobre o tema e chegaram às seguintes conclusões:

1) A prática do alongamento agudo (logo antes do treino e/ou competição) apresenta efeito prejudicial à performance muscular e a realização antes do exercício não implica em menor número de lesões;

2) O alongamento crônico (realizado frequentemente – sessões específicas e reservadas para desenvolver a flexibilidade) acarreta em melhoras na performance e prevenção de lesões em longo prazo. Vale salientar que sempre é recomendável a realização de exercícios de alongamento somente após o aquecimento;

3) Acredita-se que há outros mecanismos, provavelmente relacionados ao processo de aquecimento, que justificaria menor incidência de lesões e melhora na performance.

Além desse estudo baseado em revisão de literatura, no livro Pronto Pra Guerra apresento informações sobre algumas pesquisas realizadas com atletas de Jiu-Jitsu e Taekwondo nas quais verificou-se redução da força ou da potência nos exercícios e/ou golpes subsequentes aos alongamentos. Fiquem atentos! Sugiro realizar treinamento de flexibilidade em sessão de treino separada e, além disso, como citado, ser precedido de aquecimento geral (corrida e/ou trote por 5-10 minutos).

Fonte: http://gustavonoblat.blog.terra.com.br/

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles