Essa semana denunciamos em nosso blog uma fisioterapeuta de São Paulo vendendo seus serviços em sites de venda coletivas, já tínhamos feito a alguns meses a mesma denuncia só que em Recife, agora é hora de parabenizar ao CREFITO 1 por ter tomado medidas contra essas ações impróprias ao profissional de saúde, o COFFITO também publicou a proibição em diário oficial poucas semanas depois e hoje o Presidente do CREFITO 3 São Paulo, foi ao jornal nacional e com sua coragem de sempre fez mais que uma denuncia, mostrou ao Brasil o quanto é importante falar, denunciar e principalmente comunicar a sociedade qual o papel do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional em nossa sociedade. Não temos a menor idéia se nossas denuncias estão sendo ouvidas por nossos representantes. O que nos importa são as providências tomadas de formas rápidas e eficientes, parabéns COFFITO, CREFITO 1 e 3 e ao Dr. Gil Lúcio  pelo espaço alcançado em rede nacional e nós continuaremos denunciando aqueles que sujam o nome de nossa profissão. Nossos agradecimentos ao grupo O POVO, por esse espaço e abertura nos meios de comunicação.

Vejam Vídeo: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/08/conselho-proibe-venda-de-pacotes-de-servicos-esteticos-pela-internet.html

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional proibiu a venda, na internet, de pacotes de serviços estéticos, como drenagem linfática e ultrassom.

As promessas de acabar ou reduzir muito gordurinhas, celulite e estrias já são uma tentação. Com preços baixos, são mais atraentes ainda. Pode ficar difícil resistir a ofertas quase milagrosas de pacotes vendidos em um clique do computador. Mas o que parece muito bom pode ser um perigo.

Drenagens, massagens e tratamentos feitos sem avaliação prévia e por pessoas sem habilitação podem até matar, segundo o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, que decidiu proibir o que considera abuso na venda pela internet.

O alvo são os sites de compras coletivas que podem induzir à contratação dos serviços por impulso em clínicas que não tomam os cuidados necessários. Até o tratamento que parece mais inofensivo pode ter contraindicações.

“A drenagem pode soltar um trombo, um acidente vascular isquêmico, dentre outros riscos à saúde da população”, diz a fisioterapeuta Andrea Fuchs Botsaris.

“Dentro do pilates, por exemplo, há um movimento contraindicado em uma lesão, como uma hérnia de disco”, ressalta a fisioterapeuta Aparecida Pellicciotti. “Se o paciente precisar de um marcapasso e o profissional for aplicar o equipamento de corrente russa, por exemplo, ele pode matá-lo.”

A venda indiscriminada de pacotes de tratamentos poderá render punição, como a suspensão do registro no Conselho Regional de Fisioterapia (Crefito), mas só aos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Evitar clínicas irregulares e profissionais sem habilitação vai depender da pesquisa e do cuidado de quem contrata.

“Estamos notificando a todos. Em não ocorrendo a observação dessa decisão, nós chamamos esses profissionais, abrimos um processo administrativo ético que pode culminar inclusive na perda do exercício da profissão”, reforça Gil Lucio de Almeida, presidente do Crefito.

A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico declarou que considera dever das empresas de compras e dos profissionais que nelas trabalham zelar pela legalidade de seus produtos e serviços.

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles