Treinamento avançado do controle motor para dor lombar e pélvica foi tema central, que trouxe a Fortaleza Paul Hodges, professor titular da Universidade de Queensland e diretor do Centro de Pesquisa em Excelência de Dor vertebral, Lesão e Saúde. É doutor em Fisioterapia e Neurociência e seu trabalho utiliza métodos neurofisiologia e biomecânica para compreensão do controle do movimento e estabilidade e como essa mudança ocorre em indivíduos com dor. Sua linha de pesquisa principal inclui investigação da relação entre dor e controle motor, a coordenação das múltiplas funções dos músculos do tronco, o efeito do exercício no tratamento das dores musculoesqueléticas. Publicou mais de 200 artigos e leciona em todo o mundo como podemos aplicar na clínica seus resultados.

Resolutividade, assim define Paul Hodges quando se quer alcançar êxito na recuperação das disfunções da coluna vertebral. É constatado através de evidencias o quanto é possível e necessário modificações do controle motor e da postura, para diminuição da dor, incapacidade e recorrência, desde que a abordagem seja feita individualmente e com precisão. Foi destacado a importância da avaliação na identificação do déficit motor, das condições posturais, respiratórias e biomecânica do assoalho pélvico que possam interferir diretamente na recuperação das disfunções da coluna lombar. A estratégia para resolutividade também consiste nas atitudes e crenças do individuo, seu equilíbrio e capacidade sensorial, bem como promover biofeedback, oferecendo condições para que o mesmo tenha ciência e consciência aonde está seu limite.

Pilates, atividades com roldanas, associar com trabalho de academia, melhorar condicionamento respiratório, foram citadas, por ser constatado em evidências científicas a eficiência dos exercícios ativos. Paul Hodges deixou claro que protocolos para dor lombar realizados em grupos não são eficientes, a velha regra: “Cada caso é um caso”, prevalece, dessa forma trabalhar individualmente respeitando as condições de cada um é o caminho do sucesso na recuperação das disfunções da coluna vertebral.

Fisioterapeutas de vários estados brasileiros estiveram reunidos por 16 horas, além de um momento de grande valor intelectual, reencontros e novos relacionamentos foram agregados a esse evento.

Paul Hodges em Fortalezacurso 1 curso2 curso 3 curso 5

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles