Fisioterapia & Saúde

Redes Sociais: Um Perigo na Vida Profissional

626 3

 Cada vez mais as redes sociais ganham espaços e conquistam novos adeptos, dessa forma, cresce o número de pessoas investindo nesses meios em busca de promoverem seus serviços e em  marketing pessoal. Vejamos o exemplo desse blog, se imaginarmos  quase quinze mil visitas únicas  mensalmente e em março último obtivemos mil visitas em um só dia, isso nos parece um número razoável, hoje temos no twitter pessoal e no twitter do blog mais de mil seguidores, sem contar com orkut, faceboock já ultrapassado o número de 1500, ainda contamos com nosso site e o próprio portal aonde estamos instalados, tudo isso nos fez construir um publico nas redes sociais e constatamos sermos formadores de opinião, mesmo assim,  andamos longe de ser um sucesso na rede mundial, por que temos um acesso restrito e muito pouco seguido ou visitado se levarmos em consideração alguns vídeos ou notícias que chegam alcançar milhões de seguidores e de visitas em uma velocidade extraordinária. Devemos mesmo assim adquirir um comportamento de respeito com nossos leitores, não importando a quantidade e sim a qualidade da informação.

Temos assistido alguns micos, se podemos assim chamar, capazes de levar a interpretações indesejáveis, seja no âmbito pessoal ou de sua empresa. Veja algumas situações que devem ser evitadas.  Um determinado profissional de saúde preparou seu currículo dentro do formato desejado, apresentou-se para uma entrevista e foi ate elogiado, o  responsável pelas contratações investigou nas redes sociais o perfil desse profissional, para sua surpresa, encontrou no ORKUT fotos de farras, bebedeiras e situações não desejáveis, isso  poderia de alguma forma comprometer a imagem da clínica. Conclusão: O profissional perdeu a oportunidade de trabalho.

Uma segunda situação ocorrida em um blog também de um profissional da saúde, o nome do profissional é seguido por várias vezes com a seguinte descrição: “O maior especialista em… do Brasil, convidado para os maiores eventos na área.” Escrever na primeira pessoa pode trazer algumas complicações e nesse caso a interpretação ainda pode ser pior. Por melhor que seja esse profissional ele corre o risco de ser visto como um arrogante ou um ser infantil, nessas duas possibilidades, ele tem grandes chances de cair no ridículo, principalmente se o contexto mencionado com tanta exaltação a si mesmo, leve seu publico a fazer uma leitura de que existe uma inconsistência emocional, isso fica bem mais notável naqueles que passam a maior parte do tempo agredindo e criticando indivíduos, instituições ou promovendo de alguma forma mal estar entre as pessoas.

 Lembrem, não importa se uma ou um milhão de pessoas te acessão, o importante é sua imagem e a confiabilidade passada em sua comunicação, deixe seu publico chegar à conclusão ao seu respeito e de seu serviço. 

 “A ostra se abre totalmente na lua cheia. Quando o caranguejo a vê, joga uma pedrinha ou uma alga marinha, e ela não podendo mais se fechar, serve de alimento para ele. Tal e o destino de quem abre demais a boca e se coloca, portanto a mercê do seu ouvinte.” LEONARDO  DA  VINCE  1452-1519. 

 Acreditamos ser importante oferecermos sugestões sobre estratégias, mesmo porque não é fácil atravessar quase dezessete anos de profissão e ser feliz a cada dia em exercer o papel profissional com amor e dedicação.  O mais importante é saber vivenciarmos a autonomia do profissional de fisioterapia por assistirmos a cada dia seu reconhecimento. Grande abraço a todos reconhecedores do nosso trabalho, esperamos que as sugestões  possam ser  úteis a todos.

3 Comentários

  • Bosco disse:

    Ótimo! Bem educativo. Tenho certeza que será muito útil esse comentário. Vou até manda-lo por emeio a amigos.

  • Ewertom disse:

    Excelente texto!

    Pode ter certeza que muitas pessoas não seguem nem de perto as mínimas regras de etiqueta nas redes sociais.

    Outro detalhe importante é que muito, senão tudo que as pessoas postam em suas redes sociais reflete como elas são, sendo assim os que tentam passar imagem de bom moço em entrevistas, podem cair do cavalo por mostrar-se a todos com todos os pontos nos “is”.

    Forte abraço!

  • As profissional de saúde que desejam contribuir com a população com
    seus conhecimentos e divulgar trabalhos sérios, foi disponibilizado um espaço no endereço http://www.fisicalmed.com.br para a criação de sua
    Home Page personalizada e gratuita.
    Acesse agora e faça parte do mundo virtual junto com seus amigos

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *