Portaria foi publicada no ‘Diário Oficial da União’ desta quinta-feira (1º).
Cursos são oferecidos por 153 instituições de 26 Estados do Brasil.
O Ministério da Educação cancelou 2.794 vagas em 153 cursos superiores de biomedicina, fisioterapia e nutrição por causa de desempenho ruim em avaliações do MEC. Esses cursos terão a oferta de vagas reduzidas nos seus processos seletivos. O despacho da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior foi publicado no “Diário Oficial da União” desta quinta-feira (1º).
O corte de vagas faz parte das medidas cautelares tomadas contra as instituições em decorrência do desempenho insatisfatório no Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2010. Entre as penalidades está a perda de autonomia das instituições de ensino superior, mas apenas em relação aos três cursos.
Além dos cortes, os cursos serão supervisionados e terão suspensos os prazos os processos de regulação em trâmite no MEC. As penalizações vigoram até que o ministério avalie o relatório final da supervisão.
Fisioterapia sofreu a maior baixa, com 772 vagas reduzidas. Os cursos de biomedicina tiveram 811 vagas cortadas, e os de nutrição, 772 vagas.
Ao todo, 26 estados tiveram instituições incluídas na lista do MEC. Minas Gerais, com 28 instituições, Rio de Janeiro (20) e São Paulo (17) foram os estados mais representados.
Algumas das instituições foram incluídas na lista de universidades, centros universitários e faculdades penalizadas, mas não tiveram redução no número de oferta de vagas porque já ofereciam apenas 40 vagas. Segundo o MEC, esse é o número mínimo para garantir a continuidade do curso.
Segundo o MEC, o CPC é calculado a partir das notas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e outros fatores, como infraestrutura e corpo docente.
O MEC pretende suspender 50 mil vagas (veja vídeo ao lado) em cursos superiores nas áreas de saúde, administração e ciências contábeis que tiveram notas abaixo de 3 no Índice Geral de Cursos (IGC), que usa o Enade como um dos indicadores.
A medida faz parte do processo de supervisão dos cursos de educação superior iniciado pelo MEC em 2007. Desde aquele ano, o ministério reduziu pelo menos 34 mil vagas em direito e 1.114 em medicina, além de fechar quatro cursos de direito por conta de resultados insuficientes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).
Este é o resultado final de processos administrativos de supervisão instaurados pelo MEC que duram, em média, um ano. Neste período, a instituição de ensino pode corrigir e se manifestar sobre os problemas apontados.
4 mil vagas a menos em farmácia, enfermagem e odontologia
Na terça-feira (29), o MEC publicou despacho cancelando 3.986 vagas em 148 cursos superiores de odontologia, enfermagem e farmácia de instituições de 24 estados brasileiros. Mais da metade das vagas cortadas pelo anúncio é dos cursos de enfermagem. A redução na oferta foi de 2.572. O MEC cortou 307 vagas em odontologia e 1.107 em farmácia. Os cursos afetados pelas três portarias publicadas correspondem a cerca de um terço do total de cursos com índice 1 e 2 no CPC aplicado em 2010. O índice varia de 1 a 5, sendo que qualquer resultado abaixo de três é considerado insatisfatório e passível de medida cautelar.
Medicina perdeu 514 vagas
No último dia 18, o MEC anunciou a suspensão de 514 vagas oferecidas em 16 cursos de bacharelado em medicina que tiveram resultados insuficientes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Os cursos são oferecidos por nove instituições de ensino de Minas Gerais, duas de Rondônia, e uma dos estados do Maranhão, Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins (veja a lista no ‘Diário Oficial’).
As instituições têm 30 dias para informar ao ministério as providências que serão tomadas para melhorar a qualidade dos cursos. A redução no número de vagas de ingresso passa a valer para o próximo processo seletivo de cada instituição. Elas terão um ano para melhorar a qualidadea. Se as exigências do MEC não forem atendidas, elas correm o risco de ter o curso cancelado.
Fonte: G1
Eis que surge o primeiro passo – mesmo que curto ainda – em direção a tão necessária e ansiosamente esperada reformulação da Fisioterapia. É demasiadamente notório que a base dos grandes problemas que assolam a profissão é a educação. São problemas de ordem principalmente acadêmica que vão desde a pouco rigorosa seleção dos candidatos a ingressar no curso até a menos rigorosa ainda avaliação de suficiência a qual os alunos são submetidos durante a graduação. Isso sem citar problemas estruturais como bibliotecas com acervo insuficiente e inadequado, laboratórios de histologia que não dispõem de microscópios, e até mesmo, ausência de laboratórios em alguns casos. O fato é que em muitas instituições ensino, se formar em Fisioterapia demanda pouquíssimo esforço intelectual, o que é extremamente contraditório quando levamos em consideração o grau de complexidade da profissão. Não bato palmas para a ação do MEC, pois esta não passa de uma medida paliativa para problemas por ele mesmo causados. É triste ver como o processo de autorização de abertura de cursos de saúde hoje no Brasil é pouco criterioso. Volto a repetir: algo no mínimo controverso diante da importância e complexidade dos campos de ação destas profissões. É preciso também que o MEC passe a atentar para outros aspectos que não somente os de qualidade dos cursos, como por exemplo, as demandas locais e a conseqüente capacidade de absorção do mercado para as diferentes categorias profissionais. O estado do Ceará conta atualmente com 10 cursos de graduação em Fisioterapia, onde 7 deles estão localizados apenas na capital, restando somente 3 (isso mesmo, apenas 3 dos 10) para atender os demais 183 municípios do estado com seus cerca de 6 de habitantes. Tendo como base estes dados, me pergunto quase que diariamente qual a lógica de distribuição territorial de vagas utilizada pelo MEC? Ao que parece, a da distribuição 100% randomizada… Mas em fim, os problemas são muitos e os caracteres disponíveis para aqui discutir-los são poucos. A nós, resta torcer para que esta seja apenas uma medida de outras que virão para moralizar o ensino na Fisioterapia.
Um grande passo! Que seja apenas o primeiro de muitos!
Fraterno abraço.
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