Fisioterapia & Saúde

Escândalo na Fisioterapia é Denunciado no Jornal Nacional

871 7

Essa semana denunciamos em nosso blog uma fisioterapeuta de São Paulo vendendo seus serviços em sites de venda coletivas, já tínhamos feito a alguns meses a mesma denuncia só que em Recife, agora é hora de parabenizar ao CREFITO 1 por ter tomado medidas contra essas ações impróprias ao profissional de saúde, o COFFITO também publicou a proibição em diário oficial poucas semanas depois e hoje o Presidente do CREFITO 3 São Paulo, foi ao jornal nacional e com sua coragem de sempre fez mais que uma denuncia, mostrou ao Brasil o quanto é importante falar, denunciar e principalmente comunicar a sociedade qual o papel do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional em nossa sociedade. Não temos a menor idéia se nossas denuncias estão sendo ouvidas por nossos representantes. O que nos importa são as providências tomadas de formas rápidas e eficientes, parabéns COFFITO, CREFITO 1 e 3 e ao Dr. Gil Lúcio  pelo espaço alcançado em rede nacional e nós continuaremos denunciando aqueles que sujam o nome de nossa profissão. Nossos agradecimentos ao grupo O POVO, por esse espaço e abertura nos meios de comunicação.

Vejam Vídeo: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/08/conselho-proibe-venda-de-pacotes-de-servicos-esteticos-pela-internet.html

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional proibiu a venda, na internet, de pacotes de serviços estéticos, como drenagem linfática e ultrassom.

As promessas de acabar ou reduzir muito gordurinhas, celulite e estrias já são uma tentação. Com preços baixos, são mais atraentes ainda. Pode ficar difícil resistir a ofertas quase milagrosas de pacotes vendidos em um clique do computador. Mas o que parece muito bom pode ser um perigo.

Drenagens, massagens e tratamentos feitos sem avaliação prévia e por pessoas sem habilitação podem até matar, segundo o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, que decidiu proibir o que considera abuso na venda pela internet.

O alvo são os sites de compras coletivas que podem induzir à contratação dos serviços por impulso em clínicas que não tomam os cuidados necessários. Até o tratamento que parece mais inofensivo pode ter contraindicações.

“A drenagem pode soltar um trombo, um acidente vascular isquêmico, dentre outros riscos à saúde da população”, diz a fisioterapeuta Andrea Fuchs Botsaris.

“Dentro do pilates, por exemplo, há um movimento contraindicado em uma lesão, como uma hérnia de disco”, ressalta a fisioterapeuta Aparecida Pellicciotti. “Se o paciente precisar de um marcapasso e o profissional for aplicar o equipamento de corrente russa, por exemplo, ele pode matá-lo.”

A venda indiscriminada de pacotes de tratamentos poderá render punição, como a suspensão do registro no Conselho Regional de Fisioterapia (Crefito), mas só aos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Evitar clínicas irregulares e profissionais sem habilitação vai depender da pesquisa e do cuidado de quem contrata.

“Estamos notificando a todos. Em não ocorrendo a observação dessa decisão, nós chamamos esses profissionais, abrimos um processo administrativo ético que pode culminar inclusive na perda do exercício da profissão”, reforça Gil Lucio de Almeida, presidente do Crefito.

A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico declarou que considera dever das empresas de compras e dos profissionais que nelas trabalham zelar pela legalidade de seus produtos e serviços.

7 Comentários

  • Viviane disse:

    Parabéns do Dr. Gil Lúcio pela coragem de lutar pelo o que dever ser modificado. Os outros presidentes de CREFITOS dveriam se inspirar!!!
    Isso é atitude!

  • jacira costa disse:

    atitude corretiscima para os que denunciaram,

  • Bruno Norberto Felinto Nogueira disse:

    Parabenizo a ação dos CREFITOS em parte.

    A parte que merece congratulações é proteger o público que não conhece os perigos de uma intervenção errada.
    A parte que não merece tem relação com o fato de que no rotineiramente inúmeras clínicas e studios de pilates em todos pais realizam “tratamento” sem o mínimo cuidado. São pacientes eternamente submetidos a eletroterapia, termoterapia etc, indiscriminadamente. São “entrevistas” superficiais e coletivas de 5 minutos antes das sessões de pilates. Onde estão os CREFITOS nesta hora?? Ao fiscalizar as clínicas, quantos prontuários sõ analisados??? Ao conceder registro, como é avaliado o conhecimento deste profissional??

    Agora o escandalo da vez é a novela colocar um “tecnico de fisioterapia”. Quando vamos acordar que a culpa de não termos nossa profissão devidamente reconhecida é nossa. Nossa que permitimos estágio irregular. Nos que nos submetos a baixa remuneração dos planos de saúde. Nós que deixamos alunos de fisioterapia se formarem sem domínio do conteúdo e das técnicas.

    Se acham que estou exagerando, leiam o que a opinião pública pensa da nossa atuação nos comentários neste site: http://televisao.uol.com.br/novelas/morde-e-assopra/2011/09/01/fisioterapeutas-promovem-boicote-contra-a-novela-morde–assopra.jhtm

    “Anthon45
    29 minutos atrás
    vc tem razao no que disse, se bem que a maioria do fisioterapeutas so tem o diploma, pq na realidade nao sabem fazer nada, ja fui em varios e eles so enrolam e ficam passeando de um lado ao outro, usando aprelhinhos que nao tem nada a ver com a profissao, as vezes nao sei nem pq existe essa profissao se nao ajudam ninguem.”

    “Temos de nos tornar a mudança que queremos ver no mundo.” Mahatma Gandhi

  • Ewertom disse:

    1. Parabéns ao amigo Jorge e ao blog pela denuncia inicial.

    2. Parabéns ao Colegiado do CREFITO 1 por acatar nossa denúnia de imediato e de logo em seguida publicar a Resolução n. 2, de 19 DE JUNHO DE 2011

    3. Ao COFFITO por tornar a resolução n. 2 do CREFITO 1 em uma Resolução Federal – Nº 391, de 18 de agosto de 2011.

    Fraterno abraço, Ewertom.

  • Luciene Mello disse:

    Fui vítima de uma profissional de fisioterapia, passei minha lua de mel em Brotas SP no meado de dezembro, fiquei hospedada numa pousada chamada Miragua Refúgios, no segundo dia recebi uma massagem relaxante de cortesia do Pacote de Lua de Mel. Mesmo ciente da minha gestação de 8 semanas, a tal fisioterapeuta fez uma massagem de 40 minutos em todo o meu corpo, principalmente na barriga e nos pés, tanto de costas quanto de frente, confiei na tal profissional e após retornar ao quarto percebi um sangramento, tive descolamento de placenta. Entrei em contato com a tal profissional de fisioterapia para esclarecer o ocorrido e a mesma disse que não fez nada. O hotel foi a favor da prestadora de serviços e nos colocou para fora da Pousada. Registrei uma ocorrência na delegacia, na secretaria de turismo e protocolei uma reclamação na Prefeitura, mas até o momento não obtive resposta alguma, fiz uma pesquisa sobre o CREFITO da tal fisioterapeuta e descobri que ela não tem autorização para exercer a função. Estou indignada com o descaso, tanto do hotel quanto das autoridades locais, estou movendo uma ação na justiça.

  • Bacana demais esse artigo, estava pesquisando saúde e bem
    estar na internet e acabei achando essse site… Muito Legal!!!

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *