Fisioterapia & Saúde

Aprovada data comemorativa sobre fisioterapia e terapia ocupacional

409 1

Aprovadas datas comemorativas sobre clima, aquicultura e fisioterapia

A Câmara aprovou nesta semana a instituição de três datas comemorativas – os dias de conscientização sobre mudanças climáticas (16 de março), da aquicultura (20 de março) e do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional (13 de outubro). As datas estão previstas nos PLs 6377/09 e 5162/09, ambos do Senado; e 5464/09, da deputada Gorete Pereira (PR-CE).

Os projetos foram aprovados pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), em caráter conclusivo. Os PLs 6377/09 e 5162/09 seguirão para sanção presidencial, enquanto o PL 5464/09 será encaminhado para o Senado, a não ser que haja recurso para a sua votação pelo Plenário da Câmara. Os três projetos já haviam sido aprovados pela Comissão de Educação e Cultura.

Fisioterapia

O projeto que institui o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional recebeu parecer favorável do relator, deputado Dr. Grilo (PSL-MG). A data escolhida se refere ao dia 13 de outubro de 1969, quando foi editado o Decreto-Lei 938, que regulamentou a fisioterapia e a terapia ocupacional como profissões da área da saúde.

Dep. Gorete Pereira

“A regulamentação foi um marco histórico para os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais brasileiros, pois assegurou a eles a prerrogativa de exercer suas atividades como profissionais de nível superior e limitou as atividades ao fisioterapeuta e ao terapeuta ocupacional”, disse Gorete Pereira.

 

1 comentário

  • Junior disse:

    Não Julgo menos importante a data do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional, sei de sua imensa importância para sociedade, da qual vem a contribuir sempre desde sua existência. Sugiro que a Deputada Federal Dra. Gorete Pereira, deveria rever outras propostas para melhora da classe profissional. A mesma esta no seu segundo mandato consecutivo, no decorre deste tempo vamos ver o que a mesma poderá propiciar durante o seu mandato. Estamos de OLHO…

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *