Fisioterapia & Saúde

Saiba como funciona uma equipe multidisciplinar

526 1

Por David Homsi | Site: www.davidhomsi.com.br

Quando falamos em equipe multidisciplinar para um atleta isso não se refere apenas ao atleta profissional, muito pelo contrário. Atletas amadores também precisam deste acompanhamento. Mas quais profissionais fazem parte da equipe multidisciplinar?

1. Professor educação física

 2. Médico do esporte

3. Fisioterapeuta

 4. Nutricionista

5. Psicólogo

6. Massagista

7. Família

Você deve estar questionando o porquê de família, simples, pelo fato que o apoio da esposa, mãe, pai e filhos é essencial para o desempenho do atleta. Muitas vezes o atleta deixa de participar do convívio familiar para se dedicar ao esporte. São horas de treinos diários e isso para um único dia de competição, como por exemplo o Ironman. E para que serve a equipe multidisciplinar? Vamos enumerar algumas das funções de cada profissional: Professor educação física– Responsável por elaborar treinamento e evolução dos treinos; Médico do esporte– Realiza avaliações periódicas de como está sua saúde para a prática esportiva; Fisioterapeuta– Trabalha a prevenção de danos decorrentes das atividades esportivas e reabilita o atleta em caso de lesão; Nutricionista– Responsável por definir a alimentação mais adequada para a pessoa; Psicólogo– É um apoio para o dia-a-dia do atleta, para extravasar as questões de vida pessoal, profissional e deixar o atleta conhecendo melhor a si mesmo; Massagista– Realiza a soltura, o relaxamento muscular do competidor; Família– É o braço direito do atleta, responsável por prover apoio total. Quando recebo um atleta em meu consultório, a primeira coisa que ele me pergunta é “quando vou poder voltar a treinar?”. Chego a acompanhar casos de atletas em que o rendimento caiu após o retorno pois eles não tiveram o acompanhamento necessário durante esta parada temporária de prática esportiva. É comum o ganho de peso, o temor psicológico de como irá voltar (se melhor ou pior) ou até mesmo a indecisão sobre continuar a treinar. Claro que a ideia principal de todo e qualquer treinador e/ou profissional da saúde é a “prevenção”. Aprendi com o treinador San Palma, treinador da triatleta Carla Moreno, a seguinte fórmula: treino inteligente + descanso = melhor rendimento. Lembre se: seu médico de confiança, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo trabalham a “prevenção de lesões” não apenas o tratamento. Como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar!

1 comentário

  • Igor disse:

    A palavra a qual foi usada para definir umas das funções do fisioterapeuta a qual seria reabilitar não está fora de uso e hoje fala- se em recuperar? Teria colocações diferente par ais palavras uma vez que atualmente tudo anda e se transforma com uma velocidade impressionante!!

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *