Na manhã de sexta-feira (15/10), o Hospital Agamenon Magalhães (HAM), em Casa Amarela, conseguiu incentivar 50 mulheres a fazerem o teste rápido de sífilis, chamado de VDRL. Para a gerente da Clínica Ginecológica do HAM, Iara Coelho, o feito tem que ser comemorado. “É difícil catequizar as mulheres, que ficam com medo de fazer o exame. Mesmo assim, estimulamos o teste, que é simples e pode resolver alguns problemas futuros”, pontuou a gerente, responsável pela ação realizada na véspera do Dia Nacional de Combate à Sífilis. Nesta tarde, outros 50 testes estarão disponíveis para outras pacientes interessadas.

Ginecologista do HAM, Carlos Alberto ratifica a necessidade da sensibilização. “Em casos positivos, o tratamento, gratuito, é feito com duas doses de penicilina”, disse. Com sintomatologia silenciosa, o principal problema da sífilis é a possível transmissão para as crianças durante a gravidez, a chamada transmissão vertical. “Aborto, má formação do feto, problemas neurológicos e cegueira são algumas consequências provocadas nas crianças”, resumiu.

Assim, o aconselhamento é fazer o teste periodicamente. No caso de gravidez, é necessário incluir o exame no pré-natal. “Durante a gestação, é preciso ter o diagnóstico até um mês antes do parto. Depois, o tratamento não é tão eficaz”, comentou o ginecologista. Além dos testes, o HAM reuniu mais de 100 profissionais de saúde da Região Metropolitana do Recife em simpósio para tratar de sífilis e de doenças sexualmente transmissíveis, transmissões verticais e hepatite B e C.

HIV – A Secretaria Estadual de Saúde (SES) também irá disponibilizar testes rápidos para sífilis e HIV, no pátio da Igreja do Carmo, na avenida Dantas Barreto, a partir das 15h de hoje (15/10). Ao todo, 12 profissionais estarão recebendo a população, em um trailer, para tirar dúvidas sobre essas doenças e realizar os exames. Serão cerca de 300 kits para ambas as doenças. O resultado sai em menos de 30 minutos.

DOENÇA – A sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Ela pode ser transmitida por meio de relações sexuais sem preservativos, pela transfusão de sangue contaminado e da mãe para o bebê, durante a gestação e o parto – conhecida como sífilis congênita. Estima-se que, a cada ano, 48 mil gestantes sejam infectadas pela doença no País. Desse total, aproximadamente 12 mil crianças adquirem sífilis congênita.

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles