Fisioterapia & Saúde

Coffito publica novas resoluções

275 2

Coffito publica novas resoluções
Publicado/Atualizado em 28/6/2011 18:05:30

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) acabou de publicar importantes resoluções. A Resolução n° 385 dispõe sobre o uso da ginástica laboral pelo fisioterapeuta. Entre outras providências, o texto diz que o fisioterapeuta, no âmbito da ginástica laboral, atua em programas de promoção da saúde, qualidade de vida, PPRA (Programa de Preven  ção de Riscos Ambientais), orientando na SIPAT (Semanas Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho) e junto às equipes de Segurança do Trabalho. A resolução ainda determina que o fisioterapeuta, no âmbito de seu campo de atuação, realiza a análise biomecânica da atividade produtiva do trabalhador, considerando as diferentes exigências das tarefas nos seus esforços estáticos e dinâmicos; realiza, interpreta e elabora laudos de exames biofotogramétricos, solicita exames complementares que julgar necessário, tudo com o objetivo de elucidar seu diagnóstico e subsidiar sua conduta para a Ginástica Laboral.

Já a Resolução n° 386 de 8 de junho de 2011 trata da utilização do método Pilates pelo fisioterapeuta. O texto determina que para os efeitos éticos e legais da Resolução, o método Pilates sempre que indicado e administrado por profissional fisioterapeuta, estará vinculado ao controle ético e fiscalizatório do Sistema COFFITO/CREFITOs, sendo, portanto, necessário o registro, por parte do profissional fisioterapeuta, do seu consultório ou empresas referidas no Artigo 4° no CREFITO de sua circunscrição. Além disso, a Resolução n° 386 determina que a avaliação dos clientes/pacientes ocorrerá para eleger o melhor recurso do método Pilates e propedêutica apropriada, tais como: tempo, intensidade e freqüência do tratamento individualizado ou em grupo, de forma que garanta a qualidade da assistência fisioterapêutica.

Veja mais:  http://www.coffito.org.br/publicacoes/pub_view.asp?cod=2041&psecao=7

2 Comentários

  • rafael temoteo disse:

    Penso que a nomeclatura correta para tal especialidade (quando desenvolvida por Fisioterapeutas) seria Cinesioterapia Laboral, e não “Ginástica Laboral” por tratar-se de um termo inerente ao Educadores Físicos.

  • Viviane disse:

    Rafael, o termo ginástica não é inerente ao EF como vc pode ver nós fisioterapeutas temos o respaldo do nosso Conselho para usa-lo, além disso hoje não só se fala em Ginática Laboral como em Hidroginástica Terapêutica aplicada obviamente por fisioterapeuta visando o condicionamento físico pós lesão e a prevenção de novas lesões.
    Portanto acho melhor se conformarem…..

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *