Ana Karla Dubiela encerra trilogia sobre o cronista Rubem Braga em novo livro (Foto: Nely Rosa)

A jornalista cearense Ana Karla Dubiela prepara o lançamento de seu próximo livro, As Cidades de Rubem Braga e W. Benjamin, na Bienal Internacional do Livro do Ceará, em abril próximo. Antes disso, ela abre a pré-venda da publicação, neste domingo, 5, na Galeria Mestre Rosa. Evento terá ainda exposição de outros cinco títulos seus e tarde de autógrafos.

Com projeto gráfico de Gil Dicelli, editor-executivo do Núcleo de Imagem do O POVO, o lançamento surge depois de uma pesquisa de 10 anos sobre a crônica de Rubem Braga, adaptando a tese de doutorado em Literatura Comparada, que Dubiela fez na Universidade Federal Fluminense (UFF).

O subtítulo é sugestivo: flanando entre Rio Cachoeiro e Paris. As Cidades costura um encontro fictício de Braga com o poeta francês Charles Baudelaire e o filósofo e crítico literário alemão Walter Benjamin.

Dubiela conta que a obra representa a “leitura desde a infância”. Ela lembra dos clássicos da coleção Para Gostar de Ler, que introduziu cronistas e poetas. “Me apaixonei (pela obra de Braga) naquela época, muito antes dele ser considerado o mestre da crônica no Brasil”, rememora. “Quando já era jornalista, retomei Rubem Braga, como objeto de pesquisa, numa conversa de praia”.

O livro é o último de uma trilogia sobre o escritor capixaba. A traição das elegantes pelos pobres homens ricos – uma leitura da crítica social em Rubem Braga foi lançado em 2007, há 10 anos. Em 2010 veio Um coração postiço, a formação da crônica de Rubem Braga. O jornalista, poeta e escritor modernista morreu em 1990, aos 77 anos. Ele sofria de câncer na laringe.

As Cidades é, também, um guia para quem quer começar a ler o autor. Ao final da publicação, Dubiela reúne resumos de cada obra dele, além de um roteiro para pesquisadores do tema.

Serviço

Pré-venda do livro As cidades de Rubem Braga e W. Benjamin
Galeria Mestre Rosa (rua Ana Gonçalves, 342 – São João do Tauape)
Domingo, 5 de março, às 17 horas
Valor na pré-venda: R$ 40

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles