Por : Jorge Brandão.

Nossa primeira pergunta, vem de um  ex aluno de faculdade. “Professor fui convidado a trabalhar em uma clínica de fisioterapia, o dono da clínica disse:  “estou te oferecendo uma grande oportunidade, você sabe, convênios pagam muito pouco e ai temos que nos rebolar para atendermos do jeito que podemos, você precisa ser conhecido. Em nossa estratégia, não temos hora marcada e tudo o que podemos  fazer é aceitarmos o sistema, você sabe?  Dê o melhor de você.”  O que o Sr. acha dessa situação? Estou só começando minha vida profissional.  Devo aceitar essa proposta?

Claro que não, lembro bem meus primeiros anos de formado, você sabe qual a primeira frase de incentivo?  “Consultórios iguais ao seu, vi muitos, também vi a mesma quantidade fecharem as portas.”

Posso te dizer: Isso apenas me serviu de motivação, posso te garantir, se cheguei a algum lugar superior ao que imaginávamos, não fico surpreendido, foi assim mesmo, respeitando opiniões, enfrentando dificuldades, mas posso garantir, nunca busquei a sobrevivência e sim a realização. Se sua pergunta fosse: Você é realizado? Diria-te, não.  Quero muito mais ainda, mesmo aos 41 anos de idade e 17 anos de  formado em fisioterapia, me sinto  um aluno, dos mais rebeldes, dos que buscam com todo seu perfeccionismo, muito mais que um lugar ao sol, mas sim resultados concretos, não tenho menor presunção e ao mesmo tempo muita flexibilidade e humildade de aprender.

Desejo todos os dias em que me dedico quase doze horas, nessa profissão, nessa jornada árdua e compensadora,  as minhas mais intrínsecas energias, sou feliz assim, se me perguntares por compensações. Posso te responder, vale muito, sou feliz e acredito no raciocínio cientifico como resposta para o sucesso na carreira profissional do fisioterapeuta. Não só acredito, mas muito respeito, o atendimento individual, a  quem nos procura em nosso serviço e dessa forma, respeito no meu dia a dia, muito mais do que o suor do meu trabalho, respeito o suor de todos os que fazem a fisioterapia uma ciência do hoje e do sempre.  Convido-te a fazer parte desse time, diga não ou serás apenas mais um dos medíocres que se deixam escravizar por um processo falido, do empreguismo a favor da exploração. Os tempos são outros,  Fisioterapeutas não se deixem escravizar.

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles