Fisioterapia & Saúde

Academias investem em aulas antiestresse em SP

Modalidades pretendem trabalhar o corpo com o relaxamento da mente.
Em uma delas, exercícios combinam balé e pilates.

Na aula de Axis, foco é o alinhamento da coluna (Foto: Juliana Cardilli/G1)

POR: Juliana Cardilli Do G1 SP

Em meio aos compromissos de trabalho, estudos e família, fazer exercícios acaba se tornando uma obrigação para muitas pessoas, um horário na agenda a ser cumprido sem muita alegria diariamente. Para a atividade física não se tornar mais uma fonte de nervosismo no dia a dia das pessoas, academias de São Paulo estão investindo em atividades que têm como benefícios, além da melhoria do corpo, o relaxamento e a diminuição do estresse.

Na rede de academias Bio Ritmo, isso é feito de maneira lúdica – e tem como alvo principalmente as mulheres. Na aula de Xtend, os alunos se exercitam utilizando os princípios do pilates e do balé clássico. Em barras de balé e com elásticos e bolas utilizados no pilates, glúteos, pernas e abdome são bastante cobrados. Tudo isso invocando um velho sonho das mulheres quando crianças: ser bailarina.

“Ao final da aula, o que as alunas mais comentam é que é muito legal trabalhar na barra, voltar a uma atividade que fazia com prazer. Quem nunca teve a oportunidade de vivenciar a aula de balé pode ter um gosto. O contexto emocional chama mais atenção das pessoas”, diz o líder técnico Saturno de Souza.

Por não usar os movimentos coreográficos do balé – apenas as posturas, assim como do pilates –, a aula fica mais acessível. “Geralmente é bem concorrido, tem que chegar mais cedo para tirar a senha. É uma aula divertida, ajuda a desestressar do dia a dia. Eu saio ao mesmo tempo relaxada e sentindo o efeito do exercício. Trabalha a musculatura do corpo inteiro, além da postura. E fazer o exercício na barra foi a melhor sensação, dá até vontade de fazer balé clássico mesmo”, conta a advogada Martha El Debs, de 29 anos, aluna da modalidade.

Segundo o professor, apenas um homem já participou da aula – e não retornou para a seguinte. Entre as mulheres  entretanto, a atividade disponível apenas na unidade da Avenida Paulista é um sucesso. Em outubro, a academia pretende implantar a atividade em outras quatro unidades. A aula é indicada para qualquer pessoa que possa fazer uma aula de ginástica localizada, mas a procura maior é por mulheres de 25 a 45 anos.

Postura e correção da coluna
Para quem busca algo ainda mais relaxante e quer se livrar das dores nas costas que atingem quase todas as pessoas atualmente, a Companhia Athletica realiza uma aula que tem como foco o trabalho corporal e o alinhamento da coluna. Chamada de Axis, a atividade foi desenvolvida por uma professora de pilates da academia, e só é contraindicada para gestantes e pessoas com próteses na coluna.

“É uma aula voltada para a postura, a coluna, para relaxar. É totalmente antiestresse, não trabalha só o físico, tem o mental também. Para relaxar o corpo é preciso relaxar a mente”, afirma o professor Marcelo Ramos.

A aula possui três etapas: alongamento, automassagem usando o peso do corpo, para melhorar a circulação, e relaxamento e espaçamento da coluna. “Hoje todo mundo tem algum problema de coluna. E todos que fazem a aula voltam, pela questão de se sentir bem. Eu tento fazer com que os alunos se desliguem. Trabalho muito auditivo, para desligar da correria.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *