A Universidade de Fortaleza (Unifor) é a melhor instituição de ensino particular do Norte/Nordeste nas áreas de saúde e administração e negócios, além de ser uma das três melhores do País na mesma categoria, pelo segundo ano consecutivo. O ranking faz parte do “Prêmio Melhores Universidades”, realizado, anualmente, pelo Guia do Estudante, da Editora Abril, que premia as melhores instituições de ensino do Brasil, de acordo com a Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante 2010.

A Unifor receberá, no dia 4 de outubro, em São Paulo, prêmios nas categorias “Melhores Cursos de Saúde” e “Melhores Cursos de Administração e Negócios”. O curso de Fisioterapia da instituição obteve nota máxima (cinco estrelas). Já Direito, Comércio Exterior, Enfermagem, Engenharia de Produção, Farmácia, Fonoaudiologia, Odontologia e Terapia Ocupacional receberam quatro estrelas.

Reconhecimento
Os classificados com três estrelas foram os cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Jornalismo, Nutrição, Psicologia, Turismo, além de Publicidade e Propaganda. O prêmio é resultado da avaliação de um corpo de consultores formado por docentes, coordenadores de cursos, diretores de departamento e avaliadores do Ministério da Educação.

Para o vice-reitor de Graduação da Unifor, Henrique Sá, o prêmio é uma grande evidência de reconhecimento da Universidade, que tem excelência no campo da saúde e da administração, além da competência do seu corpo docente. “Mais de 85% dos professores são mestres e doutores”, informa. Além disso, o vice-reitor aponta a estrutura física da Universidade de Fortaleza como uma das características que se destacam. A área de saúde, por exemplo, conta com laboratórios de última geração e diversos espaços de prática e pesquisa, como o Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami), a Clínica Integrada de Odontologia e o Parque Desportivo. Fora isso, a Unifor é a única universidade do Estado que contempla uma grande quantidade de carreiras desse campo. São nove cursos oferecidos.

Pesquisa
Outro ponto ao qual Henrique Sá faz referência e que explica a boa colocação da instituição é o avanço em pesquisa. “Hoje, somos reconhecidos pela produção de conhecimento”, ressalta. Nesse sentido, a Universidade vem implementando cursos de mestrado e doutorado. São cinco mestrados e quatro doutorados. Como informa o vice-reitor de Graduação, existe projeto para implantação de mais dois doutorados. Atualmente, cerca de 400 projetos estão em andamento em diversas áreas do conhecimento, associados a 26 grupos e 79 linhas de pesquisa.

Segundo o vice-reitor, o profissional que passa pela Unifor é um dos melhores do mercado, porque está preparado. Na área da Administração, a Universidade é um dos poucos centros que oferecem dupla titulação. Henrique Sá explica: o aluno pode ter título de graduação no Brasil e no exterior em mais duas universidades, uma da Alemanha e outra da França. Além disso, o estudante pode cursar duas graduações quase que simultaneamente, quando forem carreiras que tenham integração curricular. Por ser uma avaliação externa, o prêmio é sinal de reconhecimento, segundo o vice-reitor. “É uma honra e, ao mesmo tempo, uma motivação”, frisa.

Em números
5 Estrelas foi a nota obtida pelo curso de Fisioterapia da Universidade de Fortaleza. Os cursos de Direito, Enfermagem, Fonoaudiologia e Odontologia receberam quatro estrelas. 85% É o percentual de professores com mestrado e doutorado na Unifor. A universidade possui excelência no corpo docente e nos campos da saúde e administração. 

Fonte: DN

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles