Fisioterapia & Saúde

Três Cadeiras para Fisioterapia em Fortaleza.

667 5

O Ceará é pioneiro em algo politicamente interessante no Brasil, somos o único estado em que temos fisioterapeutas deputadas, Betherose deputada estadual e Gorete Pereira deputada federal, mas a péssima notícia, não foram os fisioterapeutas responsáveis por essa ação que certamente seria uma grande estratégia para o crescimento da profissão, mesmo não assistindo nenhuma atitude de nossa deputada estadual em beneficio da fisioterapia e ao mesmo tempo contemplados  por nossa deputada federal Gorete Pereira,  medidas contra o ato médico e redução de impostos para as clínicas de fisioterapia.

Veja algo interessante, Deputada Gorete quando tinha em mãos a ABCR, instituição histórica em relação à reabilitação no Ceará, recebeu das urnas setenta e cinco mil votos, na penúltima eleição ao congresso nacional, após fechamento da ABCR, com severas críticas e muita rejeição dos colegas da área, recebeu noventa e oito mil votos, esse crescimento pode ser um fator de mensuração, para entendermos que nossa profissão não apita em nada quando se trata de política.

Nas eleições passadas a câmara de vereadores, tínhamos uma candidata fisioterapeuta,  Cristhina Brasil, recebeu ótima votação, mas não se elegeu, mesmo assim, balançou a rede  e dois vereadores que recebiam bastante votos da fisioterapia, quase ficaram de fora, isso pode ser uma demonstração que fisioterapeuta vota em fisioterapeuta, mas não é o suficiente, precisa regaçar  as mangas,  ir para o campo de trabalho e isso não foram mesmo. Dessa vez são três fisioterapeutas almejando cadeiras na câmara de vereadores, duas são esposas de atuais vereadores, Ruthmar Xavier que já foi presidente do CREFITO 6 por duas gestões, Regina Claudia Gomes, professora universitária e novamente nessa luta Cristhina  Brasil, que dedica seus dias em defesa da profissão em todo o Brasil.

Muitas vezes me acho  privilegiado em minha profissão, sou amigo das duas deputadas e das três candidatas, ou seja, cercado por pessoas humanas incríveis, sei da necessidade dessas mulheres mandado bem, é que por ironia do destino ou do estado, o Ceará perde a cada instante, espaços para oferecer reabilitação, dessa forma, a sociedade menos favorecida financeiramente, não tem nenhum tratamento. Outro ponto que já vai tarde demais é a inserção do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional na saúde primária, nos setores de promoção e prevenção de saúde. Por isso não tenho dúvidas  do quanto é importante lutarmos por  essas cadeiras na câmara de vereadores, ao mesmo tempo, não consigo ser corporativista ao ponto de achar que nossos candidatos tenham que defender qualquer que seja a profissão, precisamos sim de uma sociedade melhor, de uma Fortaleza por natureza já tão grandiosa, possa ser habitada de forma justa e socialmente desenvolvida.

5 Comentários

  • Ótono Filho disse:

    Meu voto vai para Dra. Cristina Brasil, indiferente dela ser fisioterapeuta ou nao, e sim pela pessoa humana que ela é. Por uma renovação na politica. Ps: nao sou cabo eleitoral de ninguem

  • Ilidio Santos disse:

    Gosto deste blog.

  • Extremamente importante nossa participação política, afinal, sem representatividade não há categoria que alcance a verdadeira autonomia. Parabéns Jorge pela postagem! Fica até difícil ficarmos imparciais e nos isentarmos ante as candidaturas, para mim então, que vivo os momentos políticos com muita intensidade é impossível. Muitos sabem que ao longo de minha história sempre fui militante ferrenho por determinado partido, quero dizer que continuo! Entretanto, decepcionado com as desordens e o caos político-partidário instaurado em nosso país, começo a creditar mais valor nas pessoas do que em suas bandeiras, por isso, que abdicando um pouco do aspecto ideológico, quero ratificar que desejo sorte as outras candidatas, porém nesse pleito, sou mais Brasil!!! Por isso voto e peço voto para minha amiga Cristhina, afinal tem uma formação dedicada não só a fisioterapia, mas a saúde pública desse país! Cristhina tem perfil, história, compromisso e currículo para nos representar. conheçam sua proposta, acessem seu blog: http://cristhinabrasil70654.blogspot.com. Sejamos mais um nessa empreitada!!!

  • Dr. João Paulo disse:

    Meu voto será certamente da Dra. Ana Cristhina Brasil ( E olhe que tenho candidato na familia), a única das candidatas que concerteza irá lutar pelos interesses da classe.

  • Maria izabel rodrigues alves disse:

    SOU MARIA IZABEL , moro no rio de janeiro, CAI DO SEGUNDO ANDAR DO MEU PRÉDIO E NA RESSONANCIA MOSTROU UM CISTO ARCNOIDE TORÁCICO FIS UMA CIRURGIA CHEGUEI A ANDAR POR POUCO MAS POR TER CAIDO NO HALL DE ENTRADA DO PRÉDIO SENTI UMA DOR INCONTROLÁVEL E PAREI DE ANDAR, FUI FAZER A REABILITAÇÃO NA ABBR E NADA ADIANTOU TIVE ALTA A 2 SEMANAS CONTINUO SEM ANDAR E APRESENTO UMA LESÃO RAQUI MEDULAR. NA ABBR SAI COM O LADO DE PARAPLEGIA ESPASTICA SEQUELA DE TRAUMATISMO MEDULAR POR QUEDA E COMPRESSÃO MEDULAR CRÔNICA .SUBMETIDA A LACTOMIA EM D4 D5 CID82.1.NA RESSONANCIA QUE FIS EM FEVEREIRO ESTÁ NO RELATO´RIO ,ALTERAÇÃO MORFOESTRUTURAL E NA INTENSIDADE DE SINAL DOS PLANOS MUSCULO ADIPOSO POSTERIORES DA REGIÃO DORSAL SUPERIOR RELACIONADOS AO PROCEDIMENTO PRÉVIO,ALTERAÇÕES DEGENERATIVAS NOS PLATÔS VERTEBRAIS APOSTO DE D6 -D7 ,REDUÇÃO NA ALTURA E NA INTENSIDADE DE SINAL EM T2 DO DISCO INVERTEBRAL DE D6 -D7 CORRESPONDENDO A DISCOPATIA DEGENERATIVA,PROTUSÕES DISCAIS POSTERIORES EM D5-D6 A D7-D8 MAIS EVIDENTE EM D6-D7 ,PROMOVENDO IDENTAÇÃO SOBRE A FACE VENTRAL DO SACO DURAL,LEVE ABAULAMENTO DA MEDULA DORSAL AO NÍVEL D4-D5 COM PEQUENOS FOCOS DE HIPERSINAL DE PERMEIO.
    RECENTEMENTE FIZ OUTRA RESSONÂNCIA DIA 22/10/2012 CONSTA DISCRETA REDUÇÃO DA ALTURA DE ALGUNS DISCOS INTERSOMÁTICOS DORSAIS MEDIOS ,OBSERVAMOS ÁREA FOCAL DE DISCRETA DISTORÇÃO DO CONTORNO POSTERIOR MEDULAR DORSAL NO PLANO D4, DE ASPECTOCIRCUNSCRITO ,COM SINAL PRESERVADO E SEM REALCE APÓS A INJEÇÃO DE CONTRASTE .O RESTANTE DA MEDULA SE APRESENTA DE CALIBRE E SINAL PRESERVADOS ,FORAMES NEURAIS AMPLOS.DISCRETA REDUÇÃO DA ALTURA DE ALGUNS DISCOS INTERSOMATICOS DORSAIS MÉDIOS.SEGUE ALGUMAS INFORMAÇÕES DESTE CISTO E PELO QUE MEU ME´DICO FALOU TEM INDÍCIO DE OUTROS CISTOS,GOSTARIA QUE ALGUÉM ME AJUDASSE SE INTERESSASSE E ME ESCLARECESSE SE POSSÍVEL O QUE VAI ACONTECER COMIGO ALÉM DE APRESENTAR PARAPLEGIA CRÔNICA? ME AJUDEM ESTOU PRECISANDO.TIVE 4 DERRAMES PLEURAI ,4PNEUMONIAS ,1INFEÇÃO PULMONAR A UM MES E 3MESES ,SINTO DORES HORRÍVEIS A CADEIRA QUE USO É ADV ,POSTUALMENTE MELHOREI MUITO ,MAS AGORA POR SER PESADA Ñ CONSIGO SUBIR RAMPA ,NEM IMPINAR A CADEIRA QUANDO NECESSÁRIA.Ñ SINTO AS PERNAS,TENHO INCONTINENCIA URINARIA E ME FOI COGITADA UMA CADEIRA M3 MONOBLOCO POR SER MAIS LEVE E Ñ ME CANSAR MUITO,MAS NO MOMENTO Ñ TENHO CONDIÇÕES DE COMPRAR UMA,Ñ SEI O QUE FAZER ,VIVO PEDINDO A TODOS UMA AJUDA E ND.

    DESDE JÁ AGRADEÇO ,MARIA IZABEL
    TEL.24059390
    SE FOR O CASO PODEREI ENVIAR ALGUNS LAUDOS.

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *