Por: Andréa Sfreddo

Realmente não posso negar que eu como uma simples mortal brasileira adoro ver e saber tudo sobre a realeza inglesa. E hoje sexta-feira é o casamento do príncipe e a plebéia… É simplesmente o final feliz de qualquer livro encantado. Ser famoso, rico, bonito e ainda por cima nobre deve ser muito divertido. Fiquei imaginando quem seria o rei no Brasil… Mas não rei do futebol ou da música. Rei do castelo, com rainha, príncipe, princesa e que não sacaneia os outros, que dá o exemplo de educação e solidariedade… Ih não pode ser político!Mas o que me chamou muito a atenção é a ótima postura da nova princesa. Ela sabe se portar bem e em todas as fotos está impecável. Até porque não adianta estar em um vestido lindo, ao lado do príncipe e…:  toda desleixada, com a cabeça para frente, os ombros curvados e com abdômen protuso. E se você tem tudo para ser princesa, mas sua postura não ajuda, pode melhorar muito. A reeducação postural é a arte de moldar o corpo.Existem várias técnicas para melhorar a sua postura. Depende do caso de cada um. Posso citar o RPG (reeducação postural global), iso stretching, Feldenkrais e Pilates.

O RPG, criado por um francês chamado Philip Souchard, bem famoso aqui no Brasil. Se você for à França e procurar algum fisioterapeuta que trabalhe ou alguém que conheça o RPG não encontrará conhecedores ou praticantes da técnica. Surpreendentemente o RPG não existe lá. Aqui é uma técnica bastante utilizada e precisa do trabalho árduo de um fisioterapeuta moldando e direcionando um paciente de cada vez nas posturas apropriadas para o tratamento. É uma ginástica totalmente individualizada.

O iso stretching, criado por um francês chamado Bernard Redondo, pouco famoso aqui no Brasil, porém bastante conhecido pelos franceses. É realizado um trabalho em grupo de fortalecimento da musculatura profunda e alongamentos de todo o corpo. Através de fotos e avaliações sistemáticas pode-se observar a melhora do paciente.

O Feldenkrais é uma técnica bastante difundida na Europa, principalmente em países como Holanda e Alemanha. Baseia-se em observar e perceber a relação das curvaturas da coluna vertebral e o solo. Acho bem interessante de ser utilizada como forma de relaxante muscular. Deitar de barriga para cima com as pernas semi-flexionadas, elevar somente o bumbum em expirações profundas. Depois que a região lombar estiver melhor posicionada, sempre nas expirações, elevar toda coluna até a região dos ombros e voltar encostando vértebra por vértebra no chão.

O Pilates, criado por Joseph Pilates em 1920 na Alemanha. Ficou conhecido ao mundo depois que o seu criador foi trabalhar com bailarinos e atores da Broadway em Nova York. É a técnica que está mais na moda hoje. Realmente, preciso confessar que depois de dez anos trabalhando com reeducação postural, o pilates me surpreendeu e encantou. Talvez pela descrição mais detalhada e com uma linguagem figurativa de trabalhar os músculos profundos. Também pela respiração intercostal, a concentração conectando mente/corpo. O movimento fluído com controle e precisão ajuda a pensar somente no exercício que está sendo realizado.

Se você não tem uma postura de príncipe ou princesa não desanime… Tem solução, só requer esforço e determinação. E também o auxílio de um bom fisioterapeuta para ajudá-lo a colocar tudo no lugar, logo você se olhará naqueles retratos de família e pensará “estou bem na foto, hem!”.

 Fonte:  Jornal o prgresso.

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles