Por:  Dr. Ricardo Lotif  Presidente do Conselho regional de Fisioterapia 6ª Região

Em época eleitoral temos o dever de cobrar de nossos futuros representantes nacionais e estaduais o cumprimento do pacto pela Saúde em defesa do SUS e da Gestão, a aprovação da emenda constitucional 29 e o avanço em prol das melhorias da Saúde no nosso país! 

Estamos vivendo um momento de crescimento impar no nosso país e no nosso estado, estamos construindo a cada dia na assistência ou na Gestão um sistema de Saúde cada dia mais maduro e próximo do que queremos e do que a população tanto precisa. Claro que falta muito, mas não ha duvidas que estamos no caminho certo! Assim necessitamos ter consciência de que independente dos resultados das urnas o nosso maior compromisso e com a melhoria da Saúde da população brasileira e essencialmente a cearense. Ao ouvir em Gramado os três candidatos a presidência da republica defenderem o SUS me deixa feliz, porém necessitamos de mais avanços nacionais! Minha opinião é tentar sensibilizar os candidatos ao palácio do planalto que mais uma vez o Ceara esta dando exemplo na Saúde e caminha para um salto de qualidade que tanto esperamos com o advento das 21 policlínicas, 16 Centros de especialidades odontológicas e os dois hospitais pólo no interior de grande porte. Acho que este e o caminho para a nossa nação e me orgulho de ser do Ceará no momento em que vejo que isto que é um sonho em muitos estados está  se tornando realidade no nosso Ceará. Imaginem cada uma das 21 microrregiões do estado terá um CEO e uma Policlínica associado a  hospital de grande porte em cada uma das macrorregiões de Saúde do estado. Sem dúvida no médio e longo prazo daremos um salto qualitativo no estado do Ceará que deveria ser copiado para todo o Brasil, pois só assim conseguiremos realizar adequadamente os três níveis de atenção a Saúde e elevar a patamares de maior excelência o atendimento prestado por nos no SUS. Pelo planejamento que foi feito, pelo vultoso investimento, este sonho já é fato e não tem mais volta. 

Concluo lançando este desafio aos presidenciáveis que mais uma vez a exemplo do programa de agentes comunitários de Saúde. Que começou aqui e logo em seguida o Programa de Saúde da Família que também foi iniciado aqui em Sobral sejam abraçados a melhoria do atendimento secundário com a realização do sonho das policlínicas e CEOs em todas as microrregiões do Brasil!

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles