Para aproximar os quadrinhos da literatura, o artista visual cearense Oráculo, se inspirou nas tragédias gregas durante o processo de criação da webcomic “O Mito da Dor”. “Sempre quis acreditar que o homem se torna herói”, diz. “Antes de qualquer um, ele deve salvar a si próprio”.

Divulgação

Divulgação

A narrativa dividida em cinco atos nasceu de experiências pessoais do quadrinista. “Percebi que você só sobrevive se vencer a dor”, comenta.

Tragédias gregas como “Prometeu Acorrentado”, peça representativa do significado humano e criação da cultura, é uma referência direta.

“A Maçã do Escuro” e “A Paixão segundo G.H.”, ambos de Clarice Lispector, também influenciaram a narrativa instrospectiva de Oráculo. “Eu queria transpor essa essência da Clarice para as HQs”.

As webcomics são, basicamente, histórias em quadrinhos feitas para a internet. O meio é oportunidade que muitos quadrinistas que estão começando, e não podem bancar material físico, encontraram para levar seu trabalho ao público.

Leia a webcomic completa no blog Harmonia em Amarelo.

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles