Havana, 29 jul (EFE).- O dissidente cubano Guillermo Fariñas, que passou mais de quatro meses em greve de fome para pedir a liberdade dos presos políticos doentes, retornou nesta quinta-feira para sua casa com o ânimo de retomar sua atividade jornalística, após receber alta do hospital onde passou a maior parte de seu jejum.

“Estou me sentindo estranho, me adaptando aos poucos, abraçado com minha filha, minha irmã, esperando minha sobrinha que considero como minha filha adotiva”, disse à Agência Efe Fariñas por telefone a partir da residência de Santa Clara, a 300 quilômetros ao leste de Havana.

O jornalista e psicólogo, de 47 anos, disse que recebeu “muita solidariedade” dos vizinhos e afirmou que seu projeto é “começar a escrever artigos o quanto antes”.

Os médicos lhe deram alta a ele porque seus índices de coagulação melhoraram, mas a partir de agora seu caso terá que ser acompanhado por um especialista em angiologia a cada 15 dias.

Nas próximas semanas, Fariñas terá de utilizar cadeira de rodas até que os médicos decidam dar o sinal verde para que comece o trabalho de fisioterapia e voltar a caminhar.

Em 24 de fevereiro, Fariñas iniciou uma greve de fome e sede em homenagem ao preso Orlando Zapata que durou 134 dias, e concluiu em 8 de julho, depois de o Governo cubano anunciar seu compromisso de libertar 52 dissidentes do Grupo dos 75, condenados em 2003.

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles