Aberto o debate e todos que estiveram interesse, é só postar em seu blog e iremos publicar, não queremos polêmica e sim levar a nossa sociedade o que a Fisioterapia tem a oferecer a sociedade.

Antes de começar: Aurélio online:

RECONSTRUÇÃO = Ato ou efeito de construir

RECONSTRUIR = Construir de novo / Reedificar / Renovar / Refundir

RECONSTRUÇÃO MÚSCULO-ARTICULAR = renovação músculo-articular

Pergunta: É possível fazer uma renovação das condições musculares e articulares?

Através do blog do Dr Jorge Brandão (, fisioterapeuta da FisioVida em Fortaleza-CE, cidade onde morei por muito tempo e onde iniciei meus estudos em Fisioterapia, acessei um site que colocava em xeque alguns procedimentos particulares da fisioterapia, mais especificamente, a tração vertebral. O problema não é colocar em xeque! Absolutamente! O problema é fazê-lo de modo irresponsável e enganador.

Caros amigos, Fitz Ritson, no ano de 1984!!! no Journal of Manipulative and Physiological Therapeutics (Mar; 7(1):39-49), publicou um artigo com o título: Therapeutic Traction: a review of neurological principles and clinical applications, ou , Tração Terapêutica: revisão dos princípios neurológicos e aplicações clínicas. Neste artigo vocês podem verificar que a tração vertebral cervical quando aplicada em conjunto com exercícios isocinéticos e manipulações quiropráticas, tem efeito extremamente positivo sobre as cefaléias tensionais originadas a partir da musculatura posterior do pescoço somado a uma biomecânica patológica da coluna cervical.

Veja mais: http://reinaldodosanjos.blogspot.com/

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles